O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
USO DE DADOS CENSITÁRIOS E DE PESQUISAS DOMILICARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES SOCIAIS SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA Ana.
Envelhecimento: um desafio ao futuro
ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga
“Gestão da Qualidade no Terceiro Sector” Serviço de Apoio Domiciliário
CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL
Intervenção Social nos
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA.
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Isolamento Social.
O campo da Psicologia no CRAS
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Situações de carência socio-económicas
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Pessoas com Deficiência
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Qual o papel do Estado, da sociedade e, em particular, de cada um de nós na reinserção social dos indivíduos dependentes de drogas?
Protocolo de Gestão Integrada
“REABILITAR EM CASA”.
Manual do Cuidador.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
É a promoção e a generalização da actividade física, enquanto instrumento essencial para melhorar a condição física, qualidade de vida e da saúde dos.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Valores Organizacionais
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Reabilitacao Geriatrica
Profª Maria Eliane Catunda de Siqueira PUC MiNAS
Excelência de Serviço ao Cliente
Velhice bem sucedida Três grandes categorias de condições:
Abordagem do Doente em Medicina Física e de Reabilitação Princípios Gerais da Especialidade Pedro Soares Branco Unidade de Ensino de Medicina Física e.
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Vulnerabilidade na Saúde Pública
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Animação Sociocultural
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
Rio de Janeiro, 7 a 9 Julho Ana Jorge, Ministra da Saúde SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PORTUGUÊS.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Modelo Estado Providência Evolução histórica 1. Modelo Estado Providência Desenvolvido após a 2ª Guerra mundial É o Estado do bem-estar social É o modelo.
Semana de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento “Envelhecer com Saúde Prevenindo Quedas” “24 a 28 de setembro”
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Saúde, Pobreza e Exclusão Social Aproximar os serviços de saúde aos clientes.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
Transcrição da apresentação:

O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com a Administração Regional de Saúde/Centro de Saúde, a que as pessoas em situação de dependência podem ter acesso para satisfação de necessidades básicas e específicas, apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana e actividades socio- recreativas. Este conjunto de serviços é prestado no domicílio habitual de vida do cliente, contribuindo para a promoção da sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou do seu agravamento.

O SAD presta cuidados individualizados e personalizados a idosos no domicílio, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

Permite a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa; Presta cuidados quer de ordem física quer apoio psicossocial a idosos, de modo a assegurar o seu equilíbrio e bem-estar; Assegura aos idosos e às suas famílias a satisfação das necessidades básicas e a realização de actividades da vida diária; Incentiva a melhoria das relações inter-familiares; Permite, através da sua colaboração, o acesso do idoso aos cuidados necessários de saúde; Retarda ou evita a institucionalização do idoso; Promove a autonomia do idoso, desenvolvendo acções que estimulem a sua autonomia.

O número crescente de pessoas mais velhas vulneráveis, o número significativo de pessoas mais jovens em situação de dependência por diversas causas, o número restrito de familiares que possam assegurar os cuidados necessários e a diminuição o mais possível da institucionalização da pessoa, leva à necessidade crescente de implementação e desenvolvimento do Serviço de Apoio Domiciliário, de forma a que a pessoa tenha, cada vez mais, a possibilidade de seleccionar esta resposta social, garantindo-lhe a satisfação das suas necessidades com a qualidade devida.

Trabalho realizado por: Ana Sofia, nº 2 Carina Capela, nº 5