Noções básicas sobre a Internet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Advertisements

HISTÓRIA DA INTERNET.
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
INTERNET HISTÓRIA.
Internet Infra-estrutura
Conceitos Relacionados a Internet
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Internet Histórico Conceitos Básicos Estrutura Ferramentas Serviços
INTERNET Rede Mundial de Comunicação
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
TCP/IP básico e outros protocolos
Internet e Intranet Prof. Sérgio Ricardo Salazar.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
Profº Charles de Sá Graduado em Computação Profº Charles de Sá Graduado em Computação.
Internet Professor: Leandro Crescencio
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Internet é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias,
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Aula 9 - Camada de aplicação
Prof. Rômulo Vieira Leite
Internet no Brasil. bibliotecas sa ú de educa ç ão correio eletrônico acesso a processadores busca de informa ç ão Comparti- lhamento de recursos aplica.
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
O mundo ao alcance de um clique.
Histórico e conceitos básicos.
Curso de Formação de Praças – CFP/
PROF PAULO MAXIMO, MSc Network.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Introdução Básica à Internet
Serviços básicos da Internet
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Introdução Básica à Internet I. O Que É e Como Funciona Aula Renato M.E. Sabbatini, PhD.
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
A Internet e Seu Impacto
Redes de comunicação A Internet e a Web
Introdução Básica à Internet O Que É e Como Funciona.
INTERNET BÁSICA.
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
PROCESSAMENTO DE DADOS
Internet.
Aula II – Redes sem fio.
INTERNET.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Noções básicas sobre a Internet. Ana Paula Alves de Lima

Aplicativos web e webdesign Agenda Relembrando o desafio do projeto Como será o seu projeto Noções básicas sobre a Internet A história da Web; Arquitetura cliente/servidor; Funcionamento básico da Internet; Tipos de conexões (discadas, banda larga, dedicadas); Provedores e backbones; Protocolos TCP/IP; Aplicativos web e webdesign

Desafio proposto para o projeto O desafio proposto é a construção de um site baseado no tema que você escolheu (sites modas, clínicas veterinárias, entretenimento, etc...) Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado

Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado Como será seu projeto? O site deverá conter ao todo 10 páginas HTML, sendo: Página principal (Home page ou Index): Será uma apresentação do site e de todo seu conteúdo. Seria como a capa de uma revista. Página destinada ao institucional da empresa: Coloque um submenu sobre a história, A visão e a missão da empresa, A equipe da empresa. Página de contato: Acrescente o endereço da empresa, com telefone e email para contato. Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado

Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado Como será seu projeto? Página de serviços: Descreva os principais serviços que a empresa oferece para o cliente. Página de dicas: Escolha alguma dica baseada no tema podendo ser relacionadas à beleza ou saúde. Página de Produtos: Mostre os principais produtos que a empresa oferece ao cliente. Descreva-os com as informações necessárias de cada produto. Duas páginas à sua escolha; Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado

Noções básicas sobre a Internet Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado

O que seria do mundo sem internet?

a internet está em todo lugar...

Não vivemos mais sem a internet...

Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado Como tudo começou... a internet tem dono? quem inventou a internet? a Internet nasceu praticamente sem querer!!! Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado

Qual a finalidade da Internet? Acesso a informações Troca de arquivos Meio de comunicação: Bate papo Correio eletrônico Listas de discussão Comércio Prestação de serviços Educação Entretenimento

Vídeo a História da Internet Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado

ARPANET e durante a guerra fria . . . em outubro de 1957 URSS lança o Sputnik . . . . . . em 1958 os EUA criam a ARPA (1958) - Advanced Research Projects Agency; DARPA (1972) - Defense Advanced Research Projects Agency; - O Departamento de Defesa dos EUA precisava de uma rede nacional de comunicação resistente à ataques. todas as informações eram centralizadas no pentágono! em 1966, por medo de um ataque ao pentágono, a DARPA planejou uma grande rede . . . para manter a comunicação entre as bases militares dos EUA

nasce a internet... já na década de 70, a tensão entre URSS e EUA diminui . . . os militares permitem que os cientista acessem a ARPANET + mais tarde, cederam a rede para as universidades norte-americanas... Cronologia da Internet: http://midasdesign.wordpress.com/2007/03/26/cronologia-da-internet-conheca-os-principais-fato/ BITNET, acrônimo para "Because It's Time Network", foi uma rede remota, fundada em 1981 e administrada pelo CREN (Corporation for Research and Educational Networking) em Washington, e usada para fornecer serviços de correio eletrônico e de transferência de arquivos entre computadores de grande porte em instituições educacionais e de pesquisa na América do Norte, na América do Sul, Europa e Japão. Chegou a alcançar mais de 2.500 universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo. que sucessivamente (1974), passaram-na para as universidades de outros países... + acesso doméstico de pesquisadores e alunos + surge o conceito de uma rede comercial e assim surgiu a internet!

