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PublicouJúlio Pinho Cordeiro Alterado mais de 8 anos atrás
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Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008
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FUNDAMENTAÇÃO Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao: Turismo; Território; Base econômica; Recursos naturais; Recursos culturais; Sociedade.
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CONCEITUAÇÃO O Turismo Rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência no chamado agronegócio. (Wikipedia)
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Turismo Rural é “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Ministério do Turismo) CONCEITUAÇÃO
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Atividades turísticas no meio rural Oferta de serviços, equipamentos e produtos de: Hospedagem; Alimentação; Visitação em propriedades rurais; Recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural; Outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.
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Características gerais do meio rural Produção territorializada de qualidade; Paisagem; Biodiversidade; Cultura e modo de vida, identificado pela atividade agrícola, lógica familiar, cultura comunitária, e identificação com os ciclos da natureza.
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RURALIDADE: Um vínculo com as coisas da terra Ainda que as práticas eminentemente agrícolas não estejam presentes em escala comercial, o comprometimento com a produção agropecuária pode ser representado pelas: Práticas sociais e de trabalho; Ambiente; Costumes e tradições; Aspectos arquitetônicos; Artesanato; Modo de vida típico.
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Importantes componentes do produto turístico rural Práticas comuns à vida campesina: Manejo de criações; Manifestações culturais; Paisagem.
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ELEMENTOS CULTURAIS Folclore; Trabalhos manuais; Os “causos”; Gastronomia; Preservação do ambiente.
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Agregação de valor Possibilidade de verticalização da produção em pequena escala, ou seja, beneficiamento de produtos in natura, transformando-os para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.
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PLANO DE NEGÓCIO: O que é preciso saber Conhecer o ramo de atividade – E as possibilidades de atuação no segmento. Conhecer o mercado consumidor – Informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto. Conhecer o mercado fornecedor – É aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento. Conhecer o mercado concorrente – Quem são os concorrentes; quais mercadorias ou serviços oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; quais os pontos fortes e fracos da concorrência; fidelidade da clientela em relação à concorrência. Definir produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados – É preciso oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc. Analisar a localização da empresa – Onde montar o negócio. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
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Conhecer marketing – As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 ‘pes’: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço. Processo operacional – Este item trata do ‘como fazer’. Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc. Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços - É prudente considerar a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais - máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria- prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários. Projeção da necessidade de pessoal – E que qualificação elas deverão ter? Análise financeira – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar e manter o negócio. PLANO DE NEGÓCIO : O que é preciso saber
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Obrigada! Marina Reis Deusdará Leal SEBRAE/ RN marina@rn.sebrae.com.br 84 3674-8900/ 3616-7900
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