A liturgia deste Domingo convida-nos a refletir acerca da forma como devemos equacionar a relação entre as realidades de Deus e as realidades do mundo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Advertisements

CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
Algo mais.
ESTA VIÚVA POBRE DEU MAIS DO
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Maranatha, VEM SENHOR JESUS!
DEUS ESTÁ PRESENTE Senhor, tu me sondas e me conheces.
Vimos uma Estrela.
TOQUE DE JESUS.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Deus e César.
SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
VÓS ABANDONAIS O MANDAMENTO DE DEUS PARA SEGUIR A TRADIÇÃO DOS HOMENS.
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
OUSE A CRER!!!.
Geração de discipulos João 12:9 E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem.
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS
"Entrai pela porta estreita"
Curou muitas pessoas de diversas doenças. 8 de fevereiro de º Domingo do Tempo comum!.
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Senhor é bom estarmos aqui!
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
A Fé que transforma sua vida
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Mestre que eu veja !.
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
CLIQUE PARA MUDAR CADA SLIDE
Não só de pão vive o homem! 9 de março de º Domingo da quaresma.
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
Conhecer a Jesus Cristo
Cesar e Deus.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
CLIQUE PARA MUDAR CADA SLIDE Primeira Leitura - Leitura do livro do profeta Isa í as (Is 5, 1-7) O encontro com o amor de Deus tem de significar uma.
A Lei.
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado
CAMINHO O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU evangelho de Lucas.
Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
4º DOMINGO DA PÁSCOA 26 DE ABRIL DE 2015 “DOMINGO DO BOM PASTOR”
«EU SOU A VERDADEIRA VIDE IRA E MEU PAI É O AGRICULTOR.
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Solenidade da Santíssima trindade
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Uma Estrela.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a Palavra de Deus: ela é, verdadeiramente, o centro.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
A Liturgia de hoje focaliza algo de fundamental da nossa vida cristã: O maior Mandamento: O AMOR. Na 1.ª Leitura O mandamento do Amor é concretizado.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Ameaça de ruptura Cresce o mistério. Marcos 8, Estamos na continuação da multiplicação dos pães, agora mais concretamente, no contexto da reação.
Transcrição da apresentação:

A liturgia deste Domingo convida-nos a refletir acerca da forma como devemos equacionar a relação entre as realidades de Deus e as realidades do mundo. Diz-nos que Deus é a nossa prioridade e que é a Ele que devemos subordinar toda a nossa existência; mas avisa-nos também que Deus nos convoca a um compromisso efetivo com a construção do mundo.

A primeira leitura (Is 45,1.4-6) (Is 45,1.4-6) sugere que Deus é o verdadeiro Senhor da história e que é Ele quem conduz a caminhada do seu Povo rumo à felicidade e à realização plena. Os homens que atuam e intervêm na história são apenas os instrumentos de que Deus se serve para concretizar os seus projetos de salvação.

A segunda leitura (1Tes 1,1-5b) apresenta-nos o exemplo de uma comunidade cristã que colocou Deus no centro do seu caminho e que, apesar das dificuldades, se comprometeu de forma corajosa com os valores e os esquemas de Deus. Eleita por Deus para ser sua testemunha no meio do mundo, vive ancorada numa fé ativa, numa caridade esforçada e numa esperança inabalável.

O Evangelho (Mt 22,34-40) (Mt 22,34-40) ensina que o homem, sem deixar de cumprir as suas obrigações com a comunidade em que está inserido, pertence a Deus e deve entregar toda a sua existência nas mãos de Deus. Tudo o resto deve ser relativizado, inclusive a submissão ao poder político.

Para as lideran ç as pol í ticas e religiosas, Jesus era visto como uma grande amea ç a! A adesão do povo a Jesus crescia dia p ó s dia, aumentando ainda mais a ira daqueles que detinham o poder, oprimindo o povo. Os sacerdotes e anciões viviam fechados em si mesmo, por isto não queriam se abrir à novidade que era Jesus!

Por é m Jesus, não se intimidava diante deles! Falava abertamente de suas propostas para as multidões que viam Nele, a ú nica esperan ç a de liberta ç ão. Fariseus e herodianos eram grupos rivais, eram as lideranças locais nos povoados da Galiléia.

Ao se sentirem amea ç ados pela presen ç a de Jesus, abriram mão de suas diferen ç as, se unindo no mesmo prop ó sito: matar Jesus. Mc 3, 6. Para evitar um confronto direto com o povo, que lhes era submisso, eles preferiram encontrar uma forma de incitar o pr ó prio povo contra Jesus, armando para Ele uma cilada.

As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: 'Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém.

?”?” “ Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É l í cito ou não pagar o imposto a C é sar? Devemos pagar ou não? ”. Se Jesus dissesse: “ Não deve pagar ”, poderia ser acusado junto à s autoridades romanas como subversivo. O plano parecia perfeito, Jesus não tinha sa í da!

Podemos perceber que esta pergunta maliciosa, sob a aparência de fidelidade a Deus, era na verdade uma intenção de acusar Jesus. Se Ele dissesse: “deve pagar”, poderia ser acusado junto ao povo como amigo dos romanos.

Porém, na sua sabedoria Divina, Ele não perde tempo com discussões! Sua resposta se limitou apenas em dizer: “Trazei- me uma moeda para que eu a veja. 'Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: 'De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? 'Eles responderam: 'É de César’. 'Então Jesus disse’:”Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

Na pratica, eles já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar. O que na verdade interessava mesmo a Jesus, era que eles deveriam dar a Deus o que era de Deus, isto é devolver a Deus o povo, que era manipulados por eles, Mt 23,13

-Muitas vezes condenamos as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas ser á que hoje, n ó s tamb é m não estamos tramando contra Ele, planejando algo contra o nosso irmão? -Ser á que acolhemos bem, um novo integrante que chega com id é ias novas na nossa comunidade, ou na empresa que trabalhamos? -Ou será que por medo de que ele cresça e passe na nossa frente, até torcemos por um deslize seu e nos satisfazemos vendo-o desmoralizado diante de todos?

-O que estamos dando a Deus? Estamos devolvendo a Ele os frutos produzidos atrav é s dos dons que Ele nos deu? Temos partilhado a nossa vida com o irmão, nos interessados pelo bem comum? -Ou ser á que s ó nos aproximamos de Jesus para satisfazer nossos pr ó prios interesses, sem nos interessar pelo bem do outro? -

FONTES CONSULTADAS: SITES: -NPDBRASIL -HOMILIA DOMINICAL BIBLIA SAGRADA EDIÇÃO PASTORAL

MEUS IRMÃOS E IRMÃS! ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E APROVEITADO ESTE TRABALHO,POIS, ELE É FEITO COM AMOR PENSANDO EM VOCÊS COM CARINHO E COM OBJETVO DE EVANGELIZAR!

LENDO E REFLETINDO O TEXTO, VOCÊ ESTARÁ ASSISTINDO E PARTICIPANDO DA SANTA MISSA DE DOMINGO COM MAIS FÉ E ENTENDIMENTO, MAS NÃO SE ESQUEÇA ! VÁ À MISSA!!!!!!! COM CARINHO....

MARINEVES JESUS DE LIMA PARAPUÃ- SP