Quem criou a Internet? implementou a primeira comunicação entre um cliente HTTP e um servidor através da internet . . . . . . . (1990) http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Berners-Lee http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2006/p_040.html http://www.w3.org/People/Berners-Lee/ hipertexto Tim Berners Lee físico britânico cientista da computação professor do MIT world wide web diretor do world wide web consortium (W3C)

O que posso usar na internet? transferir arquivos e-mail FTP Telnet é um protocolo pouco seguro, por isso quase se deixou de usar. Atualmente costuma-se usar o SSH, um protocolo muito similar, embora com melhorias de segurança substanciais. FTP - Transferência de informações de um computador para outro. serviços telnet / SSH web acessar remotamente a uma máquina ou servidor

Como funciona a Internet?

Formas de Conexão

Como acessar?

Acesso discado Linha telefônica + microcomputador + modem + conta num provedor de acesso Conexão via provedor de acesso através de chamadas telefônica – pulsos Uso de login e senha para acesso Quando conecta o provedor designa um endereço IP na rede  computador se torna um nó dentro da rede do provedor Discagem via programa dial-up Ao finalizar o endereço IP é liberado e pode ser usado por outro usuário

Acesso via ADSL ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) :linha digital assimétrica por assinatura Nova opção de acesso para usuário doméstico ou empresarial Mensalidade fixa na própria conta telefônica. Serviço disponível 24 horas por dia Pode ser usado o telefone ao mesmo tempo em que navega Comparada ao acesso discado, a velocidade é bastante superior. Necessária a compra de um modem especial e o pagamento da mensalidade ao provedor de acesso.

A Cabo . A conexão via cabo utiliza a mesma infra-estrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo. Tal acesso exige um cable modem e um PC com placa ethernet. Um aparelho chamado splitter separa o sinal de TV dos dados da web, e o cable modem permite o acesso de seu PC à rede mundial. Uma das vantagens desse tipo de serviço é que a conexão com a web está permanentemente ativa; basta ligar o computador e sair navegando.

A Cabo

A Radio

Internet 3G O que significa “3G”? 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias  de telefonia móvel É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT) permitindo às operadoras oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral

Provedores Provedores de serviços são divididos em: Provedores de backbone; Provedores de acesso; Provedores de informação;

Provedor de Backbone Entidade que mantém uma rede de longa distância (WAN – Wide Area Network) de âmbito multiregional ou nacional Objetivo: repassar acesso à rede através de pontos-de-presença distribuídos na região a ser coberta Internet é uma coleção dessas redes, mantidas por provedores de backbones Um provedor de serviços de backbone opera no “atacado” de conectividade, vendendo acesso a outras empresas que farão a (re)venda de acesso para usuários finais ou que usarão internamente.

Backbone RNP

Provedor de acesso A outros provedores Instituições Se conecta a um provedor de backbone através de um link e revende conectividade na sua área de atuação, através de linhas dedicadas ou discadas: A outros provedores Instituições Usuários individuais Varejista de conectividade à Internet Provedores de acesso: www.uol.com.br www.ig.com.br www.ibest.com.br www.mdnet.com.br www.contilnet.com.br www.provedom.com.br

Provedor de informação Disponibilização de informação na rede Venda de informações de algum tipo Provedores de acesso são algumas vezes também provedores de informação (UOL)

Nome do servidor ou serviço Endereços e Nomes Para acessar um computador precisa saber o endereço ou nome Nome é composto por palavras separadas por pontos Cada palavra tem um significado: Exemplos: www.uol.com.br - servidor WWW do provedor de acesso UOL www.mec.gov.br - servidor WWW do ministério da educação do governo brasileiro www.microsoft.com.br - servidor WWW da Microsoft do Brasil www.microsoft.com - servidor WWW da Microsoft nos EUA Nome do servidor ou serviço Nome da organização Tipo de organização País • • •

Especificação de Domínio Tipos de organização: COM – empresas comerciais GOV – órgãos do governo EDU – instituições educacionais IND – empresas industriais ORG – organizações sem fins lucrativos NET – companhias que administram redes MIL – órgãos militares INT – instituições internacionais G12 – instituições de 1º e 2º graus

