Vida de abelha Luciano Nº14 4ºano A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
/ Sala 416 UFPEL – FAEM – DZ PRÁTICAS DE CRIAÇÃO Prof. Jerri Zanusso / Sala 416.
Advertisements

POLINIZAÇÃO.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
BOTÂNICA ORGANOLOGIA VEGETAL AULA 14- FLOR
Ana Paula Franco de Souza
Angiospermas.
Existem cerca de espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas.
Como os frutos se formam?
MORFOLOGIA E BIOLOGIA DAS ABELHAS Apis mellifera
Abelhas Indígenas sem Ferrão
Relações Ecológicas entre os Seres Vivos
Angiospermas A flor e o fruto!!!.
Reino Plantae.
Prof. Regis Romero.
REINO DAS PLANTAS.
Vida de abelha Lucas muniz Nº13 4º ano A.
Vida de abelha Marcos V. n16.
Vida de abelhas Alexya Moreiras Paes n 01.
Os Produtores Com duração até dezembro de 2014, a moratória contra o desmatamento na Amazônia acordada pelos produtores de soja junto com organizações.
Marcela Sorghi Mariano Nº 15
Vida de Abelha Gustavo Nº5.
Vida de abelha Anderson n°02.
Vida de abelha Rodrigo número 26
Vida de abelha Nicoly n;24.
Vida de abelha Julia .A. N°11 4°Ano B.
Trabalho:“Cinema na escola”
CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.
Paulo Guilherme Souza Guimarães 4ºA Nº19 Colégio da Polícia Militar.
Vida de abelha Leonardo nº26.
Vida De Abelha Thalita Nº22.
MORFOLOGIA VEGETAL FOLHA E FLOR.
nome:João Elias Nº9 4º ano –a.
Igor N25.
Apicultura.
Guardiã Guardiã Operárias Operária Operária Operária(E), Zangão (D)
Lívia Campos Costa Nº13 4ºano B
Vida de Abelha Nicollas nº18 4ºA.
Vida de Abelha João Vitor Nº 10.
Vida de Abelha Mayara vitória Nº19.
Marcello Henrrique nº:16
Pedro Alvaro Souza Guimarães N° 21
Vida de abelha MARCELO nº14 4ºano A.
Gustavo Santos da Silva N 09 4 Ano B
Vida de abelha Gabriel Augusto nº05.
Vida de abelha Luiza Molina Marques nº 14. Por que os vegetais são produtores? Os vegetais são seres produtores porque produzem seu próprio alimento.
Vida De Abelha Nayara N°17
Gustavo Rodrigues Duarte N 08 4ANO B
Vida de abelha Aalyiah marques laurindo Nº01. Por que os vegetais são produtores? Por que os vegetais produzem seu próprio alimento.
Vida de abelha Flávia Beatriz nº04.
Vida de abelha Daniel número 2 – 4º A
Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A
Giovanni de Melo Gabriele N:7
Vida de abelha . Rhauan nº24.
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
Vida de abelha Giovanna nº06.
Vida de Abelha Denis – Nº3 4º Ano A.
Isabella Marçal de Souza Nº6
Vida de abelha Kauã 4ºANO A.
Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B
Vida de abelha Raiane n°22.
Vida de abelha Marcos Felipe Nº17 4ºano B. Por que os vegetais são produtores São organismos capazes de fabricar próprio alimento.
Patrick Ferreira dos santos N° 20
Desaparecimento das abelhas – mitos e impacto ambiental
Rebecca Pereira de Oliveira Nº23
VIDA DE ABELHA Geovana n°27. Os produtores porque os vegetais são produtores  São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento.
Vida de abelha Andrey n°03.
Colégio Maria Imaculada CIÊNCIAS 6º S anos Profª. Celi.
Vida de Abelha Giulia nº4. Os produtores As plantas são seres produtores porque não consomem energia já produzida, elas é que a produzem. Em última.
Profa. D. Sc. Rosilene Agra da Silva - Apicultura -
Mel de Abelhas “Eu quero expressar fraternidade e identidade não apenas com os seres chamados humanos, mas com toda as formas de vida, até mesmo com.
Transcrição da apresentação:

Vida de abelha Luciano Nº14 4ºano A

Produtores Produtores são os que produzem alimentos para os consumidores. Exemplos de produtores são as plantas, elas produzem frutas, folhas e etc para os consumidores que por exemplo somos nós. O seu papel na cadeia alimentar é dar o de comer para os que não produzem alimentos. Os seres vivos que não produzem seu próprio alimento são chamados de heterotróficos e os que produzem são os autotróficos.

