A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
Prof. Ms. Adriana M. Martins

2 Roteiro Comércio Eletrônico Introdução
Sistemas Interfuncionais Escopo do Comércio Eletrônico (B2C, B2B e C2C) Tecnologias e Processos Básicos Processos de Pagamento Eletrônico

3 Introdução – Empresa de E-Business
Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Fronteira da Empresa Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição, e Logística Extranets Engenharia & Pesquisa Fabricação e Produção Contabilidade e Finanças Intranets Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Extranets Consumidores e Clientes da Empresa

4 Introdução – Conceitos Importantes
E-Business: Termo usado para definir o uso de tecnologias da Internet para interconectar e possibilitar processos de negócios, abrange o e-commerce, comunicação e colaboração dentro de uma empresa com seus clientes, fornecedores e demais partes interessadas do negócio. 2. E-Commerce: Termo usado para definir a compra e venda, marketing e assistência a produtos, serviços e informações realizadas nas redes de computadores. Um empreendimento de e-business utiliza a internet, intranet e extranet e outras redes para apoio às etapas do processo comercial.

5 Introdução – Sistemas Interfuncionais Utilizados no E-Commerce
São sistemas que vão além dos limites das funções organizacionais tradicionais (como marketing e finanças). Objetivo: melhorar os processos de negócio vitais da empresa. Há uma tendência de migração dos sistemas legados funcionais existentes e passando a utilizar: Software de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) Software de gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM) Software de gerenciamento de relacionamento com o Cliente (CRM)

6 Sistemas Interfuncionais
1. Software de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP - Enterprise Resourcing Planning): a) Atua como estrutura para integrar e automatizar os processos de negócio realizados pela função de: logística, produção, distribuição, contabilidade, finanças e recursos humanos. b) Conjunto de módulos de software que apóia as atividades da empresa envolvidos nos processos vitais.

7 Organizar Distribuir Integrar
Integrações do ERP Eliminação de Redundâncias Organizar Distribuir Integrar

8 Estrutura Básica do ERP

9 Sistemas Interfuncionais
2. Software de Gerenciamento de Cadeia de suprimentos (SCM): Fusão de sistemas internos das empresas com seus fornecedores, parceiros e clientes de forma a integrar melhor os processos das cadeias de suprimento e melhorar a eficiência da fabricação e eficácia da distribuição. Objetivo: atender ao que o cliente quer, quando e onde quer, pelo menor preço possível. 9

10 Modelo para Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos (SCM)

11 Sistemas Interfuncionais
3. Software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM): a) Mostra a estratégia da empresa voltada para o cliente. b) Sistema que integra e automatiza processos de atendimento ao cliente como vendas, marketing e serviços de produto. c) Este sistema está integrado com o SI da empresa. 11

12 Modelo de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM)

13 Escopo do Comércio Eletrônico
As empresas que usam o e-Commerce – como compradoras ou vendedoras – dispõem de tecnologia baseadas no uso da Internet e aplicações e serviços do e-Commerce para realizar o marketing, a exposição, processamento de transações, processo de atendimento ao cliente e manutenção do produto. 13

14 Modelo de Tecnologias do Comércio Eletrônico

15 Categorias Básicas de Aplicações do E-commerce
De Empresa-a-Empresa (B2B): envolve mercados eletrônicos e ligações diretas de mercado entre empresas. Fornecem web sites seguros com catálogos de produtos; Oferecem leilões e mercados de trocas para empresa. De Empresa-a-Consumidor (B2C): envolve mercados eletrônicos para busca de consumidores e venda de produtos e serviços. Fornecem lojas virtuais e catálogos multimídia, processamento de pedidos sistemas seguros de pagamento eletrônico e suporte online ao cliente. De Consumidor-a-Consumidor (C2C): consumidores podem comprar e vender entre si em processos de leilão (site eBay, mercado livre). Propaganda pessoal eletrônica de serviços ou produtos para compra ou venda. 15

16 Categorias Básicas de Aplicações do E-commerce
4. De Governo-a-Consumidor (G2C): envolve transações eletrônicas diretas entre governo e consumidores finais. 5. De Governo-a-Governo (G2G):envolve transações eletrônicas diretas entre governo e outros órgãos derivados do próprio governo. 6. De Governo-a-Empresa/Empresa-a-Governo (G2B/B2G) 16

17 Categorias Básicas de Aplicações do E-commerce

18 A E-Business focada no Cliente (B2C e C2C)
Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Banco de Dados do Cliente Banco de Dados das transações Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes Liga funcionários e parceiros de distribuição

19 Categorias de Processos de E-Commerce
Controle de Acesso e Segurança Administração de Conteúdo Administração do Fluxo de Trabalho Controle de acesso; Autenticação; Medidas de segurança. Geração interativa de conteúdos; Repositório de dados. Automação do processo de compra; Controle de documentos; Envio de conteúdo com base nos papéis e nas regras. Perfilando e Personalizando Gerenciamento de Catálogos Notificação do Evento Dirigida ao evento, mensagem sobre a transação; Mensagem por ; Grupo de mensagens e notícias. Administração de perfis; Personalização; Inspeção do comportamento. Cálculo de preços; Configuração do produto; Produção do catálogo. Gerenciamento da Busca Pagamento Colaboração e Comércio Carrinho de compra; Método de pagamento; Suporte; Verificação do pagamento. Mediação e negociação; Licitação / leilões, compra colaborativa; Comunidade on-line. Busca baseada no conteúdo; Busca baseada em parâmetros; Busca baseada nos papéis e nas regras.

20 Processos de Pagamento Eletrônico
Servidor do Negociante na Web Navegador do Cliente Solicita Cliente Negociante Verificar negociante Receber pedido Receber pagamento Confirmar pedido Servidor de Pagamento Verificar cliente Reexaminar pagamento Autorizar ou negar pagamento Computadores de terceiros online com links para sistemas de pagamentos múltiplos Cartões de Crédito VISA MasterCard Contas Bancárias Cartões de Débito Online Banking Compra Online CyberCash 1 ClickCharge Pagamento Eletrônico de Conta CheckFree BillerXpert Dinheiro Eletrônico Cybergold Qpass

21 Fatores de Sucesso no E-Commerce
Alguns dos Fatores para o Sucesso no e-Commerce Seleção e Valor Desempenho e Serviço Aparência e Impressão Propaganda e Incentivos Atenção Pessoal Relações Comunitárias Segurança e Confiabilidade


Carregar ppt "Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google