PAPESCA - Histórico ESCOLA MUNICIPAL DE PESCADORES Disciplinas do “Núcleo Comum”:  Matemática;  Português;  Ciências…. Disciplinas complementares:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A força da economia solidária
Advertisements

GERÊNCIAS DE SAÚDE MENTAL
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
O Estado e o BNDES no apoio à
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
O SIES e a a construção de
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados Audiência Pública: “O PLANO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL AQUICULTURA.
CONAPE Comitê Temático Desenvolvimento e Gestão da Pesca Continental
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Sidney Lianza - UFRJ O Papel da Pesquisa Ação nas Políticas Públicas e na Agenda de Pesquisa-Ação Colaborativa do Projeto PRIMEIRO SIMPÓSIO NACIONAL PROJETO.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Objetivos Específicos:
ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE JURERÊ 1.
Comissão Setorial de Ciência e Tecnologia Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais – APL. Com apoio a investimentos, inovação e agregação de valor para.
Jackson Luiz da Cruz Pinelli
Consórcio Energético do Rio Uruguai
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
FUNDO BABAÇU Criado por
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
1 6ª etapa: 15 e 16 de agosto de 2009 Diocese de Caxias do Sul E ESCOLA DE FORMAÇÃO FÉ, POLÍTICA E TRABALHO.
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DE LAGOA DE DENTRO RUA DO COMÉRCIO, Nº 703, CENTRO, CEP: , LAGOA DE DENTRO, PARAÍBA. SITE:
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Diagnóstico da pequena produção popular e solidária na Amazônia Sibelle Cornélio Diniz e Roberto Luís de Melo Monte-Mór REUNIÃO TÉCNICA MESO-MICRO – INPE/SJC.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Implementação da Rede Virtual de Bibliotecas em Saúde do Estado de Minas Gerais Maria Inês Iunes Camillo Soares ¹ Fundação Hemominas ¹ Bibliotecária da.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Boletim de Avaliação Escolar Resgate histórico. PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NECESSIDADE DE MELHORAR O DIÁLOGO ESCOLA / FAMÍLIA.
Transcrição da apresentação:

PAPESCA - Histórico ESCOLA MUNICIPAL DE PESCADORES Disciplinas do “Núcleo Comum”:  Matemática;  Português;  Ciências…. Disciplinas complementares:  Construção Naval;  Navegação;  Aqüicultura.... PÓLO NÁUTICO Eng. Naval - UFRJ Projeto de Desenvolvimento Sustentável para a Cadeia Produtiva da Pesca em Macaé Problemas identificados nas atividades de pesca e de construção de barcos

PAPESCA - Início Levantar os Problemas:  Conhecer os atores locais/pessoas;  Entrevistas Individuais. Pesca Pescadores Construtores de Barco Colônia de Pescadores Mulheres da Pesca Banco do Brasil Emater Capitania Petrobras Secretarias da Pesca, Trabalho, Meio- Ambiente FINEP BNDES MCT SEAP MEC

PROGRAMAS Preservação do Meio Ambiente e Pesca Responsável Comércio Solidário e Crédito Popular Educação e Gestão Social Programas e Diretrizes de Ação

Comissão Provisória da Papesca Meio ambiente e Estoque pesqueiro Empreendimento solidário de beneficiamento de pescado Associação de construtores de embarcações Educação e gestão social Comissão Provisória de Gestão da Papesca - Pescadores - Colônia de Pescadores – Z-03 - Associação Mista de Pescadores - Escola de Pescadores - Beneficiadoras de camarão - Construtores de barcos - UFRJ - CEFET – UNED/Macaé - AGENDA 21 - Secretaria de Trabalho e Renda - Incubadora de Cooperativas - Secretaria de Industria e Comércio - Fundação de Agricultura e Pesca - Projeto Mosaico - Petrobras * apoio: SEAP, SENAES e UNITRABALHO REUNIÃO GERAL

Comissão Provisória de Gestão da PAPESCA

Os relatórios da PAPESCA propiciaram os subsídios para a primeira inserção de um capitulo sobre a pesca no Plano Diretor da cidade de Macaé PAPESCA

Rede Solidária da Pesca Implantando a Rede Solidária da Pesca em Macaé, com objetivo de fazer cumprir, dentre outras, o capítulo do plano diretor. CUMPRA-SE! Em fase de implantação Rede Solidária da Pesca – Macaé, Alto e Médio São Francisco, Amazônia, Canadá, Portugal e países da Afric – guine e Moçambique