Curso de Especialização em Educação Infantil

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Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização em Educação Infantil Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Curso de Especialização em Educação Infantil Brasília, fevereiro de 2010

objetivo geral curso de especialização em educação infantil Formar em nível de especialização professores, de creches e pré-escolas da rede pública e da rede privada sem fins lucrativos (filantrópicas, comunitárias ou confessionais), conveniadas com o Poder Público e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino. objetivo geral

participantes Professores de creches e pré-escolas da rede pública e da rede privada sem fins lucrativos (filantrópicas, comunitárias ou confessionais), conveniadas com o Poder Público e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino.

modalidade do curso carga horária O Curso será desenvolvido na modalidade presencial. Possibilidades de oferta na modalidade semi-presencial serão analisadas pelo Comitê Gestor Nacional, conforme Resolução CNE\CES nº 01, de julho de 2007. carga horária O Curso de Especialização em Educação Infantil tem carga horária mínima de 360 h, com duração de dezoito meses.Na UFSC o CEEI totaliza 465 h.

eixo curricular EIXOS TEMÁTICOS DISCIPLINAS Carga Horária História, Políticas para a Educação Infantil no Brasil - Bases Teóricas da Educação Infantil - Políticas de Educação Infantil: determinações sócio-históricas 60h 30h Cultura, cotidiano e ação docente na educação infantil Currículo na Educação Infantil: exigências legais, conceitos e definições - Estratégias Metodológicas na Educação Infantil Sistematização do trabalho cotidiano na creche e na pré-escola: planejamento, registro e avaliação na Educação Infantil Imaginação, Arte e Mídias na Educação Corpo e Movimento na Educação Infantil Diversidade na Educação Infantil: Educação Especial Articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental Conhecimento Matemático na Educação Infantil Pesquisa na Educação Infantil - Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso: um artigo sobre um projeto de intervenção em contextos de Educação Infantil TOTAL 360h eixo curricular

Seminários na UFSC Aula Inaugural outubro/2010: Formação e Valorização do Professor de Educação Infantil Seminário de Julho/2011: Infância como Construção Social e contribuições do Campo da História, da Filosofia, da Pedagogia, da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia para a compreensão da infância; Alfabetização e Letramento na Educação Infantil; Relação Educação Infantil e Família; Questões Raciais e Gênero na Educação Infantil Seminário de Encerramento em março/2012: Defesa dos TCC

fluxo de implementação do Curso de Especialização em EI MEC/SEB (CGFORM) CNEEI INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - IES PÓLOS DE FORMAÇÃO Supervisor de Curso Coordenador de Curso Coordenador Adjunto Professor Pesquisador UNDIME Municípios Professores Cursistas Coordenador de Pólo Professor Pesquisador

UFSC pólos de formação 2 Turmas de 40 = 80 vagas 3 Turmas de 40 = 120 vagas 1 Turma de 40 = 40 vagas Responsável na UFSC: Profª Drª MARILENE DANDOLINI RAUPP/NDI E-mail: marileneraupp@hotmail.com

Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, material didático e de tecnologias para a educação básica Coordenação Geral de Formação de Professores Professora Helena Freitas Responsável Técnica: Nara Gonzaga E-mail: naragonzaga@mec.gov.br