Fórum Permanente Futuro 10 Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
Encontro com professores
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Maio / 2006.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
SÃO PAULO.
Rio de Janeiro – outubro/2005
Diretrizes para os Institutos Federais
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PLENÁRIA FINAL.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Gestão Estratégica FINEP
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Talentos para Inovação
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
CONTRIBUIÇÕES PARA UM SISTEMA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROF. DR. IVAN FREDERICO LUPIANO DIAS Departamento de Física – Universidade Estadual.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Projeto SIMULAB no UNASP
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Uma Escola do Tamanho do Brasil
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
Perspectivas Internas e Externas
As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Aline.
Transcrição da apresentação:

Fórum Permanente Futuro 10 Paraná Prof. Vanessa Ishikawa Rasoto, Drª Eng. Diretora da Agência de Inovação da UTFPR Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública - PGP vrasoto@hotmail.com;ishikawa@utfpr.edu.br 41-3310-4422; 41-9972-9071

Histórico UTFPR A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional. Diferentes denominações à primeira Universidade Tecnológica do Brasil:  - 1909 – Escola de Aprendizes Artífices do Paraná  - 1937 – Liceu Industrial do Paraná - 1942 – Escola Técnica de Curitiba - 1959 – Escola Técnica Federal do Paraná  - 1978 – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – Cefet-PR - 2005 – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Dados Institucionais Total de estudantes matriculados: 28.657 Cursos técnicos e graduação (95): 23.614 Lato Sensu e Stricto Sensu (101): 5.043 Docentes 1.883 Técnicos-administrativos 884 - 3.401.514,18 m² de área de terreno, com 236.824,69 m² de área construída - 306 salas de aula, com 20.518,25 m² - 474 laboratórios, com 34.870,55 m²

Guarapuava – Engenharia Mecânica 4

Empreendedorismo e Inovação PROEM – Pato Branco

A UTFPR ciente da necessidade de termos tecnólogos e engenheiros com um perfil empreendedor inovador implantou: 1995, com apoio do CNPq, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia – em nível de mestrado (www.ppgte.ct.utfpr.edu.br); linha de Pesquisa:Tecnologia e Desenvolvimento que desenvolve pesquisas em temas como: Gestão de Tecnologia, Gestão da Inovação e Sustentabilidade. Entre as disciplinas desenvolvidas estão: Desenvolvimento Tecnológico Sustentável, Tecnologia e Inovação e Gestão da Informação Tecnológica 1997 - O Programa de Empreendedorismo e Inovação – PROEM é um dos mecanismos de interação da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias com o objetivo de possibilitar aos alunos, ex-alunos da UTFPR, bem como servidores e parceiros externos o acesso aos temas e projetos de empreendedorismo e inovação. Desta forma, atua na formação da cultura empresarial (implantação de disciplinas de empreendedorismos nos cursos da UTFPR) e propicia espaços de desenvolvimento para projetos de empresas de base tecnológica e inovação

Tecnológica / Aceleradora Incubadora Tecnológica / Aceleradora Parque Tecnológico Pólo Tecnológico Centros de Pesquisa Empresas PROEM

Quantas empresas já passaram? HOTEL TECNOLÓGICO Campus Quantas empresas já passaram? Qtde Atual Campo Mourão 25 5 Cornélio Procópio 23 Curitiba 83 10 Medianeira 2 4 Pato Branco 40 Ponta Grossa 18 Total 191 33

Quantas empresas já passaram? INCUBADORA Campus Quantas empresas já passaram? Qtde Atual Cornélio Procópio 7 Curitiba 4 2 Medianeira 3 Pato Branco 32 Ponta Grossa 9 Total 56 18

