Profª Drª Marta Palma Alves Profª Drª Renata Raffin Profª Drª Solange Fagan Ana Paula Tasquetto da Silva, Benonio Villalba, Bruno Vendrusculo e Iuri Jauris.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

E s f e r a.
ASSUNTO 8: Operãções com números inteiros (MULTIPLICAÇÃO)
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Propriedades físicas representativas de
MÚLTIPLOS E DIVISORES Colégio CCI SÊNIOR Professor: David Lima
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Escolhe a opção que julgues ser a correcta!
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Cálculo - Thomas Capítulo 5.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
FUNÇÃO MODULAR.
Cap 4 – Conceitos de Cristalografia
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
H18/D m190m m.
A Tabuada.
Múltiplos de um número.
Exercício 2: Determinar os índices de Miller das direções A a D na figura abaixo
Provas de Concursos Anteriores
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
MASSAS MEDIDAS
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Renda até 2 SM.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
MASSAS MEDIDAS.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Você e eu temos juntos R$ 535,00
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Lemas (Sudkamp)  .
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 04.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Operações com frações (semana 9).
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Na célula unitária CFC ilustrada,
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Quem levou vantagem? Denise e Pedro são colegas. No ano passado, cada um recebia 200,00 reais de mesada. Este ano, eles fizeram aos pais propostas diferentes.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Prof. André Aparecido da Silva
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Unidade 1 – Números Inteiros
Transcrição da apresentação:

Profª Drª Marta Palma Alves Profª Drª Renata Raffin Profª Drª Solange Fagan Ana Paula Tasquetto da Silva, Benonio Villalba, Bruno Vendrusculo e Iuri Jauris CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO MESTRADO ACADÊMICO EM NANOCIÊNCIAS DISCIPLINA: NANOTECNOLOGIA Atividade II Estrutura Cúbica Simples

1 célula unitária n u = 1 Ns = 8 Nt = 8 Ns/Nt = 1 2 células unitárias n u = 2 Ns = 12 Nt = 12 Ns/Nt = 1

Em ambos os casos todos os átomos estão na superfície. Não há átomos não interagentes. Dessa forma só teremos átomos não interagentes a partir de 8 células unitárias, ou seja;

n u = 8 células unitárias Ns = 26 átomos na superfície Nt = 27 átomos no total Ns/Nt = 0,962 n ni = 1 átomo não interagente 8 Células unitárias

12 Células unitárias n u = 12 células unitárias Ns = 34 átomos na superfície Nt = 36 átomos no total Ns/Nt = 0,944 n ni = 2 átomos não interagentes

Analisando-se o número de células unitárias, se apenas seguíssemos adicionando células uniformemente na direção y, teríamos então: 16 células unitárias: Ns = 42, Nt = 45  3 átomos não interagentes; 20 células unitárias: Ns = 50, Nt = 54  4 átomos não interagentes; 24 células unitárias: Ns = 58, Nt = 63  5 átomos não interagentes...  n ni átomos não interagentes =, onde é o número de células unitárias, e tal que.  Nt = n ni,  Ns = n ni.

 Porém poderíamos também adicionar células unitárias proporcionalmente nas 3 direções do eixo cartesiano; dessa forma teríamos: n u = 27 células unitárias Ns =56 átomos na superfície Nt = 64 átomos no total Ns/Nt = 0,875 n ni = 8 átomos não interagentes

 Já para 64 células unitárias; n u = 64 células unitárias Ns =98 átomos na superfície Nt = 125 átomos no total Ns/Nt = 0,784 n ni = 27 átomos não interagentes

Analisando-se o número de células unitárias, se seguíssemos adicionando células proporcionalmente nas 3 direções do eixo cartesiano, teríamos: 125 células unitárias: Ns = 152, Nt = 216  64 átomos não interagentes; 216 células unitárias: Ns = 218, Nt = 343  125 átomos não interagentes; 343 células unitárias: Ns = 296, Nt = 512  216 átomos não interagentes..  Nt = (n+1) 3, onde n é um número inteiro positivo maior ou igual a um e que multiplica o parâmetro de rede “ a”. O parâmetro de rede pode ser entendido como a “largura” de uma célula unitária.  n ni são os átomos não interagentes. n ni = (n-1) 3  Ns são os átomos na superfície. Ns = Nt – n ni = (n+1) 3 - (n-1) 3 = 6n  n u = n 3

 Exemplo: Consideremos um cristal cujo o parâmetro de rede seja. Suponha também que o cristal seja perfeitamente simétrico, apresente estrutura cúbica simples e possua um volume total de 1m 3. Dessa forma teríamos que n = Ou seja; Nt = ( ) 3 átomos = ≈ átomos n ni = ( ) 3 = – – 1 átomos não interagentes. Ns = ( ) 3 - ( ) 3 = 6n 2 +2 ≈ átomos na superfície. Ns/Nt ≈

 Ainda, se propusermos uma outra disposição espacial para novas células unitárias teríamos:  16 células unitárias  3 átomos não interagentes

 18 células unitárias  4 átomos não interagentes  Distribuições erráticas

Isso é tudo, pessoal!