Profª. Luciana Balduíno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Semântica= relação de significado entre as palavras
Advertisements

Dificuldades da Língua Portuguesa
O PRONOME.
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
O modelo morfossintático -
Frase - Oração - Período
Ortografia Clássica -pontos problemáticos
Classes de palavras: adjetivo
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Classes Gramaticais.
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
Advérbios São palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância.
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
EMPREGO DAS LETRAS.
Hiperônimo e Hipônimo.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Prof. Karen Neves Olivan
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.

Alguns empregos de J e de G
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
O pronome O pronome.
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Relação entre as Palavras
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Acentuação Ortografia.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Uso do porquê Por que Porque Por quê.
Língua Portuguesa Profª Joelma
Casos mais difíceis no emprego de vogais e consoantes
Profª. Luciana Balduíno
Ortografia n Por que - Por que você faltou? n Por quê - Você faltou por quê? n Porque - Faltei porque viajei. n Por que - Desconheço a razão por que faltou.
HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS PROF. Daiana Pasquim
Regras ortográficas Professor Frajola
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
ORTOGRAFIA Prof. Alfonse Rabay.
MORFOLOGIA VERSUS SINTAXE
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
A semântica é o estudo da significação das palavras.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
ORTOGRAFIA.
Palavras Invariáveis Advérbio
Profª. Luciana Balduíno
Prof.ª irlane Araújo.
Fonologia e Ortografia II
ORTOGRAFIA Prof. Alfonse Rabay.
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
ORTOGRAFIA Ao escrever uma palavra com som de s, de z, de x ou de j, deve-se procurar a origem dela, pois, na Língua Portuguesa, a palavra primitiva, em.
2015/16 DISCIPLINA PORTUGUÊS EMERSON MODESTO.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
A a b b c c 108. Florianópolis Cascadura Miami.
Relação entre forma e significado
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” (Luiz Antonio Sacconi)
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Ortografia S.
Emprego dos Porquês.
Ortografia.
Universidade Federal do Acre- UFAC Pet-Agronomia Tutor: José Ribamar Torres da Silva Petiana: Hérica Kássia Maciel de Moura (Ex-Petiana)
LÍNGUA PORTUGUESA.
ORTOGRAFIA.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
DIFICULDADES DA LÍNGUA. A FIM DE Finalidade / Objetivo Estou fazendo cursinho na Apotec, a fim de passar no Juarez.
ORTOGRAFIA É a parte da gramática que determina como as palavras devem ser escritas, segundo os padrões da língua culta.
Profª. Luciana Balduíno
Transcrição da apresentação:

Profª. Luciana Balduíno ORTOGRAFIA É a parte da gramática que determina como as palavras devem ser escritas, segundo os padrões da língua culta. Profª. Luciana Balduíno Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Na língua portuguesa, diversos fatores dificultam a escrita correta de certas palavras. Um desses fatores, por exemplo, relaciona-se à possibilidade de alguns fonemas admitirem diferentes grafias. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Embora poucas orientações sejam realmente eficientes para escrever de modo correto os vocábulos, há três procedimentos que, em conjunto, podem diminuir as dificuldades relativas à ortografia: Conhecer as orientações ortográficas que serão expostas a seguir; Consultar, sempre que necessário, o dicionário; Memorizar a grafia das palavras. Profª. Luciana Balduíno

ORIENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z a. Sufixos (terminações) -ES, ESA Observe a correlação entre as frases e também a letra em destaque: Meu primo nasceu na França – Meu primo é francês. Joana nasceu no campo – Joana é camponesa. Este chocolate veio da Holanda – Este chocolate é holandês. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Escrevem-se com s (-ês, -esa) os sufixos que indicam nacionalidade, origem ou procedência. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z b. Sufixo –ISA Observe novamente: Masculino Feminino Ele é profeta. – Ela é profetisa. Ele é sacerdote. – Ela é sacerdotisa. Carlos é poeta. – Cecília é poetisa. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Escrevem-se com s (-isa) o sufixo que indica o gênero feminino. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z c. Sufixos -EZ, -EZA Observe as correlações e os destaques: Adjetivo Substantivo Abstrato O carro é rápido. - O carro tem rapidez. O balão era leve. - O balão tinha leveza. A foto é nítida. - A foto tem nitidez. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA São escritos com z (-ez, eza) os sufixos que se unem a adjetivos para formar substantivos abstratos. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z d. Verbos terminados em –ISAR ou IZAR Observe as correlações e os destaques: Palavra primitiva Verbo derivado Aviso - avisar Análise - analisar Improviso - improvisar Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA São escritos com s (-isar) os verbos derivados de palavras que têm s na última sílaba. Obs.: Nesse tipo de verbo, o que ocorre é o simples acréscimo da terminação –ar após a letra s da última sílaba da palavra primitiva. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Agora observe: Palavra primitiva Verbo derivado Canal - canalizar Setor - setorizar Trauma - traumatizar Padrão - padronizar Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA São escritos com z (-izar) os verbos formados de palavras que não têm s na última sílaba. Obs.: Nesses verbos, a terminação que se adapta à palavra primitiva é –izar, que já apresenta a letra z. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z e. Depois de ditongo: S ou Z? Observe os ditongos das palavras e a letra que se usou depois deles: Faisão maisena coisa Sousa pousada ausência Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Depois de ditongo emprega-se sempre S, nunca Z. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de S e Z f. Nas formas dos verbos querer e pôr: S ou Z? Observe: Quis, quiseram, quiser, pus, pusessem, pusemos etc. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Nas diversas formas dos verbos querer e pôr, usa-se sempre a letra S, nunca Z. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G Observe as correlações e os destaques: Canja - canjica Loja - lojista Cereja - cerejeira Gorja - gorjeta Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA As palavras cuja última sílaba é –ja dão origem a palavras derivadas escritas com j. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G b. Observe novamente: Viajar - viajei, viajem, viajemos etc. Arejar - arejem, arejei, areje etc. Enferrujar - enferrujou, enferrujem etc. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar são escritas com j e não com g. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G c. Observe as terminações em destaque nas palavras: Adágio Privilégio Vestígio Necrológio subterfúgio Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Escrevem-se com G as palavras terminadas em -ágio -égio -ígio -ógio -úgio Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de J e de G d. Observe novamente as terminações destacadas: Estiagem Fuligem ferrugem Profª. Luciana Balduíno

