Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing
Advertisements

Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos
Experiments with Clustering as a Software Remodularization Method Nicolas Anquetil and Timothy C. Lethbridge University of Ottawa, Canada WCRE 1999:
Analise de Regressão Parte 2.
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Planejamento de data center, com ênfase em sistemas hardened para melhorias de dependabilidade focado em variação de temperatura Rafael Roque
LOGO Sensitivity Analysis of Dependability in Redundant Computer Networks Almir Guimarães / Kádna Camboim / Rubens Matos
Sistemas Operacionais Planejamento de Experimento
Avaliação de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais
Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos 3
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Doutorando: Cosmo D. Santiago – MSc.
Recovery Blocks Paulo Junior Penna Pivetta. Introdução Os Projetos de Tolerância a falhas quase que exclusivamente eram dedicado a hardware Tolerância.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas.
Avaliação de Dependabilidade de Call Center de Serviços de Emergência
REDUNDÂNCIA POR SOFTWARE
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos 3
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.
Regressão Múltipla Profas: Gardênia da Silva Abbad Elaine Rabelo Neiva
Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas Orientador:
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira e Jean Araújo Prof: Paulo Maciel Maio de 2014 MODCS – Workshop Avaliação de desempenho no consumo de energia.
Um estudo de estratégias de redundância para melhoria de dependabilidade em ambientes Openmobster mobile cloud computing Igor de Oliveira Costa
Análise de Sensibilidade e Dependabilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela Melo Orientador:
Avaliação de Desempenho Simulação
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng
Intercloud Cauê R P Moresi.
Exploração multi-objetivo do espaço de projeto de sistemas embarcados não-críticos Bruno Nogueira.
Professores André Fernando André Cavalieri
Estimativas de Custos e Orçamentação
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Engenharia de Software Teste de Software Parte 2 Prof. Luís Fernando Garcia
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Workshop MODCS Avaliação de Desempenho de Máquinas Virtuais Eucalyptus Considerando a Compressão de Arquivos. Aluno:Érico Moutinho Medeiros Professor:
MO801: Tópicos em Arquitetura e Hardware 1 Tópicos em System-Level Design Tecnologia de Projeto Sandro Rigo
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
2.3 Experimentos Fatoriais 22 Efeitos das Interações
1 Teste de Software Aula 2 Teresa Maciel DEINFO/UFRPE.
Modelos associados a Políticas de Escalonamento para Avaliação de Desempenho de Serviços em Nuvem Aluna: Ahyalla Riceli Orientador: Eduardo Tavares.
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antonio de Souza Neto
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Avaliação da capacidade de sobrevivência a desastres em sistemas de cloud computing geograficamente distribuídos Ana Carolina Veloso Teixeira
Contabilidade e Regressão Linear
Modelagem e Avaliação de Desempenho Pós Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2011.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Regressão.
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
Prof. Carlos Alberto Kamienski – Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103) Santo André, Fevereiro de 2013 Projeto da Disciplina.
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela.
1 Modelagem e Avaliação de Dependabilidade de Infraestruturas de Mobile Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Orientador: Prof.
Avaliação da capacidade de sobrevivência a desastres em sistemas de cloud computing geograficamente distribuídos Ana Carolina Veloso Teixeira
Modelagem e Análise de Dependabilidade de um serviço de VoD streaming na nuvem Aluno: Jamilson Dantas Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Prof. José Augusto T. de Lima Jr. Disciplina – Sistemas de Informação no Serviço Público TCO – Total Coast of Ownership Custo total.
Logística Empresarial
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Metodologia de Superfície de Resposta (RSM) (Montgomery,2005, cap. 11)
Transcrição da apresentação:

Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel

Agenda Motivação Objetivos Conceitos de Análise de Sensibilidade Estudo de Caso Considerações finais

Motivação Como propor melhorias a sistemas complexos, como as nuvens computacionais? Interações entre diversos componentes de software ou hardware Modelos hierárquicos facilitam a representação e diminuem os problemas de stiffness/largeness

Motivação Análise de sensibilidade: 1 2 3 Verificar a importância de cada um dos parâmetros para a disponibilidade/desempenho do sistema. Principais métodos: Variação de parâmetros um-a-um Análise diferencial Análise de correlação/regressão linear Design of Experiment: Full-factorial, 2k-Factorial, ... 1 2 3 MTTF_GC MTTR_GC MTTF_VM

Objetivos Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos: Compor métricas vindas de diferentes modelos Hierárquico homogêneo Hierárquico heterogêneo

Objetivos Principais diferenciais: Junção de modelos em nível de aplicação com modelos de infraestrutura (Eucalyptus) Consideração de aspectos de dependabilidade/desempenho relacionados a software aging Análise de sensibilidade automatizada

Análise de Sensibilidade

Y pode ser qualquer métrica de análise estacionária ou transiente Análise de Sensibilidade Análise diferencial Derivada parcial da métrica Y em relação a cada parâmetro λ. Já existem métodos e ferramentas para esse tipo de análise em CTMC, SPN e QN*, de forma isolada. Y pode ser qualquer métrica de análise estacionária ou transiente

Estudo de caso Modelo hierárquico considerando componentes de hardware e software do Eucalyptus RBD CTMC Vários parâmetros com diferentes níveis de influência na métrica geral Ambos modelos são redutíveis a fórmulas fechadas.

Estudo de caso Índice diferencial sensibilidade

Estudo de caso Índice diferencial sensibilidade Índice de Birnbaum (Reliability importance)

Arquitetura com General Controller redundante Estudo de caso Arquitetura com General Controller redundante

Índice de sensibilidade para o sistema com GC redundante Estudo de caso Índice de sensibilidade para o sistema com GC redundante

Estudo de caso

Estudo de caso

Estudo de caso Um novo estudo de caso está em andamento: Mashup

Considerações finais Mostrou-se como realizar a análise de sensibilidade em modelos hierárquicos: RBD + CTMC, para arquiteturas Eucalyptus O método permite propor melhorias de forma direcionada/otimizada A automatização do processo é um dos próximos passos Novos estudos de caso estão sendo desenvolvidos Incorporar modelos de envelhecimento/rejuvenescimento do Eucalyptus Comparar resultados da análise diferencial com resultados de DoE fatorial (coeficiente de efeito)