APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Marco Conceitual Do ponto de vista jurídico, o território é a
Povos Indígenas no Brasil: História, Cultura, Dominação,
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Regiões do Brasil.
A ocupação da América e do Brasil
ESCOLA JAN ANTONI BATA OS INDIOS KADIWÉU OU CADIUÉUSÃO DESCENDENTES DOS MBAYA-GUAICURUS,ÍNDIOS CAVALEIROS,COM FAMA NO PASSADO POR TEREM SIDO EXCELENTES.
África do Sul.
Prof. Ms. Vagner Custódio
TURISMO RURAL II.
MATA ATLÂNTICA.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
Os lugares que formam o mundo
Representações do espaço Amazônico
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
HÁ SÉCULOS NA FLORESTA Os povos indígenas viveram há séculos na floresta. Por isso sabem economizar tempo, trabalho e a mata.
Guaíra: Cidade do Quilombo
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
O que é? O Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural é um programa voltado ao desenvolvimento de propriedades rurais produtivas, cuja atividade esta.
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
Prefeitura Municipal de Bombinhas
PROJETO ESTUDANTES MARCELINOS SEM FRONTEIRAS
Conhecendo a Zona Sul de São Paulo
Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios
A Questão Indígena.
COORDENAÇÃO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL
SISTEMATIZAÇÃO DA CULTURA GERMÂNICA NOS VALES DOS RIOS CAPIVARI E BRAÇO DO NORTE: PERCORRENDO UM CAMINHO NA DIVERSIDADE CULTURAL DO SUL DE SANTA CATARINA.
DOCUMENTÁRIO Revelando a Cidade Rural de São Paulo
CATEGORIAS DE.
Professora Carol/Geografia
Brasília, julho de 2009 Novos indicadores. Quais são os novos indicadores econômicos e sociais? Índice de Confiança Econômica das Famílias Índice de Qualidade.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
COMPLEXOS REGIONAIS.
Desenvolvimento Sustentável em Terras Indígenas no Brasil: a experiência da Reserva Sustentável Mamirauá Genival de Oliveira dos Santos, Mayoruna COIAB.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
Regionalização do território brasileiro
Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010.
UMA ESTIMATIVA DAS DEMANDAS ADICIONAIS POR TERRAS NO BRASIL
Prefeitura Municipal de Santo André
HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Profª Msc. Eugenia Exterkoetter Heidemann
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Trabalho de História Jan Antonin bata Anderson Luiz Souza Pereira
LIMÃO DO CURUÁ Localizada ao sul do Arquipélago do Bailique na Ilha do Curuá, a comunidade de Limão de Curuá, situa-se entre as mais antigas. Nela é possui.
Terras Indígenas.
Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES No. 02/2010
O poder do marketing para o desenvolvimento
Trabalhando com mapas Lucas Dornelas Borges Trabalho de Geografia
OBJETIVO GERAL Compreender a presença de saberes e práticas tradicionais de saúde em comunidades indígenas do Ceará e o trabalho terapêutico de seus especialistas.
SAÚDE E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ: ESPECIALISTAS, ATUAÇÃO TERAPÊUTICA E CONTEXTO ÉTNICO CULTURAL Autores: Jairla Moita Pedroza;
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Gente da Terra: Guarani Professora Hilda Beatriz Dmitruk.
O ENFRENTAMENTO DE MUNDOS QUE OCORRE EM 1492 NA AMÉRICA ESPANHOLA E EM 1500 NA AMÉRICA PORTUGUESA, É MAIS DO QUE UM CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES É UM EMBATE.
Região Nordeste geografia – 5º Ano
Programa Revitalizando Culturas – Projeto: Ensino sobre as exigências legais através da Contabilidade na aldeia Mbyá- Guarani do Maciambu de Palhoça –
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Transcrição da apresentação:

APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres Orientadora: Prof.ª Dra. Dagmar Santos Roveratti 2009

População Indígena no Brasil Na época da colonização estima-se que o número de indígenas que habitavam no Brasil variava de um milhão a cinco milhões de indivíduos; Atualmente, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas (em aldeias); Estima-se que exista entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas.

Os Guarani Grupo que esteve em constante contato com os colonizadores e, ainda assim, conseguiu sobreviver conservando sua identidade, seus costumes e tradições. Principal característica é a de migração; Divididos, territorialmente, em três grupos: Os nhandeva, (litoral de SP e SC e no interior dos estados de SP, PR, RS e MS). Os kaiowá, que são considerados o subgrupo mais populoso e encontram-se, principalmente, no estado do MS. Os Mbyá, por sua vez, estão localizados no litoral e interior dos estados do RS, SC, PR, SP, RJ e ES.

A Aldeia Krukutu Faz parte do grupo Mbyá, está localizada na zona sul do município de São Paulo/SP, no distrito de Parelheiros, no bairro Barragem; Está situada às margens da represa Billings e rodeada por Mata Atlântica(APA do Capivari – Monos); Foi demarcada e homologada em 1987 e possui cerca de 26 hectares; População constituída, aproximadamente, por 40 famílias, com cerca de 170 pessoas.

A Aldeia Krukutu Na aldeia Krukutu os moradores mantêm o cultivo precário de roças tradicionais para consumo próprio e desenvolvem pequenas atividades de pesca; Devido às limitações da aldeia e à escassez de recursos naturais para sua auto-sustentação, faz-se necessário a elaboração e implantação de projetos alternativos de geração de renda, criando mecanismos de sustentabilidade.

Etnoturismo O Etnoturismo é um tipo de turismo cultural que utiliza como atrativo a identidade, a cultura de um determinado grupo étnico; Tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida da comunidade receptora, provendo experiências de alta qualidade para o visitante e mantendo as qualidades ambientais, sociais e culturais, tanto para a comunidade quanto para o visitante.

Cartilha Turística Cartilhas turísticas são utilizadas em comunidades com potencial para o turismo, constituindo um importante instrumento pedagógico para os visitantes; Promovem clareza de informações e detalhes dos atrativos naturais e culturais do local, para que aqueles que  não conhecem  e não tem familiaridade com a aldeia, possam ser bem conduzidos e informados; Ao levar consigo a cartilha, o visitante estará ajudando a disseminar a cultura da comunidade indígena, atraindo novos visitantes à aldeia.

Metodologia: Aproximação com a comunidade da aldeia; Identificação dos locais turisticamente atrativos (vista panorâmica da Billings, nascentes, espécies vegetais de utilização medicinal e /ou artesanal, construções típicas, etc.); Aprimoramento do mapa local; Ilustrações in loco dos atrativos.

Aproximação com a comunidade Palestra: “ A questão do lixo e a saúde”

Identificação de Atrativos Vista da Represa Billings

Elaboração da Cartilha: Ilustrações in loco

Elaboração da Cartilha: Aprimoramento do mapa

Elaboração da Cartilha: Ilustrações Vista Panorâmica da Aldeia

Elaboração da Cartilha: Ilustrações Construções Típicas

Elaboração da Cartilha: Estudo de Layout