Lordelo - Paredes Escola Secundária C/ 3º Ciclo de Vilela Vilela – Paredes - Porto Miguel Viana – Ciências Físico-Químicas; Cristina Calvão – Ciências.

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Transcrição da apresentação:

Lordelo - Paredes Escola Secundária C/ 3º Ciclo de Vilela Vilela – Paredes - Porto Miguel Viana – Ciências Físico-Químicas; Cristina Calvão – Ciências Naturais Parque Urbano do Rio Ferreira 9º Ano – 25 alunos

DOMINANTES: Quercus robur; Quercus pyrenaica; (Quercus faginea; Quercus suber; Yucca aloifolia; Pinus pinaster, Eucalyptus globulus) DOMINANTES: Giesta (Cystisus striatus); urze-branca (Erica arborea); Outros:feto ordinário (Pteridium aquilinum); silvas (Rubus ulmifolius); tojo-arnal (Ulex latebracteatus); carqueja (Pterospartum cantabricum) FAUNA OBSERVADA: Rã verde (Rana perezi); salamandra (Chioglossa lusitanica); pardais (Passer domesticus); verdilhão (Carduelis chloris); melro (Turdus merula); milhafre (Milvus migrans); pêga rabuda (Pica pica). Foram também observados dejectos de raposa (Vulpes vulpes), com pêlo de animal ingerido. PROBLEMAS: Indícios de fogo e queimadas; Restos de foguetes; Rastos de veículos; Muitos detritos de plásticos (sobretudo margens e vegetação do Rio); Postes de alta tensão; futura presença humana no parque.

Divulgação e enquadramento do tema nas aulas de Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas e de Área de Projecto. Análise geográfica da região e preparação de documentação de projecto e aprovação pedagógica. Projecção dos vídeos da CVTV sobre a saída de campo à matinha de Queluz e palestras. Debate e enquadramento no âmbito local. Aplicação das Fichas de Trabalho fornecidas e pesquisa de informação complementar. Preparação da saída de campo: análise, selecção e ensaio de materiais e instrumentos necessários. Organização em grupos de trabalho e áreas de intervenção. Saídas de campo para identificação, recolha orientada de materiais e registos instrutivos das observações. Três saídas em diferentes estações: Outono, Inverno e Primavera. (duas já realizadas) Cruzamento de dados obtidos e caracterização detalhada do Bosque. Entrevistas/comunicações com entidades locais: autarquia, associação florestal e outros. Contactos electrónicos e locais com entidades. Palestra aberta à comunidade com a colaboração da Associação Florestal do Vale do Sousa (Biblioteca). Divulgação em carta de notícias interna e revista “Flores do verde pinho” Dia aberto da escola - publicitação do projecto com projecções Portefólio fotográfico. Identificação de espécies raras e de soluções sustentáveis. Elaboração de produtos finais que assegurem a publicitação de forma útil do trabalho realizado.