Degermação das mãos e antebraços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL ou GLP)
Advertisements

BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Apresentação.
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Assepsia e Anti-Sepsia
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Assepsia e Anti-sepsia
Capote e luvas cirúrgicas aula 4
Racionalização da Higienização das Mãos
Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
PROF/ENFª. TATIANY CAVALCANTE
Sergio Rosemberg FMUSP Disciplina de Neuropatologia
Terminologias cirúrgicas
Escola Superior de Guerra
Desinfecção e Esterilização
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
Orientações sobre usabilidade
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
DESCONTAMINAÇÃO.
Higienização das Mãos.
LIGA DE CLÍNICA CIRÚRGICA PARAMENTAÇÃO E PREPARAÇÃO
OBTURAÇÃO DO SISTEMA DE CANAIS RADICULARES
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
Biossegurança em Odontologia
Pevenção de Infecção no Sítio Cirúrgico
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
PARAMENTAÇÃO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL
Higienização das mãos de Profissionais de Saúde
Curso de Odontologia - turma 202A03
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Assistência de enfermagem ao cliente em uso de curativos
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Manuseio de Material Estéril
Principais medidas de barreira na prevenção das IRAS
HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Higienização das mãos com ÁLCOOL GEL
PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO
Sem feedback Testes para o começo do curso.
Hemocultura Sangue colhido por venipunção podendo ser introduzido em um ou mais frascos com meio de cultura especial 1 venipunção = 1 HEMOCULTURA Meio.
Assistência de enfermagem ao paciente em uso de curativos
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
Desinfecção e Esterilização. Gerenciamento de Resíduos.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
Métodos de controle bacteriano
Assepsia e Anti-sepsia
Métodos de controle bacteriano
Pomada Preparações de consistência semi-sólidas
Atualização em Curativos (Materiais e Técnicas)
CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem
É aquela com nível de pureza necessária para a utilização
Montagem do Serviço de Fisioterapia
Vacinação e Imunização
Higiene das mãos Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
Controle dos Microrganismos
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
A SEVENGEL No mercado desde 1999, a Sevengel fabrica produtos para higiene e limpeza profissional, com soluções prontas para todos os segmentos de limpeza.
Profª.Ms. Alexander de Quadros
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
Prevenção de INFECÇÃO Manuseio de materias.
MÉTODOS DE ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO
Higiene das mãos. O modo mais frequente de transmissão de infecções é por contacto directo entre as pessoas, através de equipamentos e materiais contaminados.
ASSEPSIA, ANTISSEPSIA E DEGERMAÇÃO. ASSEPSIA: CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA REDUZIR O NÚMERO DE MICRORGANISMOS E EVITAR SUA DISSEMINAÇÃO OU CONTAMINAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Degermação das mãos e antebraços

Paramentação A paramentação exige a realização de procedimentos específicos, executados em passos padronizados e com observação rigorosa dos princípios científicos. Estes procedimentos são: Degermação das mãos e antebraços Vestir avental e opa esterilizados Calçar luvas estéril

Degermação das mãos e antebraços Este procedimento se justifica porque a pele, normalmente, é habitada por duas populações bacterianas, ou seja, a microbiota residente e a transitória.

Degermação das mãos e antebraços Microbiota residente: é constituída por microorganismos capazes de sobreviverem e se multiplicarem na superfície cutânea e folículos pilosos, sendo portanto de difícil remoção. Ex: Os estafilococos coagulase negativa, corynebactéria(difteróides), acinetobactéria e outros.

Degermação das mãos e antebraços Microbiota transitória: também conhecida como microbiota de contaminação, é composta por microorganismos diversos e de virulência variadas. Estes microorganismos nem sempre estão presentes na superfície da pele da maioria das pessoas e são removidos mais facilmente. Ex.( E. Coli) têm condições mínimas de sobrevivência sobre a pele(ALY, 1989; BRASIL, 1989; GRAZIANO, 1992).

Degermação das mãos e antebraços Deve promover: - a eliminação da microbiota transitória. a redução da microbiota residente. O retardamento da recolonização da microbiota residente, pelo efeito residual.

Degermação das mãos e antebraços O retardamento da recolonização da flora residente pelo efeito residual. Sabe-se que, após a realização de tal procedimento, estes microorganismos multiplicam –se rapidamente sob as luvas e podem ser agentes de infecção da ferida operatória, no caso de estas sofrerem microperfurações(GRAZIANO, 1992).

Degermação das mãos e antebraços Segundo GRAZIANO(1992), ainda o uso de antimicrobianos é um aspecto importante quando se refere à atividade residual como um dos quesitos básicos no procedimento . Estas substâncias, como degermantes e anti-sépticas, devem: agir rapidamente, ter efeito residual e não ser irritantes para a pele.

Cont... A seleção de um antimicrobiano para a degermação das mãos inclui a observação de certos requisitos, tais como: - odor agradável, - aceitação por parte dos componentes da equipe , - relação custo benefício.

Cont... No Brasil, as soluções degermantes anti-sépticas usadas para degermação das mãos são: solução detergente de polivinil-pirrolidona – iodo a 10% (PVP-I) com 1% de iodo ativo; solução detergente de clorohexidina a 4%, contendo 4% de álcool etílico. (BRASIL, 1989).

Escovação das mãos e antebraços Basicamente, a degermação das mãos e antebraços é conseguida com a associação da ação química, através do uso de substâncias degermantes anti-sépticas, e com a ação mecânica ou escovação.

Requisitos para escovação das mãos e antebraços Antes de executar a técnica é importante observar alguns requisitos: - estar devidamente uniformizado(Normas de C.C.) - ter as unhas aparadas e sem esmalte - retirar relógio e jóias, inclusive aliança.

Requisitos para escovação das mãos e antebraços Pode ser padronizada: pelo tempo, em minutos ou pelo método de contagem das fricções.

Requisitos para escovação das mãos e antebraços Em relação ao tempo: Estudos europeus relatam a variação do tempo entre 2 e 6 minutos chegando à conclusão de que, com a utilização de determinados produtos, a escovação das mãos por 3 a 4 minutos é tão eficiente quanto a escovação por 5 minutos(ASSOCIATION, 1995).

Requisitos para escovação das mãos e antebraços Em relação ao número de fricções: (GEIB; CONSUL,1992), afirmam que realizando a técnica com detergente padronizado pelo Ministério da Saúde, pode ser desenvolvida com 5, 10 ou 15 fricções com 95% de segurança.