Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Migração no Brasil: o caso nordestino
Advertisements

REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
A representação do negro e da escravidão no século 19
Capoeira.
Cultura do centro sul culinaria.
Danças folclóricas do Sul
A política no Brasil
O Nordeste do Brasil.
GEOMETRIA e SEUS CONCEITOS.
Danças Africanas.
SÃO JOÃO.

Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo.
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
Dança do Pezinho.
DANÇA DANÇA DOS CADARÇOS
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
Orientando-se no espaço terrestre
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Cultura Afro - Brasileira
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Ritmos Afro-brasileiros
AS REGIÕES BRASILEIRAS
REGIÃO CENTRO- SUL:MIGRAÇÕES
Manifestações rítmicas regionais- Sul
Cultura Afro - Brasileira
Ritmos Afro-brasileiros
Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
1 Noções Básicas de Vídeo – Projeto Literacia (PMBCS) 2012.
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Tecnologias - Matemática
Complexo regional do Nordeste
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Danças. Ciranda e Frevo..
Ritmos Afro-brasileiros
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Profa. Msc. Ana Lúcia Fontenele
Legenda 1 • Amazônia, 2 • Centro-Sul, 3 • Nordeste
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
Linguagens, Códigos e suas
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS 522 B  CAMILA BARROS N° 02  GRACE BARBOSA N° 08.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
Flávia Abreu Farias 4°ano A
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Trabalho de Geografia Alunos: Stefany Maier, Rafaella Freitas, Sthefany Juliana, Pablo Lopes Profª: Viviane Série: 1 ano ‘A’ Tema:Região Sudeste.
Danças Folclóricas e Populares
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
TRABALHO DE PORTUGUÊS.
Região Norte Trabalho de Geografia
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 7° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste do país

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. A dança é uma das melhores expressões culturais, pois envolve o movimento, o canto e a dramatização. E é essa necessidade de se expressar que leva o homem a utilizar as artes e transformá-la em um símbolo de seu povo ou de sua cidade. (1) Imagem: kenna takahashi / A dançarina Bliss - Burning Man 2010. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic (1). http://dancas-tipicas.info/. Acesso em 28 ago. 2012.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. No Brasil, as principais lutas e danças típicas têm forte ligação com a religiosidade e o fator histórico. São ritmos alegres com roupas e cenários populares de cada região. (1) Imagem: Efrat Gruner, Edirado por Ester Inbar / Roda de Capoeira / The use of this image is free for any purpose.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. As danças típicas demonstram o melhor e o mais importante de uma localidade. (1) Nesta aula, vamos conhecer as danças das regiões Sul e Sudeste do Brasil! Vamos lá? NORTE CENTRO OESTE NORDESTE SULDESTE SUL CENTRO OESTE Imagem: TZ master / Mapa Clicável do Brasil. / GNU Free Documentation License

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Região Sul composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; apresenta grande diversidade cultural, em especial a influência da cultura do imigrante europeu. Imagem: Nathan Sodré Salvatierra / Mapa do Sul do Brasil / Domínio Público.

Pau-de-Fitas (PR) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Pau-de-Fitas (PR) o pau-de-fitas foi trazido pelos alemães que aportaram no sul do Brasil; um mastro de aproximadamente três metros é fincado no chão com diversas fitas coloridas atreladas a ele; os dançarinos devem estar em número par e cada um segura uma fita para girar ao redor do mastro; no decorrer dos passos da dança, vão se formando desenhos com as tranças das fitas; a dança é acompanhada por músicas provenientes de instrumentos como o cavaquinho, pandeiro, acordeão e violão. (2) Imagem: David Luther Thomas / Padrões de fita como fitas dos dançarinos chegar ao fundo do Maypole / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic (2). http://dancas-tipicas.info/mos/view/Sul/. Acesso em 28 ago. 2012.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Fandango (PR, SC, RS, SP) trazida pelos portugueses (litoral do Paraná), no Brasil, recebeu influência do índio; o fandango também pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo; são utilizados instrumentos como viola, pandeiro e uma rabeca enquanto a letra é improvisada; os dançarinos fazem uma roda e dançam com passos valsados e o ritmo é seguido com palmas e com a batida dos pés. (2) Imagem: Pierre Chasselat (1753-1814) / Imagem de dança folclórica espanhola do pintor francês Pierre Chasselat / O trabalho de Pierre Chasselat (m. 1814; PD-Velha) / Domínio Público

Chimarrita (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Chimarrita (RS) dança típica de Portugal, trazida ao Brasil durante o século XIX; inicialmente, a dança era realizada com os casais juntos dançando algo parecido com as valsas. Depois, as duplas passaram a dançar em várias direções e mais separados; em algumas partes, eles dançam juntos no passo bem conhecido que é o “dois pra lá e dois pra cá”; Com base em alguns movimentos, o homem, chamado de peão, e a mulher, que recebe o nome de prenda, podem flexionar levemente os joelhos durante os passos. (2) Imagem: BPL / Dançando o Polka / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

