Um espaço especial Pentateuco Unidade III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Santuário terrestre era uma cópia ou ilustração do Santuário Celestial.
Advertisements

DEUS ordena a construção do Tabernáculo
Servos a serviço do reino Servos que transformam o caos I Pedro 2
O Tabernáculo é Levantado
QUEM É VOCÊ ?.
LIÇÃO 11 - DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Caríssimos, Deus se nos revelou ao longo do Antigo Testamento e manifestou a sua intenção de habitar para sempre entre os homens. Primeiramente Ele.
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
Hebreus 7 A Aliança Superior
O TABERNÁCULO (Êxodo 25—40)
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
Esperança de Vida. Esperança de Vida O propiciatório era a tampa da arca. Sobre essa tampa, o sumo sacerdote aplicava o sangue no Dia da Expiação para.
UM TIPO DE CRISTO AS FIGURAS, PROFECIAS, FESTAS, ETC., DO VELHO TESTAMENTO REPRESENTAM CRISTO.
O Pentateuco.
Fogo Estranho.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Interpretando as Escrituras Sagradas
Pentateuco Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
A formação integral do cristão
Um povo especial Pentateuco Unidade II
PIA DE BRONZE.
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.
Um culto especial Pentateuco Unidade IV
Os propósitos de Deus na história de uma nação
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
Interpretando as Escrituras Sagradas
Presentation Title Your company information.
Interpretando as Escrituras Sagradas
A Lei de Deus Êxodo
Hebreus e Epístolas Gerais
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
O TABERNÁCULO DE DEUS.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Aceitar a presença de Deus na minha vida Conhecer Deus.
A alegria diante do Senhor: Santuário e Adoração.
O QUE ERA OFERECIDO?. O QUE ERA OFERECIDO? “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”
Voltemos agora ao interior do próprio Santuário. Em frente do Véu, no lugar Santo, estava o Altar do Incenso (o altar de ouro). Contudo, o verdadeiro valor.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Neemias 10 Assuma compromissos. 28 “O restante do povo — sacerdotes, levitas, porteiros, cantores, servidores do templo e todos os que se separaram dos.
3ª AULA: O TABERNÁCULO.
A partir deste estudo, estão apresentadas as verdades demonstradas através dos objetos do santuário, começando pelo lugar Santíssimo, o lugar mais sagrado.
A Arca da Aliança no Tabernáculo
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Carta aos Hebreus capítulo 9
V F 1. A alma vivente é o resultado da união do pó + fôlego de vida. 2. Jesus revelou que os mortos dormem na inconsciência. 3. Os mortos ressuscitarão.
LIÇÃO 12 A CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES
Presentation Title Your company information.
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
PENTATEUCO.
Esperança de Perdão. Esperança de Perdão Nosso tempo tem sido marcado pela angústia e o temor de uma situação econômica desfavorável.
Números No deserto.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
O CULTO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO:
ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DOS PAIS SOBRE OS FILHOS? Aula 06 – A Família Cristã.
Por: Dom Julio Endi Akamine  Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece.
Transcrição da apresentação:

Um espaço especial Pentateuco Unidade III Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento Um espaço especial Unidade III

Introdução Esta unidade propõe estudar dois grandes temas do Pentateuco, o Tabernáculo, e os Sacerdotes.

Capítulo 1- A Casa de Deus Um lugar pensado por Deus não só para servi-Lo como também para promover a comunhão entre os israelitas. 1.1- A construção do tabernáculo O projeto foi dado por Deus ao seu servo Moisés. Nesse projeto, havia as medidas e detalhamentos específicos como as repartições que deveria haver e o tipo de material a ser utilizado 1.2- As finalidades do Tabernáculo Revelava o propósito especial de Deus de fazer notória a sua presença e despertar seu povo para um relacionamento no qual houvesse uma íntima comunhão entre o povo e Seu Deus.

Capítulo 2- O significado Espiritual do Tabernáculo Estudaremos os aspectos simbólicos dessa organização religiosa, verificando a simbologia presente nas divisões do santuário, nos móveis, nas cores das cortinas e cobertas e nos materiais empregados em sua construção. 2.1- O simbolismo das partes do Tabernáculo O Tabernáculo era dividido em três partes: Átrio, Lugar Santo e Santo dos Santos. Essas partes, de acordo com o livro de Hebreus, são alegorias de realidades espirituais ao plano da salvação. 2.2 – O simbolismo dos móveis do Tabernáculo Havia sete móveis no Tabernáculo: o Altar do Holocausto, a Pia de Bronze, o Altar do Incenso, a Mesa dos Pães, o Candelabro, a Arca da Aliança e o Propiciatório.

Capítulo 2- O significado Espiritual do Tabernáculo 2.3 – Simbolismo dos materiais do Tabernáculo Não podemos garantir o significado de todos esses elementos, porém temos diretrizes para fazermos um entendimento mais geral acerca desses valores simbólicos.

Capítulo 3 – Os Homens com Uniforme Branco Abordaremos o perfil da linhagem sacerdotal, o comportamento ético dos sacerdotes e, por sim, o exercício da sua vocação ministerial. 3.1 – A linhagem sacerdotal Os sacerdotes procederam de uma família específica, a família de Arão, logo todos os seus descendentes seriam sacerdotes, já o restante dos homens da tribo seriam levitas. 3.2 – O comportamento ético dos sacerdotes Os levitas, antes de serem ministros, deveriam ser bons israelitas, deveriam seguir as orientações explicitadas no pacto, deveriam viver para a glória de Deus. 3.3 – A importância do exercício da atividade sacerdotal O exercício do ministério sacerdotal foi um dos maiores destaques no seio da nação israelita.

Capítulo 4 – Os Valores Espirituais dos Sacerdotes O sacerdócio, é rico em representações das quais podem ser extraídas várias lições para serem aplicadas à realidade atual, à vida do cristão e ao próprio ministério. 4.1 – Simbolismo relacionados à condição física do sacerdote ( seu corpo) Deus recomenda que homens levitas com problemas físicos não fossem separados para o exercício do sacerdócio. 4.2 – Simbolismo relacionados às roupas dos sacerdotes Essas vestimentas, consideradas sagradas, eram utilizadas com a finalidade de destacar as características daquele ministério.

Capítulo 4 – Os Valores Espirituais dos Sacerdotes 4.3 – Símbolos a partir da família do sacerdote Os sacerdotes deveriam observar algumas normas com relação ao seu casamento. Primeiro, deveriam casar com mulheres da tribo de Levi, isto é, da sua própria tribo. Segundo, as escolhidas tinham de possuir honra e dignidade. Terceiro, deviam tomar cuidado para que o procedimento dessas mulheres não fosse promíscuo ou leviano.