Josimar Santos Leonaldo Andrade

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Transcrição da apresentação:

Josimar Santos Leonaldo Andrade SISVENDA Josimar Santos Leonaldo Andrade SISTEMA GERENCIADOR DE VENDAS

Agenda Introdução Ambiente Encontrado Ambiente Proposto Requisitos Elicitados Prioridades Dos Requisitos Requisitos Funcionais Requisitos Não Funcionais Diagrama De Entidade E Relacionamento – Der Projeto De Banco De Dados Listas De Casos De Uso A Aplicação Conclusão Referências Bibliográficas

Introdução O advento da Internet trouxe ao mundo um novo conceito na comunicação, transmissão e acesso rápido a diversas informações, com isso a Automotopeças Aline, resolveu investir na tecnologia web para melhorar o processo de venda de produtos, podendo assim satisfazer as necessidades dos seus vendedores e clientes de forma ágil, pratica e confortável.

Ambiente Encontrado A Automotopeças Aline é uma empresa privada; Atua há aproximadamente 10 (dez) anos no mercado; Principal atividade a comercialização de peças para moto e bicicleta; Equipe de dezoito funcionários: Um dos funcionários compõe o nível estratégico e tático, o proprietário; No operacional temos cinco vendedores externos; Dois vendedores internos; Dois funcionários que atuam na área administrativa; O restante dos funcionários alternam entre as funções de almoxarife, separador, conferente e embalador de pedidos.

Figura 1 – Realizar venda Ambiente Encontrado Figura 1 – Realizar venda

Figura 2 – Analisar crédito Ambiente Encontrado Figura 2 – Analisar crédito

Ambiente Encontrado Figura 3 – Contabilizar

Ambiente Encontrado Problemas do Processo: Os vendedores não têm informações confiáveis sobre o estoque da loja; Confecção do pedido é feita manualmente em um formulário com apenas a descrição do produto quantidade e preço, além do nome do cliente e endereço; Erro de cálculos, confusão na separação devido a erros de ortografia e incompletude na descrição do item solicitado pelo cliente; Retrabalho da confecção do pedido que é realizada por um dos funcionários do setor administrativo; Insatisfação do cliente por não saber se o item comprado está disponível em estoque, levando-o incerteza sobre a concretização do pedido.

Ambiente Encontrado Outros “gargalos” do processo: A produção dos relatórios de gerência em planilhas eletrônicas pelos funcionários do setor administrativo demanda muito tempo. Como no caso do relatório de vendas de cada vendedor: Localizar as notas promissórias dos clientes para o qual o vendedor realizou um pedido; Digitar o nome de cada cliente na planilha "Relatório de Vendas" no campo cliente e somar cada valor da nota promissória do respectivo cliente e digitar no campo dívida. Ao fim do dia é realizada a analise de cada pedido, separando os itens do pedido em categorias distintas Na produção desse relatório é desperdiçado muito tempo, pois a planilha tem que ser alimentada manualmente com as informações necessárias e por se tratar de planilhas existe dificuldade na recuperação de dados, como por exemplo, verificar quanto o vendedor tem a receber de comissão, pois a comissão só é paga ao vendedor quando o cliente realiza o pagamento do pedido, como dito anteriormente.

Ambiente Encontrado Tabela de Preços Na produção desse relatório é desperdiçado muito tempo, pois a planilha tem que ser alimentada manualmente com as informações necessárias e por se tratar de planilhas existe dificuldade na recuperação de dados, como por exemplo, verificar quanto o vendedor tem a receber de comissão, pois a comissão só é paga ao vendedor quando o cliente realiza o pagamento do pedido, como dito anteriormente.

Ambiente Encontrado Formulário de Pedidos

Ambiente Encontrado Relatório de Vendas

Ambiente Proposto O sistema de informação deverá fornecer suporte nas seguintes atividades que foram descritas no processo de negócio “Realizar Vendas”: Cadastrar cliente; Preencher formulário de pedido (venda); Verificar pendências; Contabilizar;

Ambiente Proposto A empresa possuirá um ambiente informatizado para o processo analisado, onde os clientes e seus débitos, funcionários, produtos, fornecedores e vendas, estarão devidamente cadastrados em uma base de dados do sistema. Categorias de Acesso: Gerente – tem acesso total as funcionalidades do sistema; Usuário normal – vendedores e funcionários internos [administrativo], que possuem acesso somente a funcionalidades especificas do programa.

