PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA

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Processos de independência na América Espanhola
Transcrição da apresentação:

PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA HAITI AMÉRICA ESPANHOLA 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

PERÍODO DE COLONIZAÇÃO Metrópoles: Espanha e Portugal Colônias: América Objetivos: as colônias serviam para enriquecer as metrópoles. Governantes: reis absolutistas Medidas mercantilistas: monopólio e controle administrativo 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

CRISE DO SISTEMA COLONIAL Século XVIII. Crescimento das colônias. Enriquecimento da elite colonial. Livre comércio. Revolução Industrial. Independência dos Estados Unidos. Interesse inglês em comerciar com a América. Opressão sofrida pelas colônias. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

IMPOSIÇÃO DA ESPANHA SOBRE AS COLÔNIAS Necessidade de cobrir os prejuízos das guerras; Aumento dos impostos; Proibição de montar manufaturas: obrajes Fim da produção de seda. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

7ª série profª Suzana História CLASSES SOCIAIS Chapetones: colonos nascidos na Espanha, tinham os principais cargos administrativos, religiosos e militares. Criollos:descendentes e espanhóis nascidos na América Eram ricos fazendeiros, donos de minas e grandes comerciantes. Eram proibidos de ocupar altos cargos no governo, no exército e na Igreja. Lideraram as lutas pela independência. Mestiços: maioria nas cidades, vistos como ilegítimos, não podiam usar armas, ouro e roupas de seda. Ocupavam funções de pouco prestigio. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

7ª série profª Suzana História Indígenas: maioria da população, eram explorados nas fazendas, sofriam discriminação racial, se tornavam escravos por dívidas. Escravos: número pequeno, ficavam no litoral da Colômbia, Equador e Venezuela plantações de cacau. nas Antilhas- Am. Central- número maior de escravos plantações de cana Haiti possuía 1/3 dos negros que viviam nas Antilhas. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

7ª série profª Suzana História RESISTÊNCIA INDÍGENA “La llegada de Cristóbal Colón a tierras americanas fue fatal para nuestros aborígenes, porque fueron salvajemente atacados y despojados de todo lo que les pertenecía. No pudieron el arco y la flecha contra el peto, los caballos y la pólvora. Los indígenas fueron acorralados y huyeron a la selva y a los llanos. Sus dioses no pudieron hacer nada contra el invasor. Los indígenas perdieron su mundo dorado, sus peces, sus aves, sus lagartos”. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

7ª série profª Suzana História COLONIZAÇÃO DO HAITI 1492: chegada de Colombo à ilha de Hispaniola Dizimação dos índios Aruaque. Século XVII: chegada dos franceses. Nome da ilha: São Domingos Produção de açúcar,café,fumo e algodão, bem como rum. Grandes fazendas: plantations Rica colônia francesa Grandes diferenças sociais entre a elite francesa e o povo. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

LUTA PELA INDEPENDÊNCIA Líder:Toussaint Louverture, ex-escravo,formação militar, sabia ler e defendia as idéias iluministas. Adotou o nome indígena de Haiti. Enfrentou tropas francesas mandadas por Napoleão, foi preso e morto. A luta continuou com Jean Jacques Dessaline. Data: 1º de janeiro de 1804. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

7ª série profª Suzana História LUTAS SOCIAIS NO PERU Situação social: opressão, altos impostos, maus-tratos, serviço obrigatório gratuito, pagamento do dízimo e discriminação racial. Século XVIII: início das lutas Líder: José Gabriel Condorcanqui ou Tupac Amaru Fracasso do movimento, o líder foi morto, inferioridade das armas, falta de apoio dos criollos. Melhores condições de vida X Independência. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO Século XIX Líderes:padres Miguel Hidalgo e José Maria Morelos Objetivos: independência e divisão de terras entre os pobres, inclusive as da Igreja. União de criollos e chapetones: receio do fim dos privilégios, derrotaram e mataram os líderes em dois momentos diferentes. Símbolo da luta: Nossa Senhora de Guadalupe. Aumento da opressão sobre as colônias. Reação dos criollos: pagamento de impostos, proibição de ocupar cargos elevados, monopólio 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO Os criollos queriam liberdade de produção e de comércio desejo de independência. Idéias de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” Repressão aos camponeses: Augustin Itúrbide acordo com os camponeses proclamou a independência sagrou-se imperador com o título de Augustin I 1821. 1823: a elite criolla toma o poder e inicia a República 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

A INFLUÊNCIA NAPOLEÔNICA Napoleão invadiu a Espanha Tirou o rei Fernando VII do trono José Bonaparte assume o trono espanhol Criollos formaram as juntas governativas Juntas Governativas: governos locais, liberdade de comércio, apoio a independência. O rei Fernando VII reassume e com ajuda da Santa Aliança tenta combater as lutas pela independência na América. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

7ª série profª Suzana História LÍDERES DA LIBERTAÇÃO JOSÉ SAN MARTIN Argentino que lutou pela independência de vários países como: Argentina Chile Peru Liderava o “exército dos Andes” Recebeu ajuda da Inglaterra SIMÓN BOLÍVAR Comandou o exército de libertação e venceu a tropas espanholas, libertando: Colômbia Venezuela Equador Bolívia Queria unir as terras livres e formar a Grande Colômbia. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História

7ª série profª Suzana História REAÇÕES EXTERNAS A Espanha recorreu aos exércitos da Santa Aliança, mas foi derrotada A Inglaterra apoiou as lutas pela independência na América, pois tinha interesses econômicos nos novos países Os Estados Unidos desejavam estender sua influência econômica e política sobre a América através da Doutrina Monroe A Doutrina Monroe tinha por lema: “América para os americanos”. O objetivo era impedir a presença européia na América. 09/04/2017 7ª série profª Suzana História