A missão da igreja em uma perspectiva Cristã

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Religiões A base de uma vida.
Advertisements

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
A Civilização Árabe.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
Os Pequenos Grupos para o Tempo do Fim
Diversidade Cultural Cultura
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Índia.
MICRO PROJETO DE ENSINO
Diversidade Cultural.
O ESPÍRITO SANTO VOS RECORDARÁ TUDO O QUE
Muito além de Jerusalém. At 1:8
Em busca da ovelha perdida. Jo
MAPEANDO A POPULAÇÃO CRISTÃ
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Sociologia & Filosofia
Religiões Uma síntese geral.
As Religiões Abraâmicas
Geografia das Religiões
Pr. Luiz Damasceno Departamental de Escola Sabatina na Associação Norte Catarinense.
Por Felipe Fulanetto.
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Convencer Ensinar Guiar Interceder. Convencer Ensinar Guiar Interceder.
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS
O estudo das Doutrinas Bíblicas
MISSIOLOGIA A Missão da Igreja numa Perspectiva Cristã.
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS. 4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS.
Interpretando as Escrituras Sagradas
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
EVANGELIZAR E SERVIR 1.
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Hinduísmo.
Maturidade exige profundidade
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Fluxos Migratórios.
A missão da igreja em, uma perspectiva Cristã
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
RELIGIÕES COMPARADAS 2011.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Os muçulmanos na Península Ibérica
Por todo o mundo - Um dia para Jesus
Religiosidade Africana
ORIENTE MÉDIO.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
CONHECENDO O CORAÇÃO DE JESUS
Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa.
BUDISMO.
É nosso compromisso evangelizar um povo que não ouviu falar de Cristo
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
Cursinho Triu Professor Léo Convidado Especial Guido Santos
EVANGELIZANDO A 1000 CONDIÇÕES ATUAIS QUE FACILITAM A EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
A Realidade da Evangelização do Brasil e a Partir do Brasil
BUDISMO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que a sua missão é pregar o evangelho eterno a cada nação, tribo, língua e povo.
Tecnologia, vida e adoração Professor Nabarrete Evangelismo e a Conexão Global: Evolução e Perspectivas.
Religiões Mundiais Phillip L. Kesler Mobilização.
Transcrição da apresentação:

A missão da igreja em uma perspectiva Cristã Missiologia A missão da igreja em uma perspectiva Cristã Uma Perspectiva Estratégica de Missões Unidade IV

Uma Perspectiva Estratégica de Missões Tão milenar como as grandes religiões do mundo é o confronto existente entre elas. A humanidade já experimentou momentos dramáticos e épicos em defesa de diversos tipos de fé.

Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas) Muitos podem equivocadamente imaginar que já se pregou o evangelho o bastante ao redor do mundo. Pode-se chegar a essa errônea conclusão tendo por base, por exemplo, a proliferação do uso de meios de comunicação de massa no evangelismo mundial. 1.1 – As religiões predominantes As três maiores religiões do mundo são Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo. 1.2 – As religiões que mais crescem O mundo não é estático. Grandes mudanças acontecem, às vezes repentinamente. Por exemplo: A religião predominante no Canadá é o Islamismo, o número dos “não religiosos” é o que mais cresce no Brasil, O Cristianismo é a religião que mais cresce na Líbia e China; Já na Bolívia, Paraguai e Chile o Islamismo é o que mais cresce.

Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas) 1.3 – O renascimento das Religiões não Cristãs Hoje, Talvez pela primeira vez na história, o mundo todo está se tornando pluralista no tocante a religião. As diversas religiões já estiveram de maneira geral, confinadas a áreas geográficas especificas. 1.4 – O crescimento da população O mundo do século XXI está sendo tomado por fortes mudanças que estão alterando a face da terra e que também tem profundas implicações para missões no futuro. A primeira mudança significativa é o crescimento populacional

Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas) 1.5 – Onde vivem os cristãos evangélicos Os países que possuem mais de 10 milhões de crentes são EUA, Brasil, Nigéria e China. 1.6 – Porcentagem dos cristãos evangélicos A mudança religiosa mais dramática do século XX foi o crescimento forte do cristianismo na África, Ásia e America Latina contra seu declínio na Europa e sua estagnação na América do Norte e no Pacifico. Hoje, essa tendência continua.

Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas) 1.7 – Os países que mais enviam missionários Antigamente, as países da Europa enviavam a maioria dos missionários. Depois, “ passaram o bastão” para os EUA. Hoje, os EUA continuam sendo o país que mais envia missionários. Surpreendentemente, na Ásia, a Índia envia muitos missionários dentro de seu próprio país. Na América do Sul, o Brasil é o país que mais envia missionários evangélicos.

Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Embora seja marcadamente étnico, identificado com os árabes, o islamismo tem alcançado, pelas migrações, uma penetração crescente na Europa, o mais tradicional reduto cristão, e já é a segunda religião mais numerosa na Alemanha, na frança e na Itália. 2.1 – O Islamismo É uma religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Maomé 570 – 632 d.C.), chamado “ O profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o corão.

Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo 2.2 – O fundamento islâmico O fundamento islâmico não só é contra a liberdade de fé como é a favor da teocracia, do Estado religioso. A construção de qualquer templo que não seja uma mesquita é rigorosamente proibida nos países islâmicos. 2.3 – Países muçulmanos O islã se expande rapidamente em muitos países. O panorama religioso está mudando rapidamente. Antes da II guerra mundial, havia poucos muçulmanos na Europa Ocidental. Hoje a França possui estimadamente 2.704,800, a Alemanha 1.975.200, e o reino Unido1.241,100 muçulmanos. 2.3.1 – Principais povos muçulmanos não alcançados 2.3.2 – Lista dos países onde mais de 50% da população são muçulmanos

Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo 2.4 – A expansão do Islã Os muçulmanos estão freqüentemente relembrando os cristãos das cruzadas, acusando a igreja de levantar armas contra o Islamismo, quase como se o esforço para recuperar a terra santa tivesse acontecido ontem. 2.4.1 – Distribuição de muçulmanos 2.4.2 – Concentração de muçulmanos e cristãos Africanos 2.4.3 – Distribuição de muçulmanos sunitas e xiitas 2.4.4 – Índia: terceira maior população muçulmana do país

Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo 2.5 – A propagação do Evangelho aos muçulmanos Atualmente, em qualquer tentativa de evangelizar os muçulmanos, não podemos ter permissão para cometer alguns erros. Como não levarmos em conta fatores culturais, linguísticos, étnicos e sociológicos que permeiam cada povo. Também não podemos ter preconceitos antigos e errados contra o mundo muçulmano. 2.5.1 – O uso do alcorão

Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo Os hindus acreditam e adoram vários deuses (politeísmo), dente eles destacam-se Brahma (criador), Shiva (destruidor) e Vishnu (protetor). Acreditam também nas reencarnações regidas pelos carmas. 3.1 – Hinduísmo Denominação do conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surgiram na Índia, a partir de 2000 a.C. 3.2 – História do hinduísmo Segundo ensina o hinduísmo, os vedas contêm as verdades eternas reveladas pelos deuses e a ordem (dharma) que rege os seres e as coisas organizando-os em castas.

Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo 3.3 – Alcançando a Índia A Índia, no sul da Ásia, como uma população de 1,1 bilhão ( 2005), é o segundo país mais populoso do mundo, vivendo em 2,4% da superfície terrestre. A previsão para 2020 é de a Índia ultrapassar a china como sendo o país mais populoso do mundo. 3.3.1 – Índia: um país hinduísta 3.3.2 – Os territórios na Índia

Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo 3.4 – Línguas e dialetos na Índia Há 1.652 línguas e dialetos falados na Índia. As 15 línguas mais faladas são reconhecidas pelo governo como línguas nacionais, além de hindi e inglês (língua legal). 3.5 – As religiões na Índia O país foi o berço de algumas religiões mundiais: Hinduísmo, budismo, Jainismo e Sikhismo.

Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo 3.6 – Países com maior número de adeptos do hinduísmo A Índia, a ilha Maurícia e o Nepal, assim como a ilha da Indonésia de Bali, têm como religião predominante o Hinduísmo. 3.7 – Testemunhando de Cristo aos Hindus A Índia figura entre os países que mais carecem da pregação do evangelho, dado o enorme número de pessoas que ainda não tiveram oportunidade de ouvir as boas-novas de Jesus.

Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo 3.8 – Os desafios na evangelização do hinduístas São diversos os problemas que envolvem o trabalho evangelístico com os seguidores do hinduísmo. Isso porque os conceitos de valores que o compõem fazem parte da própria cultura milenar de um povo.

Capítulo 4 – O Desafio do Budismo O budismo ensina que o alto sacrifício e a renúncia são o caminho da bem-aventurança. Possui várias crenças em comum o Hinduísmo e o Taoísmo, antiga religião da china que prega a adoração da natureza e dedica-se a ritos de magia. 4.1 – O Budismo O Budismo é constituído pelos ensinamentos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda. 4.2 – A expansão do Budismo O Budismo tem hoje cerca de 300 a 400 milhões de adeptos em todo o mundo.

Capítulo 4 – O Desafio do Budismo 4.3 – O Budismo tibetano O Budismo ramifica-se em várias escolas. A mais conhecida no Ocidente é a do budismo tibetano, que surgiu no século VII d.C. da fusão das tradições budistas e hinduístas com o antigo xamanismo asiático. 4.4 – O zen Budismo Inaugurado na china pelo monge Bodhidarma no século VI, o zen não é uma religião independente, mas antes um “estilo” de espiritualidade que se desenvolveu nos quadros do budismo Mahayana. 4.5 – O zen budismo no Brasil O budismo chegou ao Brasil na década de trinta, trazido pelos primeiros imigrantes chineses, Japoneses e coreanos.

Capítulo 4 – O Desafio do Budismo 4.6 – O budismo na Tailândia O país é situado no sudeste da Ásia e faz fronteiras com Mianmar, Laos, Cambodia e Malásia. Conhecido por suas belas mulheres, a sua profunda paixão pela dança, o canto, os dramas e peças teatrais e as artes finais. Mas também é conhecido pelas práticas devotas de ocultismo e do budismo. 4.6.1 – Ser tailandês é ser budista 4.6.2 – Adoração aos espíritos 4.6.3 – Os tailandeses continuam não alcançados

Capítulo 4 – O Desafio do Budismo 4.7 – A evangelização dos budistas Uma das maiores dificuldades encontradas hoje no campo missionário é o confronto com outras religiões milenares. Como convencer um seguidor do Budismo, uma religião milenar, de que só Jesus é o verdadeiro caminho para a Salvação. Desde o primeiro contato, o cristão deve mostrar respeito pelas convicções alheias. É uma atitude de amor que, naturalmente, vai se desdobrar no dia a dia e nos relacionamentos.

Capítulo 5 – Problemas e dificuldades do campo missionário Todos sabem que a obra é de Deus. É comum ouvirmos essa frase sempre que algo dá errado no exercício do trabalho do senhor. Se vai tudo bem, se as atividades estão fluindo bem e a obra crescendo, é mérito do obreiro; porém, se não vai tão bem essa frase é repetida várias vezes: “a obra é de Deus” 5.1 – Fatores de dificuldades para o trabalho missionário De um modo geral, os problemas que surgem no campo missionário são oriundos de elementos antropológicos e sociológicos que marcam a formação e subsistência do povo.

Capítulo 5 – Problemas e dificuldades do campo missionário 5.2 – Elementos que põem em risco a obra missionária As dificuldades são inúmeras, além de se enfrentar os problemas materiais como, finanças, saúde, família, projetos pessoais e adaptação, há a luta contra as hostes malignas que tudo fazem apara minar o trabalho do Senhor e destruir os seus servos. Financeiro Família Saúde Adaptação Isolamento Falta de treinamento Não-reconhecimento Falta de experiência

Conclusão Ao terminarmos este livro, chegamos à conclusão de que há muito a ser realizado ainda na obra missionária. Estamos cientes de que a necessidade é muito grande e de que a igreja é na única capaz de proporcionar o conhecimento da verdade de Deus ao mundo.