Especificação de Domínio - País Espanha (ES) Estados Unidos (US) França (FR) Grécia (GR) Itália (IT) Japão (JP) México (MX) Paraguai (PY) Portugal (PT) Uruguai (UY) País onde o site está hospedado, o que não significa necessariamente que o site seja daquela nacionalidade. Países: Alemanha (DE) Argentina (AR) Austrália (AU) Áustria (AT) Bélgica (BE) Brasil (BR) Canadá (CA) Chile (CL) China (CN) Cuba (CU)

protocolos como funciona? protocolos são “idiomas” e sinais universais que permitem aos dispositivos comunicar-se através da rede IP –> endereçamento; TCP -> transmissão de dados Conjunto de protocolos que definem como computadores podem se comunicar e se conectar em rede e também para o roteamento de dados; TCP/IP O User Datagram Protocol (UDP), por outro lado, é um protocolo de conectividade que raramente lida com a transmissão de dados importantes porque falta controle de fluxo ou qualquer outro método para assegurar a entrega confiável dos dados. UDP comumente é usado em aplicações como áudio e vídeo, onde é consideravelmente mais rápido que TCP devido à falta de correção de erro e controle de fluxo, e onde a perda de alguns pacotes não é catastrófico, geralmente. protocolos UDP User Datagram Protocol sem controle de fluxo; transmissão de audio e vídeo SMTP e POP FTP HTTP Hypertext Transfer Protocol - é o protocolo usado na World Wide Web; faz a troca de informações entre um browser e um servidor Web File Transfer Protocol - transferência de arquivos entre dois computadores

os pacotes são colocados na ordem correta Transmissão por pacotes as mensagens são quebradas em pedaços menores (pacotes) que são transmitidos independentemente . . . . . . . . i n t e r n e t . . . . . . . . Para compreendermos como os protocolos TCP e IP trabalham juntos para um determinado propósito, é preciso compreender como as mensagens viajam de um computador para outro. Mensagens como, por exemplo, um correio eletrônico (e-mail) ou uma página da Internet (Home Page), que são enviadas pela Internet, são quebradas em pequenos pacotes de informação. Isto é feito pois existe um espaço limitado para transmissão delas pela Internet. 1) Vantagens: - Utilização mais eficiente das conexões: mensagens menores não tem que esperar o fim do envio de uma mensagem grande. - Permite a identificação rápida de falhas: a rota dos pacotes podem ser modificada. - Maior confiabilidade: se alguns pacotes forem perdidos é possível perceber a falha e pedir uma retransmissão. a mensagem é quebrada em pacotes menores sendo cada um deles identificado para entrega; os pacotes são transmitidos pela rede, podendo não chegar na mesma ordem os pacotes são colocados na ordem correta

transmissão via TCP/IP como funciona? transmissão via TCP/IP roteador remetente destinatário Mantendo a mensagem para um tamanho padrão de cerca de 1500 caracteres, é assegurado que o tráfico continue a fluir de maneira direta. Uma vez que a mensagem é quebrada em pacotes de informação, cada um deles é transmitido para o computador-destino individualmente. Pacotes de uma mesma mensagem muitas vezes seguem rotas diferentes para um mesmo destino, dependendo do tráfego em determinados canais na hora da transmissão. Uma vez que chegam ao seu computador de destino, os pacotes são recombinados para montar a mensagem original. Resumindo: 1) Cada máquina conectada à Internet ganha um endereço ip. 2) TCP (Transmission Control Protocol): controla como as mensagens são quebradas em pacotes e remontadas quando chegam ao destino. 3) IP (Internet Protocol): identifica os pacotes para entrega e controla o caminho dos pacotes do remetente ao destinatário. o software TCP no remetente quebra a mensagem em pacotes e as identifica; os pacotes viajam independentemente pela internet, guiados por roteadores usando o protocolo IP; o software TCP no destinatário especifica como os pacotes são remontados quando recebidos.

Saiba mais... descubra aqui qual é o seu endereço ip http://www.meuip.com.br

Como me conectar? através de repetidoras localizadas em pontos estratégicos; velocidade de até 11 Mbps quando há difilcudade de usar cabeamento; velocidade de até 11 Mbps rádio wireless 3 canais: voz, download e upload; download de 256 Kbps até 100 Mbps; upload de 16 Kbps até 10 Mbps ADSL tipos de conexão dial-up satélite usuários rurais; banda larga; velocidade de 500 kbps discada (linha telefônica); velocidade máxima de 56 kbps

Browsers o que é? é o navegador, programa que permite o acesso e interpretação de arquivos HTML, CSS, Javascript, entre outros.

Hospedagem e registro... 1. escolha um domínio e faça o registro http://www.registro.br 2. procure um servidor para hospedar o site fique atendo quanto ao espaço, recursos, ferramentas e vantagens que o host oferece!

Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado Dúvidas? Aplicativos Web e Webdesign – Médio Integrado