A polinização Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos)através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor espermatozóides das plantas,o receptor feminino (estigma) de outra flor(da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo. A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais. Os tipos gerais de polinização são os seguintes: Flor de Neomarica candida sendo visitada por abelha: polinização entomófila. Anemofilia: através do vento; Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é um termo mais usado para polinização efetuada por abelhas, vespas e moscas; Cantarofilia: com auxílio de besouros; Psicofilia: efetuada por borboletas; Falenofilia: através de mariposas; Ornitofilia: polinização feita por aves; Hidrofilia: através da água; Artificial: através do homem; Quiropterofilia:polinização feita por morcegos

Como vivem as abelhas Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis. As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas pertence à tribo Meliponini.

De que maneira é feita o mel O mel (plural: meles ou méis) 1 (pronúncia br:/mɛw/ pronúncia pt:/mɛl/) é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colméias para servir-lhes de alimento. 2 . O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosa às colméias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em "colméias artificiais". Por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo, conseguiu aumentar a produção de mel e extraí-lo sem danificar a colméia. Com a "domesticação" das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura. Atualmente, além do mel, podemos obter diversos produtos como o pólen apícola, a geléia real, a apitoxina e a cera. Além da produção e comercialização de rainhas e em alguns casos de enxames e crias.3 O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.4 Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos: a cera, a geléia real e o própolis.

A defesa da abelha Como qualquer animal, possuem seu próprio e aperfeiçoado sistema de defesa. A abelha operária (ou obreira), preocupada com sua própria sobrevivência e encarregada da proteção da colméia como um todo, tem um ferrão na parte traseira para ataque em situações de suposto perigo. Esse ferrão tem pequenas farpas, as quais o fixam na pele do invasor.  Quando uma abelha se sente ameaçada, ela utiliza o ferrão no invasor que estiver por perto. Depois de dar a ferroada, ela tenta escapar e, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen onde se localiza o ferrão fica presa na pele do mesmo e, em casos onde o mesmo possui pele muito elástica (a do ser humano, por exemplo) a abelha perde uma parte do intestino, morrendo logo em seguida. Já ao picar insetos, a abelha muitas vezes consegue retirar as farpas e ainda sobreviver. 

A colméia Colméia AO 1990 é o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas. As abelhas utilizam a colméia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colméias construídas em apiários. Uma colméia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colméias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha. Na colméia é perceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colméia. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colméia. A rainha é a única fêmea fértil da colméia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geléia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis por atrofia. A rainha põe cerca de mil ovos por dia e vive de cinco a dez anos. Os zangões, que são os machos possuem a única função de fecundação da rainha, após isso

Por que o mel é beneficio a nossa saúde O mel (plural: meles ou méis) 1 (pronúncia br:/mɛw/ pronúncia pt:/mɛl/) é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento. 2 . O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosa às colméias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em "colmeias artificiais". Por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo, conseguiu aumentar a produção de mel e extraí-lo sem danificar a colmeia. Com a "domesticação" das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura. Atualmente, além do mel, podemos obter diversos produtos como o pólen apícola, a geléia real, a apitoxina e a cera. Além da produção e comercialização de rainhas e em alguns casos de enxames e crias.3 O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.4 Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos: a cera, a geleia real

O que podemos fazer com o mel Mel é uma delícia para adoçar as refeições, é uma ótima fonte de energia, mas também pode fazer bem para outros problemas de saúde, como por exemplo, a tosse. Como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez no Bem Estar desta sexta-feira (1), usar o alimento contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação. No caso da tosse causada por doenças respiratórias agudas, a combinação do mel com o abacaxi é ainda mais eficiente por causa da bromelina, substância derivada da fruta (veja no fim da página uma receita de suco que alivia a tosse). Além disso, um estudo feito com crianças comprovou que o mel pode ser eficaz também na melhora do sono de pessoas que têm gripe porque ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço na garganta.

Quem cuida das abelhas Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projecto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

Fim