Milonga (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Milonga (RS) essa dança também é popular na Argentina e no Uruguai. No Rio Grande do Sul, ela recebe a companhia da viola e de outros instrumentos musicais; a milonga gaúcha lembra os passos do tango e é bem mais lenta e romântica; ela pode ser dançada de três formas: havaneirada (seguindo os passos da vaneira), tangueada (dança no ritmo de marcha) e riograndense (dança com passos dois e um). (2) Imagem: Gabriella Clare Marino Gcmarino / Milonga com música ao vivo em Amsterdã / GNU Free Documentation License

Vaneirão (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Vaneirão (RS) é um ritmo bastante comum no estado e tem suas origens na cidade de Havana, em Cuba; sua influência incidiu não só sobre o Rio Grande do Sul, como também nos sambas do Rio de Janeiro; o nome da dança se altera conforme o ritmo, pois, se ele for lento, recebe o nome de Vaneirinha, rápido, Vaneirão e moderado, Vaneira; os passos são realizados com “dois pra lá e dois pra cá”, e são alternados com quatro movimentos de cada lado. (2)

Chula (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Chula (RS) dança praticada só por homens; representa um desafio; uma lança é colocada no chão e três homens em suas extremidades. Eles sapateiam de diversas formas e, após realizar uma sequência de passos, outro dançarino vai executar os movimentos e deve realizar de forma mais difícil que o anterior; tudo isso acontece sob a música de uma gaita gaúcha; o dançarino que vence o desafio é aquele que realiza uma coreografia mais difícil que os companheiros, quando encosta na vara ou quando, por algum motivo, perde o ritmo. (2)

Pezinho (RS) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Pezinho (RS) o pezinho tem origem portuguesa e conseguiu atrair adeptos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; além de dançar, os dançarinos devem cantar no ritmo da música que acompanha os passos; a coreografia se altera entre passos ritmados pelos pés e as duplas que rodam em torno de si. (2)

Boi de mamão (SC) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Boi de mamão (SC) o boi de mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa Catarina; com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com esse nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi de pano; trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino. (3) Imagem: Eugenio Hansen, OFS / Fantoche representando uma Bernunça, personagem do Boidemamão, do folclore do estado de Santa Catarina, Brasil. / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada

Dança do vilão (SC) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Dança do vilão (SC) é uma das danças que fazem parte do folclore de Santa Catarina; possui diversas componentes: balizadores, batedores e músicos, ou seja, muito semelhante à que é dançada no estado de Goiás; com o bastão, os integrantes realizam batidas e giram entre si. O movimento proporcionado pelo vaivém dos bastões deixa a coreografia mais bonita. (2)

Balainha (SC) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Balainha (SC) também recebe o nome de “arcos floridos” ou “jardineira”, pois os casais seguram um arco florido; é formada uma fila, e as duplas vão passando os arcos por cima e por baixo dos demais casais; depois, são executados outros passos com formação de grupos com quatro pares, que fazem uma roda para cruzar seus arcos e formar as balainhas. (2)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Região Sudeste A Região Sudeste do Brasil é composta pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu / Mapa do Brasil, destacado o sudeste / GNU Free Documentation License.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Dança do tamanduá (ES) homens e mulheres formam uma roda com uma pessoa no centro e realizam coreografias de acordo com o que é executado por quem está no meio; as músicas que embalam os dançarinos são improvisadas e começam com um cantador; as músicas são na forma solo-coro, o que permite improvisação nas ordens musicais cantadas pelo puxador. (4)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Caxambu (MG) essa dança é realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas; é formada uma roda e uma pessoa fica no centro executando coreografias; são diversos cantos entoados com a ajuda de tambores feitos com troncos de árvores. (4) Imagem: Vanessa Freitas / Foto de uma apresentação do Grupo de Caxambu Michel Tannus em Porciúncula - RJ / Domínio Público

Cateretê ou catira (RJ-SP-MG) EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Cateretê ou catira (RJ-SP-MG) o cateretê foi introduzido pelos jesuítas; nas zonas litorâneas, geralmente é dançado com tamancos de madeira dura. No interior desses estados, os dançarinos dançam descalços ou usam esporas nos sapatos; em geral, o cateretê é dançado apenas por homens, porém, em alguns estados, como Minas Gerais, as mulheres também participam da dança; os dançarinos formam duas fileiras, com acompanhamento de viola, cantos, sapateado e palmas. Os saltos e a formação em círculo aparecem rapidamente; os dançarinos não cantam, apenas batem os pés e as mãos e acompanham a evolução. (5) Imagem: Al-nasiho / dança típica do folclore brasileiro / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Mineiro-pau (MG) é realizada por homens de todas as idades, que usam bastões de madeira; os dançarinos alternam entre círculos e fileiras e dançam ao som da batida no chão; essa batida recebe o nome de “batida de quatro”, “batida no alto”, “batida embaixo”, entre outras. (4)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Samba (RJ) o samba é uma dança e um gênero musical trazido pelos negros para o Brasil; inicialmente, ele chegou à Bahia, mas ganhou espaço e reconhecimento em outros estados, principalmente, no Rio de Janeiro; foi nessa localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características como o maxixe, a polca e o xote. (4) Imagem: Prefeitura de Olinda / Ritmistas de samba do "Sambadeiras" grupo (2009) - Olinda, Brasil. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Xiba (RJ) a xiba é executada com o uso de tamancos específicos com a formação de círculo duplo formado por homens e mulheres; as mulheres cantam repentes, e os homens batem os tamancos fazendo muito barulho. (4) Imagem: Clive Stanley/ Tudor Rose pub com dançarinos de Morris histórica rua em alta Upnor Alta e Tudor Rose pub fornecer o cenário idílico para uma Noroeste entupir senhoras dança Morris fora da noite. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Jongo (SP) essa dança é uma herança dos negros e é marcada por formar uma roda de homens e mulheres; um solista canta uma canção e as outras pessoas batem palmas e fazem movimentos; os instrumentos musicais utilizados são tambor e chocalho. (4) Imagem: Adilson dos Santos / Fado de Quissamã - dança Jongo em torno de uma fogueira em centenários de escravos casas de Machadinha Farm plantação de cana / GNU Free Documentation License

