ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (At.
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Seminário de Pequenos Grupos
3ª Aula INTERESSADOS Interessados - Quem São Eles - Como Conseguir.
Os Pequenos Grupos para o Tempo do Fim
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Coloquemos em prática o Método de Cristo.
Vamos estudar o modelo ideal de igreja para os dias atuais e quais os métodos que ela deve usar.
Quais são os ingredientes de um casamento feliz?
IGREJA MULTIPLICADORA
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
ABC DA CÉLULA INTRODUÇÃO
Em busca da ovelha perdida. Jo
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
A casa de Deus é uma instituição sem fronteiras, formada por homens e mulheres, unidos pela Palavra, motivados por uma esperança, incumbidos de um.
IDE....
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
PANORAMA DA VISÃO “IGREJA MULTIPLICADORA”
Como Conservar os Novos Membros
A comissão de Cristo para Seus seguidores não foi meramente batizar, mas fazer discípulos.
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
QUARTA SEMANA: JUDEIA, NOSSO ESTADO.. “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A formação integral do cristão
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
O RETORNO AO MODELO BÍBLICO
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
Compreendo o chamado divino
RM 13:11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando.
O ativismo e o essencial
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
Essenciais da Igreja Evangelizar.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Uma igreja viva para um Deus vivo
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
EVANGELISMO PÚBLICO.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
A GRANDE COMISSÃO Mt 28:18-20 “DISCIPULAR AS NAÇÕES”
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Reunião de Ministros 08/10/2011.
Lição da Escola Sabatina Missionários Exilados
A Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu a partir do movimento Milerita de 1840, que atraiu pessoas de várias denominações tradicionais. Muitos vieram.
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
Mensagem: Pedras Vivas
I. De onde viemos? Surgimos de um movimento bíblico.
Tema 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 10 – Evangelismo e Missões
60% a 70% das pessoas que se unem à igreja, o fazem devido à influência de amigos ou parentes.
A Visão “Em cada casa uma igreja, e cada crente um ministro”
Uma Igreja Saudável Efésios 4:
INTRODUÇÃO TODO PASTOR VOCACIONADO POR DEUS PREOCUPA-SE COM O CRESCIMENTO DA IGREJA QUE PASTOREIA.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que a sua missão é pregar o evangelho eterno a cada nação, tribo, língua e povo.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2010
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II

Embora só Deus possa gerar o verdadeiro crescimento congregacional, os investigadores descobriram 10 fatores trans-culturais que contribuem para o crescimento das igrejas.

I - POSSUEM UMA LIDERANÇA VISIONÁRIA, SOLÍCITA E CAPACITADORA

As igrejas que crescem têm líderes catalisadores e visionários. Estes líderes são otimistas, que catalisam, precipitam, concentram e dirigem todas as atividades da igreja em direção ao que realmente produz crescimento.

São pessoas que têm a capacidade de gerar entusiasmo. São agentes de mudança, com um dom especial para vislumbrar as necessidades da igreja e da comunidade Por essa visão, transformam-se em líderes capacitadores.

“Não são necessários dons e capacidades extraordinárias para pastorear uma igreja em crescimento. Não é preciso ser um orador dinâmico ou um mestre em administração. Por outro lado, ele deve estar comprometido no sentido de alcançar os perdidos e desenvolver os membros”. Kirk Hadaway

II - POSSUEM MINISTÉRIOS DE ACORDO COM OS DONS E AS NECESSIDADES

“E, quando os apóstolos partiam para outro lugar, a fé daqueles homens não vacilava, antes aumentava. Haviam sido fielmente instruídos no caminho do Senhor, e se lhes ensinara como trabalhar abnegadamente, fervorosamente, perseverantemente pela salvação de seus semelhantes...

...Esta cuidadosa instrução aos novos conversos era um importante fator no êxito notável que acompanhava Paulo e Barnabé, pregando eles o evangelho nas terras gentílicas”. Ellen White

McGavran dizia que as igrejas em crescimento têm por volta de 60% de membros ativos, dos quais uns 20% estão na evangelização direta e uns 40% em tarefas internas, mas dirigidas ao crescimento.

A Ciência do Bom Viver, pág. 143 “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: "Segue-Me". A Ciência do Bom Viver, pág. 143

III - POSSUEM UMA ESPIRITUALIDADE CONTAGIOSA

Daniel Rode diz: Hoje, como naquela época, o “testemunho” contagioso de seus seguidores era e continua sendo o método de Cristo por excelência para a evangelização do mundo (Mat. 24:14)

Oosterwal diz: “o crescimento da igreja está proporcionalmente relacionado com a relevância da mensagem para a vida e para a existência das pessoas, no contexto de sua situação particular”.