REGRA São escritas com G as palavras terminadas em -agem -igem -ugem Exceções: pajem e lambujem. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de X a. Depois de ditongo: X ou CH? Observe: Faixa Seixo Trouxa Afrouxar Rouxinol Deixar Encaixado Gueixa Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Depois de ditongo emprega-se X e não CH. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Alguns empregos de X b. Depois de sílaba inicial EN: X ou CH? Observe: Enxoval Enxuto Enxotar Enxovia Enxaguar Enxó Obs.: enxovia – prisão enxó – ferramenta de carpinteiro Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA Depois da sílaba inicial –en emprega-se x e não ch. Obs.: Essa regra não se aplica às palavras com sílaba inicial –en, formadas a partir de palavras grafadas com ch. Exs.: encher, enchente etc. (de cheio); enchiqueirar (de chiqueiro); encharcar (de charco). Profª. Luciana Balduíno

ORIENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS MAL e MAU Para grafar corretamente essas duas palavras, basta utilizar o seguinte critério prático: Se o antônimo for BEM, usa-se MAL. Se o antônimo for BOM, usa-se MAU. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno Observe: Ontem o time jogou _________. (...jogou bem.) Marcelo é um ______ aluno. (...bom aluno.) Você está muito _____ informado. (...muito bem informado.) Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de E e de I Verbos terminados em –UAR observe a correlação entre as duas colunas: Verbo Forma verbal Efetuar - que ele efetue Habituar - que ele habitue Tumultuar - que ele tumultue Continuar - que ele continue Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA As diversas formas verbais dos verbos terminados em –UAR são escritas com E. Profª. Luciana Balduíno

Alguns empregos de E e de I b. Verbos terminados em –UIR Observe a correlação: Verbo Forma verbal Possuir - ele possui Distribuir - ele distribui Usufruir - ele usufrui Concluir - ele conclui Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno REGRA As diversas formas verbais dos verbos terminados em –UIR são escritas com I. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno FIQUE ATENTO! As orientações a e b são úteis nos casos em que há dúvida quanto ao uso de e ou i na forma verbal. Mas há também formas de verbos terminados em –UIR que são escritas com E (ex.: contribuem, possuem etc.), casos em que a própria pronúncia indica o uso dessa letra. Profª. Luciana Balduíno

Palavras homônimas e parônimas Observe estes três pares de palavras: São (verbo ser) – grafias e pronúncias iguais São (sadio) – grafias e pronúncias iguais Cela (de cadeia) – grafias diferentes e pronúncias iguais Sela (de cavalo) – grafias diferentes e pronúncias iguais Selo /ê/ - (subst.) – grafias iguais e pronúncias diferentes Selo /é/ - (verbo) – grafias iguais e pronúncias diferentes Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS HOMÔNIMAS Palavras que têm sentidos diferentes, mas a mesma pronúncia e/ou grafia. Acento (sinal gráfico) Assento (lugar de sentar) Apreçar (indicar preço) Apressar (acelerar) Cessão (ato de ceder) Seção / secção (setor, parte) Sessão (espaço de tempo) Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS HOMÔNIMAS Censo (estatística) Senso (juízo) Coser (costurar) Cozer (cozinhar) Empoçar (formar poças) Empossar (dar posse) Tacha (prego) Taxa (valor) Profª. Luciana Balduíno

Palavras homônimas e parônimas b. Parônimas Compare a pronúncia e a grafia das duas palavras destacadas: A tarefa foi cumprida com facilidade. Puxa! Como a fila está comprida! Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS PARÔNIMAS Palavras de sentidos diferentes que apresentam entre si certa semelhança na grafia e na pronúncia. Comprimento (medida) Cumprimento (saudação) Descrição (ato de descrever) Discrição (qualidade de quem é discreto) Eminente (ilustre) Iminente (que está para ocorrer) Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno PALAVRAS PARÔNIMAS Flagrante (no ato, evidente) Fragrante (perfumado) Infligir (aplicar) Infringir (desobedecer) Ratificar (confirmar) Retificar (corrigir) Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno USO DOS PORQUÊS POR QUE Em frases interrogativas (diretas ou indiretas) Por que ele sumiu? Pessoal, eu não sei por que ele sumiu. Em substituição à expressão pelo qual (e suas variações) As ruas por que passamos eram sujas. Profª. Luciana Balduíno

Profª. Luciana Balduíno USO DOS PORQUÊS PORQUE Em frases afirmativas e respostas. Gramaticalmente é uma conjunção. Não fui à festa porque choveu. POR QUÊ No final de frases Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. PORQUÊ Como substantivo Todos sabem o porquê de seu medo. Profª. Luciana Balduíno