Ambiente Proposto Vantagens do SISVENDAS: Ambiente web; Celeridade; Eficácia; Satisfação do Cliente; A elaboração de pedidos, torna-se efetiva, pois terá acesso a informações em tempo real da base de dados do sistema. O SisVendas gera automaticamente os relatórios de vendas e dividas dos clientes devidamente atendidos por cada vendedor, além de contabilizar o lucro de cada vendedor.

Figura 4 – Realizar venda Ambiente Proposto Figura 4 – Realizar venda

Requisitos Elicitatos Administrativo: RE01: cadastrar cliente; RE02: consultar dados do cliente; RE03: alterar dados do cliente; RE04: excluir cliente; RE05: cadastrar fornecedor; RE06: consultar dados do fornecedor; RE07: alterar dados do fornecedor; RE08: excluir fornecedor;

Requisitos Elicitatos Administrativo: RE09: cadastrar produto; RE10: consultar dados do produto; RE11: alterar dados do produto; RE12: excluir produto; RE13: consultar venda; RE14: gerar relatório de venda por um intervalo de datas; RE15: lançar compras da empresa no sistema (entrada de produtos); RE16: alterar senha de acesso ao sistema;

Requisitos Elicitatos Vendedor: RE17: alterar senha de acesso ao sistema; RE18: efetuar venda; RE19: gerar relatório de comissão por intervalo de data apenas de suas vendas.

Requisitos Elicitatos Gerente: RE20: registrar usuário; RE21: ativar ou desativar usuário; RE22: cadastrar funcionário; RE23: consultar dados do funcionário; RE24: alterar dados do funcionário; RE25: excluir funcionário; RE25: cadastrar cargo; RE26: consultar dados do cargo; RE27: alterar dados do cargo; RE28: excluir cargo;

Requisitos Elicitatos Gerente: RE30: cadastrar categoria do produto; RE31: consultar dados categoria do produto; RE32: alterar dados da categoria do produto; RE33: excluir categoria do produto; RE34: cadastrar categoria da venda; RE35: consultar dados da categoria da venda; RE36: alterar dados da categoria da venda; RE37: excluir categoria da venda; RE38: gerar relatório de clientes inadimplentes; RE39: gerar relatório de comissões pagas a vendedores por um intervalo de datas; RE40: gerar relatório de produtos com estoque a baixo do mínimo. RE41: baixar débitos de cliente. RE42: consultar débitos de cliente.

Prioridade dos Requisitos Essencial RE01: cadastrar cliente; RE05: cadastrar fornecedor; RE09: cadastrar produto; RE15: lançar compras da empresa no sistema (entrada de produtos); RE18: efetuar Venda; RE20: registrar usuário; RE21: cadastrar funcionário; RE34: cadastrar categoria da venda; RE30: cadastrar categoria do produto; RE25: cadastrar cargo; RE41: baixar débitos de cliente. RE42: consultar débitos de cliente.

Prioridade dos Requisitos Importante RE02: consultar dados do cliente; RE03: alterar dados do cliente; RE04: excluir cliente; RE06: consultar dados do fornecedor; RE07: alterar dados do fornecedor; RE08: excluir fornecedor; RE10: consultar dados do produto; RE11: alterar dados do produto; RE12: excluir produto; RE13: consultar venda; RE20: ativar ou desativar usuário;

Prioridade dos Requisitos Importante RE20: ativar ou desativar usuário; RE22: consultar dados do funcionário; RE23: alterar dados do funcionário; RE24: excluir funcionário; RE26: consultar dados do cargo; RE27: alterar dados do cargo; RE28: excluir cargo; RE31: consultar dados categoria do produto; RE32: alterar dados da categoria do produto; RE33: excluir categoria do produto; RE35: consultar dados da categoria da venda; RE36: alterar dados da categoria da venda; RE37: excluir categoria da venda;

Prioridade dos Requisitos Desejável RE14: gerar relatório de venda por um intervalo de datas; RE17: alterar senha de acesso ao sistema; RE19: gerar relatório de comissão por intervalo de data apenas de suas vendas. RE38: gerar relatório de clientes inadimplentes; RE39: gerar relatório de comissões pagas a vendedores por um intervalo de datas; RE40: gerar relatório de produtos com estoque a baixo do mínimo.