Quando se aprecia a importância da mensagem bíblica, quer-se compartilhar.

IV - POSSUEM PRIORIDADES NA ORDEM BÍBLICA

As igrejas que crescem têm as prioridades organizadas de acordo com a ordem bíblica:

A relação com Deus. A relação com a igreja do lar e a igreja em geral. O compromisso com a obra da igreja.

A razão básica de por que as igrejas conservadoras crescem é a prioridade que dão à evangelização por sobre a obra social. Além disso, estas igrejas são mais estritas e sérias com respeito à sua congregação.

Roger Finke e Rodney Stark observaram que as igrejas deixaram de crescer quando “rechaçaram as doutrinas tradicionais e abandonaram suas demandas exigentes para seus seguidores”.

Daniel Rode diz: “A igreja também deve manter em ordem suas prioridades, se quer continuar vivendo e crescendo. A evangelização deve ser prioritária sobre o trabalho social”.

V - POSSUEM ESTRUTURAS FUNCIONAIS

Os estudos de Schwarz indicaram que “50% dos membros das igrejas decrescentes disseram: “Considero a nossa igreja como tradicionalista”. Mas só 8% disseram o mesmo nas igrejas em crescimento”.

A necessidade de um serviço melhor às viúvas criou a necessidade de uma mudança de estrutura. O resultado foi que “crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé”. (Atos 6:7)

VI - POSSUEM CULTOS INSPIRADORES

80% dos membros das igrejas em crescimento disseram que o culto em suas igrejas havia significado uma experiência inspiradora; mas somente 49% disseram o mesmo nas igrejas decrescentes.

As pessoas se sentem inspiradas no culto quando suas necessidades espirituais são atendidas e quando participam de acordo com sua idiossincrasia.

Hemphill menciona que a adoração que exalta a Cristo era a segunda característica das igrejas em crescimento do primeiro século, que praticavam o modelo de Antioquia.

VII - POSSUEM UM PROGRAMA DE CÉLULAS INTEGRADORAS

Se existe um ponto que sobressai sobre os demais como o mais importante de todos quanto ao crescimento das igrejas, é o princípio da MULTIPLICAÇÃO DAS CÉLULAS.

“A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão, foi-me apresentada por Aquele que não pode errar.” Serviço Cristão, p. 92.

“Se há na igreja grande número de membros, convém que se organizem em pequenos grupos a fim de trabalhar”. SC, p. 72.

“Se num lugar houver apenas dois ou três que conheçam a verdade, organizem-se num grupo de obreiros.” SC, 72

VIII - SÃO AMIGÁVEIS

O companheirismo é o fator número um do crescimento adventista.

As igrejas que crescem possuem, em média, um “quociente de amor” bem superior ao que se encontra naquelas que estão paradas ou decrescem.

IX - POSSUEM UMA METODOLOGIA EFETIVA EM FAZER DISCÍPULOS

A responsabilidade da igreja é muito grande na formação de novos discípulos. A pregação do Evangelho se terminará com a multiplicação de discípulos.

O método de evangelizar mais efetivo que há debaixo do céu é estabelecer novas igrejas.

E a melhor forma de se fazer discípulos é através dos pequenos grupos. Para que uma pessoa possa ser um discípulo, deve estar envolvida nas atividades da igreja através da capacitação missionária. E a melhor forma de se fazer discípulos é através dos pequenos grupos.

X - VALORIZAÇÃO DE TODOS OS GRUPOS HUMANOS

As igrejas em crescimento se compõem principalmente de um grupo homogêneo ou valorizam todos os grupos que as compõem. A igreja primitiva teve grande êxito neste aspecto, sua missão abrangia todos os grupos étnicos da terra (Mateus 28:18-20; Atos 2,10,15).

Quando a igreja enfrentar a evangelização do mundo, talvez seu maior problema seja como apresentar a Cristo de tal maneira que os crentes possam realmente segui-Lo sem abandonar seu próprio povo.

CONCLUSÃO

As igrejas que realmente anelam crescer não devem permitir-se pôr nenhuma pessoa de lado com as características mencionadas.

O crescimento natural da igreja continuará sendo uma obra sobrenatural da parte de Deus, como o é o crescimento de uma planta. O exército e a força humana têm seu lugar, mas o fator decisivo continuará sendo a obra do Espírito Santo.

“Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Zacarias 4:6)