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Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.

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1 Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008

2 FUNDAMENTAÇÃO  Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao:  Turismo;  Território;  Base econômica;  Recursos naturais;  Recursos culturais;  Sociedade.

3 CONCEITUAÇÃO  O Turismo Rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência no chamado agronegócio. (Wikipedia)

4  Turismo Rural é “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Ministério do Turismo) CONCEITUAÇÃO

5 Atividades turísticas no meio rural Oferta de serviços, equipamentos e produtos de:  Hospedagem;  Alimentação;  Visitação em propriedades rurais;  Recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural;  Outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.

6 Características gerais do meio rural  Produção territorializada de qualidade;  Paisagem;  Biodiversidade;  Cultura e modo de vida, identificado pela atividade agrícola, lógica familiar, cultura comunitária, e identificação com os ciclos da natureza.

7 RURALIDADE: Um vínculo com as coisas da terra  Ainda que as práticas eminentemente agrícolas não estejam presentes em escala comercial, o comprometimento com a produção agropecuária pode ser representado pelas:  Práticas sociais e de trabalho;  Ambiente;  Costumes e tradições;  Aspectos arquitetônicos;  Artesanato;  Modo de vida típico.

8 Importantes componentes do produto turístico rural Práticas comuns à vida campesina:  Manejo de criações;  Manifestações culturais;  Paisagem.

9 ELEMENTOS CULTURAIS  Folclore;  Trabalhos manuais;  Os “causos”;  Gastronomia;  Preservação do ambiente.

10 Agregação de valor  Possibilidade de verticalização da produção em pequena escala, ou seja, beneficiamento de produtos in natura, transformando-os para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.

11 PLANO DE NEGÓCIO: O que é preciso saber  Conhecer o ramo de atividade – E as possibilidades de atuação no segmento.  Conhecer o mercado consumidor – Informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto.  Conhecer o mercado fornecedor – É aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.  Conhecer o mercado concorrente – Quem são os concorrentes; quais mercadorias ou serviços oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; quais os pontos fortes e fracos da concorrência; fidelidade da clientela em relação à concorrência.  Definir produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados – É preciso oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc.  Analisar a localização da empresa – Onde montar o negócio. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

12  Conhecer marketing – As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 ‘pes’: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.  Processo operacional – Este item trata do ‘como fazer’. Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.  Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços - É prudente considerar a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais - máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria- prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.  Projeção da necessidade de pessoal – E que qualificação elas deverão ter?  Análise financeira – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar e manter o negócio. PLANO DE NEGÓCIO : O que é preciso saber

13 Obrigada! Marina Reis Deusdará Leal SEBRAE/ RN marina@rn.sebrae.com.br 84 3674-8900/ 3616-7900


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