Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 1: Objetivos >Explorar de que forma é retratada a migração nos media >Aprender a reconhecer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
ARRISQUE-SE! SEU FUTURO DEPENDE DE VOCÊ....
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Do sonho Aos Ares.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
O Corpo Humano Os Ossos e os Músculos Rita Lemos.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Há erros irreparáveis …
Como fazer um trabalho em POWERPOINT
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
Uma aula de introdução à História
Como elaborar um trabalho de pesquisa
“ “Europa para Todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Avaliação de Desempenho
Jornal do Ônibus A melhor notícia está aqui
Estas fotos artísticas revelan uma grande imaginacão.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Conheço-te!.
Como nos vêem Como queremos ser vistos…
Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 1: Objetivos
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Quarta-feira de cinzas
Exercício de exploração de imagens Literacia Visual
Objectivos Principais SSSSensibilizar-te para o estudo AAAAjudar-te a estudar AAAAjudar-te a melhorar o teu aproveitamento escolar AAAAjudar-te.
O QUE É TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA?
Refletindo sobre o Trabalho de Corredor
Direitos e Deveres Cidadania.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
TUDO É TEU De todo lugar perdidos virão Em uma só voz livres vamos cantar Levaste a cruz Morreste e vivo estás Meu Deus, meu tudo sempre te darei.
3º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 1: Objetivos
AUTOESTIMA É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem de si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.
BOLETIM ELECTRÓNICO DO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS.
Formação Cívica Regras básicas.
Acha que esta pequena invenção é a causa de muitos acidentes?
Há erros irreparáveis.
7 Dias 7 Meses 7 Anos. Casado à 7 dias Amo-te Casado à 7 meses Claro que te amo. Casado à 7 anos Se não te amasse achas que casava contigo?
Câmera! Imaginação! Criação. Erik Johanson Fotógrafo Sueco.
Guia do educador Positive Images Um recurso sobre migração e desenvolvimento Banco de recursos Positive Images Positive Images Toolkit. Educator’s guide1.
Escola Básica 2,3 de S.Torcato Ano Letivo
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
CARTA DE UM JOVEM VICIADO
A Vida.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Daniela Santana João Rodrigues Braga
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Conversa com a 236 Ocorrida no dia 21 de maio; Alunos levaram “comes e bebes”
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
LER É UMA VIAGEM FANTÁSTICA!
“Um país se faz de homens e livros”
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
A EMRC Educação Moral e Religiosa Católica. A EMRC O que é a EMRC?
Transcrição da apresentação:

Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 1: Objetivos >Explorar de que forma é retratada a migração nos media >Aprender a reconhecer diferentes pontos de vista nos media Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento1

Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 2: Introdução Migração ilegal do Norte de África para Itália atinge níveis críticos Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento2

Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 3: Atividade ‘Fotografia publicada nos media’ Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento3 Credit: Tomasso Della Longa, Italian Red Cross

Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 4: Instruções para a atividade dos media A fotografia mostra migrantes a chegarem à ilha italiana de Lampedusa. Em grupo, imaginem que são jornalistas que escrevem para um jornal >Escrevam um título para a notícia e uma pequena legenda para acompanhar a imagem. >Escrevam o título e legenda de acordo com a opinião do vosso jornalista. >Não partilhem a opinião do vosso jornalista com os restantes grupos. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento4

Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 5: Pontos de vista do jornalista Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento5 És um jornalista que acha que a migração é má para o teu país e para a economia. És um jornalista com um ponto de vista humanitário sobre a migração. Preocupam-te as necessidades dos migrantes, em particular dos mais vulneráveis, como por exemplo as crianças. És um jornalista que acha que a migração traz benefícios ao teu país. Achas que a migração é boa para a economia e para a sociedade. És um jornalista com uma opinião factual e informada. Fazes pesquisa e baseias-te em diferentes fontes de informação.

Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 6: Perguntas de revisão >De onde podem surgir as nossas opiniões, ou as opiniões das pessoas que nos rodeiam, sobre migração? >Será tudo verdade o que lemos nos media? Porquê? >Como garantir que temos acesso a informação mais fidedigna? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento6

Atividade 10: Imagens Positivas Diapositivo 1: Objetivos >Refletir sobre os contributos positivos dos migrantes para as novas comunidades em que se inserem. >Refletir sobre os sonhos para o futuro e criar uma lista de ações para melhorar o futuro de todos. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento7

Atividade 10: Imagens Positivas Diapositivo 2: Questões sobre o filme 4 >De onde acham que surgiram algumas das opiniões negativas expressas no início do filme? >Como reagem as pessoas da segunda parte do filme a estas afirmações? >Que contributos positivos para as suas novas comunidades referem estas pessoas? >Qual a tua opinião sobre os problemas abordados no filme? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento8

Atividade 10: Imagens Positivas Diapositivo 3: Questões sobre ‘Sonhos para o futuro’ As imagens mostram jovens que vivem no Reino Unido e que pediram asilo a expressar os seus sonhos para o futuro. Com base nas imagens, debater em grupo: >Que capacidades acham que estas pessoas possuem? >Que empregos acham que elas gostariam de ter no futuro? De que forma poderiam ajudar as suas comunidades? >Pensem nas vossas capacidades. De que modo vos ajudariam a arranjar emprego e a ajudar a vossa comunidade no futuro? >O que há em comum nos jovens das imagens? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento9

Atividade 10: Imagens Positivas Diapositivo 4: Atividade ‘Sonhos para o futuro’ >Nos vossos grupos, escrevam uma ação que irão implementar na vossa escola ou grupo jovem, para melhorar o futuro de todos. >Recolham as propostas dentro de cada grupo. Assegurem-se que todos concordam com a lista de ações a implementar. Exponham as ações num lugar onde todos possam ver e não esquecer. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento10