Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
Comissão de Assistência Social – COAS
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Programa de Ética e Cidadania
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Fabiano André Vergani
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Viviane Silva da Rosa - UFSC
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Pastoral da Educação e da Cultura
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
Contexto de atuação do CME
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
MOBILIZAÇÃO DAS IGREJAS CRISTÃS PELA EDUCAÇÃO ENCONTRO DE LIDERANÇAS MARÇO/2010 – BRASÍLIA IGREJA METODISTA – CLAI Revda. Renilda Martins Garcia Coordenadora.
Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 Mesa “A mobilização das famílias pela educação” Amanda Aragão e Wagner Florentino.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
PROJETO COMUNITÁRIO.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
CAT.
A importância do Programa Vida Ativa
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Transcrição da apresentação:

Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura

População: 20. 838 habitantes Expectativa de vida: 75,7 anos Índice de analfabetismo: 6% População estudantil EB: 4.562 alunos População estudantil na rede municipal: 2.553 alunos IDEB das Séries Iniciais da EF: 4.3 IDEB das Séries Finais da EF: 3,4

Empreender esforços para promover a formação do cidadão e a melhoria da qualidade de vida da cidade. Missão: Implementar um processo educativo através da mobilização dos diversos organismos sociais. Meta: Construir uma Cidade da Educação

Programa Municipal Cidade da Educação 1.Fundamentação: Artigo 227 da Constituição: tudo que é direito da criança e do adolescente deve ser considerado "dever da família, da sociedade e do Estado.” 2.Objetivos: Articulação de forças sociais na luta pela educação; Promover a integração de projetos de caráter educativo; Estimular o engajamento das instituições em ações de formação em valores éticos e cidadania; 7

2.Objetivos Específicos: Ampliar a participação das famílias no processo educativo desenvolvido pela escola; Aumentar os índices de aproveitamento e sucesso escolar; Diminuição dos conflitos entre os agentes educativos; Contribuir com a formação de uma consciência de comprometimento social; 8

Ações educativas nas áreas de: - Meio Ambiente; Segurança; Assistência Social; Serviços Públicos; Cultura; Saúde; Qualificação Profissional; Cidadania...

Diretrizes do Programa Propiciar formação às famílias a respeito de valores e práticas de cidadania e democracia; Estimular o associativismo como forma de capacitação e co-responsabilidade cidadã; Dotar a cidade de espaços, equipamentos e serviços públicos adequados ao desenvolvimento pessoal e social. Resgatar, preservar e apresentar a identidade da cidade; Estimular o diálogo entre as culturas; Implantar ofertas de atividades culturais e recreativas;

José Wanderley Araújo da Rosa – Secretário Municipal de Educação Fabiano Bachmann – Diretor do Senai Rossane Wangler – Empresa Tractebel Energia Rosa Machado Silveira – Coordenadora do Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente Gladys Helena Agostinho – Coordenadora do Conselho Tutelar Alexandre M. Silva – Rotary Club José Carlos Mendes – Associação Palmares Patrícia Sachetti – Igreja Católica Maria Conceição Oliveira de Souza – Diretora do Centro de Educação Infantil Gente Inocente Lindaura Silvério Rodrigues – Diretora de Escola Estadual Pastor Ricardo - Igreja Filadélfia José Paulo Filgueiras – Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Reginaldo Martins – Presidente da Associação dos Moradores do bairro Santo André Vera Lúcia Pacheco – Diretora de Escola de Ensino Fundamental da Prefeitura.

Reunir as famílias , diversas entidades e setores organizados da comunidade, para refletir e implantar ações de fortalecimento da educação.

Dia da Mobilização Municipal Pela Educação 10 de Abril de 2010 A Escola em sua Casa – Educadores visitarão a família de seus educandos.

01 Oficina de Capacitação de Mobilizadores; 19 Encontros de multiplicação; 04 Comitês Locais de mobilização; 5000 cartilhas distribuídas; 400 camisetas; Encaminhados: Escola de Pais Escola Aberta: Inclusão Digital, Oficinas de Arte e Práticas Esportivas, Projeto: Chão de Fábrica

Cada Comitê deverá planejar atividades e estratégias de promoção da educação em todos os espaços da comunidade, envolvendo todos os cidadãos.

Todos juntos escrevendo um futuro melhor. Secretaria da Educação e Cultura – Ano Letivo de 2009 Todos juntos escrevendo um futuro melhor. Secretaria da Educação e Cultura – Capivari de Baixo - SC