2000, foi criado o Grupos de Pesquisa: Núcleo de Gestão de Tecnologia e Inovação –NGT (certificado pela Instituição junto ao CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Esse núcleo vem desenvolvendo pesquisas, parcerias com o setor produtivo. Ao longo dos últimos anos, o NGT tem desenvolvido pesquisa e extensão com diversas organizações como O Boticário, Siemens, Positivo Informática, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, SEBRAE Nacional, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, entre outras. 2004, nos cursos de Tecnologia e Engenharia do Departamento de Eletrônica, disciplinas voltadas especificamente a desenvolver esse tema como por exemplo: Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação, Gestão de Tecnologia e Inovação, Gestão de Projetos Tecnológicos, Engenharia do Produto, além de Empreendedorismo o Projeto Integrador. 2007: Agência de Inovação (corporativa vinculada à Reitoria) como objetivo geral identificar oportunidades e incentivar a inovação, como nicho de mercado, amparados pela Proteção Intelectual, por meio da transferência de tecnologia.

Empreendedorismo e Inovação NIT CORNÉLIO PROCÓPIO CURITIBA CAMPO NOURÃO MEDIANEIRA PATO BRANCO DOIS VIZINHOS PONTA GROSSA TOLEDO LONDRINA FRANCISCO BELTRÃO APUCARANA Agência de Inovação UTFPR Agência de Inovação atua nos Campi por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) que estão inseridos nas Diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias, estruturados em 7 dos 12Campi da UTFPR e 4 em implantação

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UTFPR Projetos Tecnológicos 119 MISSÃO Promover a articulação de parcerias da UTFPR com empresas, órgãos governamentais e demais organizações da sociedade, com foco na inovação e empreendedorismo, criando oportunidades de transferência de tecnologia das atividades de pesquisa, ensino e extensão contribuindo com o desenvolvimento social e tecnológico amparados pela Proteção Intelectual. Apoios Tecnológicos Clientes atendidos: 3.691 Apoios desenvolvidos: 19.055 Projetos Tecnológicos 119

2009: programa piloto de Capacitação de Servidores da UTFPR (fomento MEC/SETEC) em temas correlatos com Inovação utilizando-se da sua estrutura de EaD e plataforma Moodle, pela Agência de Inovação da UTFPR. Implantação dos NITs 2010: Projeto UTFinova – PR e MS:Agência de Inovação da UTFPR, o NGT, também contribuem com o projeto aprovado no edital 27/2009-CNPq, que possui como objetivo geral capacitar empresários em temas correlatos com a Gestão da Inovação para a Competitividade 2011: Programa de Capacitação em PI e Inovação para Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (44 instituições, 400 campi no Brasil).

ATUAÇÃO NO PARANÁ

2.Geração e seleção de ideias 1.Gestão da Inovação 2.Geração e seleção de ideias 7.Metrologia, normalização e conformidade Levantamento Aprendizagem Implementação Seleção 8.GC na MPE 9.Propriedade Intelectual 6.Gestão Financeira e de Riscos 3.Instrumentos da Política de CT&I Definição de Recursos 5. Elaboração e Gerenciamento de Projetos 4. Redes e Alianças Estratégicas 10.Inovação , Sustentabilidade e Responsabilidade Social

REDENIT ATUAÇÃO NO BRASIL

OBRIGADA! 17 Apucarana Cornélio Procópio Dois Vizinhos Londrina Pato Branco Toledo Campo Mourão Curitiba Francisco Beltrão Medianeira Ponta Grossa Guarapuava 17

Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças Curitiba – PR - CEP: 80230-901 agint@utfpr.edu.br Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças Curitiba – PR - CEP: 80230-901 (41) 3010-4422; (41) 3310-4927 - www.utfpr.edu.br/inovacao REGULAMENTO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UTFPR: http://www3.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prorec/leis-e-regulamentos

Fórum Permanente Futuro 10 Paraná Prof. Vanessa Ishikawa Rasoto, Drª Eng. Diretora da Agência de Inovação da UTFPR Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública – PGP vrasoto@hotmail.com;ishikawa@utfpr.edu.br 41-3310-4422; 41-9972-9071