Requisitos Funcionais RF01: cadastrar cliente; RF02: consultar dados do cliente; RF03: alterar dados do cliente; RF04: excluir cliente; RF05: cadastrar fornecedor; RF06: consultar dados do fornecedor; RF07: alterar dados do fornecedor; RF08: excluir fornecedor; RF09: cadastrar produto; RF10: consultar dados do produto; RF11: alterar dados do produto;

Requisitos Funcionais RF12: excluir produto; RF13: consultar venda; RF14: gerar relatório de venda por um intervalo de datas; RF15: lançar compras da empresa no sistema (entrada de produtos); RF16: alterar senha de acesso ao sistema; RF17: alterar senha de acesso ao sistema; RF18: efetuar Venda; RF19: gerar relatório de comissão por intervalo de data apenas de suas vendas. RF20: registrar usuário; RF20: ativar ou desativar usuário;.

Requisitos Funcionais RF21: cadastrar funcionário; RF22: consultar dados do funcionário; RF23: alterar dados do funcionário; RF24: excluir funcionário; RF25: cadastrar cargo; RF26: consultar dados do cargo; RF27: alterar dados do cargo; RF28: excluir cargo; RF30: cadastrar categoria do produto; RF31: consultar dados categoria do produto;

Requisitos Funcionais RF32: alterar dados da categoria do produto; RF33: excluir categoria do produto; RF34: cadastrar categoria da venda; RF35: consultar dados da categoria da venda; RF36: alterar dados da categoria da venda; RF37: excluir categoria da venda; RF38: gerar relatório de clientes inadimplentes; RF39: gerar relatório de comissões pagas a vendedores por um intervalo de datas; RF40: gerar relatório de produtos com estoque a baixo do mínimo. RF41: baixar débitos de cliente. RF42: consultar débitos de cliente.

Requisitos Não Funcionais RNF01: o sistema deve funcionar no navegador de internet Mozila Firefox; RNF02: o sistema deve está disponível 20 horas por dia; RNF03: a entrega do sistema deve ser realizada no dia 07 de novembro;

Diagramas Quantidade total - 16 Diagrama De Caso De Uso

Diagramas Quantidade total - 16 Diagrama De Caso De Uso

Projeto de Banco de Dados O projeto lógico do sistema foi produzido em 2 etapas: Na primeira foi utilizada a ferramenta de administração de site, que a Microsoft disponibiliza junto com o Visual Studio, a partir da versão 2008; Na segunda etapa foram criadas as demais tabelas sem uso da ferramenta de administração de sites.

Projeto de Banco de Dados Diagrama de Entidade e Relacionamento - DER

Projeto de Banco de Dados Diagrama de Entidade e Relacionamento - DER

diagrama de estado Estados da Venda

diagrama de estado Estados da Parcela

Listas de Casos de Uso Quantidade total - 49 UC01 – Autenticar

A Aplicação O sistema foi desenvolvido usando o .NET Framework e a ferramenta Visual Studio 2010. O provedor de dados utilizado foi o SQLServer 2008, que oferece maior integração com o ambiente de desenvolvimento Visual Studio. Camadas Business Data Web

A Aplicação Data Business Web Promove acesso ao provedor de dados, por meio do mapeamento objeto relacional Implementa as regras de negócio, responsável pela lógica da aplicação Interação com o usuário A arquitetura definida para o SisVenda favorece a substituição de camadas sem causar grandes impactos no restante da aplicação. Caso o sistema seja expandido para oferecer acesso a dispositivos moveis como smartphones e tablets será necessário apenas desenvolver uma nova camada web.

Conclusão Durante o desenvolvimento do projeto vivenciamos a importância de um sistema de informação para as organizações. Com ele o gerenciamento das informações se torna mais ágil, seguro e mais fácil de mater. E essa é a proposta do SisVenda. Com a sua implantação o processo de venda da Automotopeças Aline se tornará ágil, possibilitando maior competitividade no mercado.

Dúvidas

Referências SILVER, Bruce. BPMN Method & Style: with BPMN implementer´s guide. 2º ed. USA: Cody-Cassidy Press, 2011. DURAES, Ramon. Desenvolvendo para Web Usando o Visual Studio 2008, 1º ed. Brasil: Brasport, 2011. TROELSEN, Andrew. Profissional C# e a Plataforma .NET 3.5 CURSO COMPLETO. 1ª ed. Brasil: editora Alta Books, 2009. SILBERCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, s. Sistemas de Banco de Dados. 5ª ed. Brasil: Editora Campus. GOODMAN, Danny. Java Script a Bíblia. 7ª ed. Brasil: Editora campus. SBROCCO, José Henrique Teixeira de carvalho. UML 2.3 Teoria e Prática. 1ª ed. Brasil: Editora Érica. MCFARLAND, David Sawyer. CSS: o Manual que Faltava. 1ª ed. Brasil: O’REILLY.