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares. Há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes de dançar. (6) Imagem: kenna takahashi / A dançarina Bliss - Burning Man 2010. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Extra Dividir a turma em dois grupos correspondentes às regiões Sul e Sudeste. Os dois grupos terão que escolher alguns estilos de dança das respectivas regiões. Os grupos deverão fazer uma pesquisa em relação à cultura na qual a dança está inserida; como foi a origem e se existem filmes, fotos ou textos que possam contribuir para o entendimento e a visualização dos movimentos. Criar uma sequência de movimentos, para que todos vivenciem o máximo possível de variações sem se preocupar com a perfeição dos gestos. Adaptado de SEED-PR (2007)

Referências Bibliográficas EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Dança e luta: resgate das origens, dos saberes e práticas sobre as danças das regiões Sul e Sudeste do país. Referências Bibliográficas Secretaria de Educação do Paraná. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público, 2007. *Sites consultados: disponíveis nos Hiperlinks

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2,24 kenna takahashi / A dançarina Bliss - Burning Man 2010. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bliss_Dancer.jpg 29/08/2012 3 Efrat Gruner, Edirado por Ester Inbar / Roda de Capoeira / The use of this image is free for any purpose. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:CapoeiraTigre03_ST_05.jpg 06/09/2012 4 TZ master / Mapa Clicável do Brasil. / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazil_Labelled_Map.svg?uselang=pt-br 27/08/2012 5 Nathan Sodré Salvatierra / Mapa do Sul do Brasil / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Regiao_Sul_do_Brasil_%28somente%29.PNG 6 David Luther Thomas / Padrões de fita como fitas dos dançarinos chegar ao fundo do Maypole / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ribbon_patterns_-_geograph.org.uk_-_420388.jpg 28/08/2012 7a Upload de Arquivo Bot (Magnus Manske)/ Dançando ilustração casal/ United States Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:TangoLesson6.jpg 7b Pierre Chasselat (1753-1814) / Imagem de dança folclórica espanhola do pintor francês Pierre Chasselat / O trabalho de Pierre Chasselat (m. 1814; PD-Velha) / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fandango-chasselat.jpg?uselang=pt-br

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   8 BPL / Dançando o Polka / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dancing_the_Polka_(Boston_Public_Library).jpg?uselang=pt-br 28/08/2012 9 Gabriella Clare Marino Gcmarino / Milonga com música ao vivo em Amsterdã / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Milongalivemusic.jpg 13 Eugenio Hansen, OFS / Fantoche representando uma Bernunça, personagem do Boidemamão, do folclore do estado de Santa Catarina, Brasil. / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bernun%C3%A7a_.jpeg 16 Raphael Lorenzeto de Abreu / Mapa do Brasil, destacado o sudeste / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazil_Region_Sudeste.svg 29/08/2012 18 Vanessa Freitas / Foto de uma apresentação do Grupo de Caxambu Michel Tannus em Porciúncula - RJ / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caxambu_michel_tannus_porciuncula_evento.JPG?uselang=pt-br 27/08/2012

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   19 Al-nasiho / dança típica do folclore brasileiro / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Catira.jpg?uselang=pt-br 27/08/2012 21 Prefeitura de Olinda / Ritmistas de samba do "Sambadeiras" grupo (2009) - Olinda, Brasil. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Samba_feminino.jpg?uselang=pt-br 28/08/2012 22 Clive Stanley/ Tudor Rose pub com dançarinos de Morris histórica rua em alta Upnor Alta e Tudor Rose pub fornecer o cenário idílico para uma Noroeste entupir senhoras dança Morris fora da noite. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tudor_Rose_pub_with_Morris_Dancers_-_geograph.org.uk_-_358937.jpg?uselang=pt-br 23 Adilson dos Santos / Fado de Quissamã - dança Jongo em torno de uma fogueira em centenários de escravos casas de Machadinha Farm plantação de cana / GNU Free Documentation License http://en.wikipedia.org/wiki/File:Jongo_em_machadinha8_adilson_dos_santos_alta.jpg