Hebreus e Epístolas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Epístola de João.
Advertisements

Evangelho de João A PESSOA DE JOÃO O autor foi João, “filho do trovão”
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
José Adelson de Noronha
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
EPÍSTOLA DE TIAGO José Adelson de Noronha. Autor: Tiago, de Jerusalém, aos cristãos judeus no estrangeiro Data: Cerca do ano 48. Talvez seja o primeiro.
EPÍSTOLA DE JUDAS José Adelson de Noronha.
Conhecendo Cristo e crescendo nele
Interpretação dos gêneros bíblicos
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
O discipulado cristão nas cartas de João
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
“Para o bem dos que amam a Deus” A essência da liberdade cristã
Que é discipulado cristão
A Dureza do Apóstolo do Amor
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
Tiago, Pedro, João e Judas ”Amados, amemo-nos uns aos outros,
A Morada de Deus.
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
SENIB DOUTRINAS 1.
EPÍSTOLA AOS HEBREUS.
O Livro de 2 João Texto Base: 2 João 1.10
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Atenção: O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso.
O ESTUDO TEOLÓGICO 1.
A Pessoa e Obra de Cristo
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
A Comunidade.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
A formação integral do cristão
LIVROS POÉTICOS A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
Hebreus e Epístolas Gerais
Trindade.
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Introdução ao Novo Testamento
Jesus Cristo a encarnação da graça
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
Interpretando as Escrituras Sagradas
Pessoas que se amam não conseguem viver longe, separadas, distantes, por muito tempo. O amor cria a necessidade de ficar junto com a pessoa amada.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Interpretando as Escrituras Sagradas
As Epístolas Católicas
Saudações, admoestações
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.
Hebreus e Epístolas Gerais
Série: Atos dos apóstolos Atos
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
Pr. Deroci Texto Base: II Pedro 1.10
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
Caríssimos, Hoje nós nos alegramos porque o próximo domingo é o III do Advento (Ano B). É o domingo “Gaudete” ou domingo da Alegria. A liturgia nos.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
Vida da igreja Ó Senhor Jesus.
Trindade.
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
4ª AULA PARA INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES Data:19/07/2015
Carta do apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e a nós
Cartas na Palavra de Deus
8ª AULA ASSUNTO: 7ª carta – à Igreja de Laodicéia DATA: 23/08/2015
HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 3.
Cartas na Palavra de Deus
JOÃO O DISCÍPULO AMADO Lição 4.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
EPÍSTOLA DE JUDAS.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Lição 9 João. Lição 9 João Alvo da lição Saber Conhecer a identidade de Jesus revelada no Evangelho de João. Sentir Valorizar a revelação de Deus.
Transcrição da apresentação:

Hebreus e Epístolas Gerais A Superioridade do Sacerdócio de Cristo e as Práticas da Vida Cristã Epístolas Universais de João e de Judas Unidade IV

Introdução Estudaremos no primeiro capítulo, “A Vida e a Obra do Apóstolo João”, no segundo veremos a “Canonicidade das Epístolas de João e Judas”, no terceiro capítulo veremos” O Conteúdo e o Objetivo das Epístolas Joaninas”, no quarto capítulo “ A Teologia das Epístolas Joaninas” e por fim no capítulo cinco estudaremos “ A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína”

Capítulo 1 – A Vida e Obra do Apóstolo João Neste capítulo, apresentaremos uma breve biografia do escritor, a data em que foram escritas as epístolas e o Evangelho,algumas particularidades desse textos e, em seguida, verificaremos a quem foram endereçados. 1.1 – João, o Apóstolo Amado Teve seu chamado, possivelmente, aos 24 anos de idade, quando, na presença de João Batista e de André, viu, por dois dias seguidos, o Senhor Jesus passar a certa distância.

Capítulo 1 – A Vida e Obra do Apóstolo João 1.2 – A Autoria das Epístolas Universais de João Tomando por base a gramática como elemento determinante para atribuir autoria a um escrito, pode-se afirmar, categoricamente, que as Epístolas Universais de João e o Quarto Evangelho foram escritos pelo apóstolo João. 1.2.1 – O Testemunho dos pais da Igreja Sobre a Autoria das Epístolas Joaninas

Capítulo 1 – A Vida e Obra do Apóstolo João 1.3 – A Data das Epístolas de João O Evangelho e as Epístola de João foram escritos na cidade de Éfeso, em um tempo não muito distante do ano 90 d.C., tendo em vista o combate que o apóstolo faz às heresias, principalmente, ao Gnosticismo, que difundia seus ensinos por meio do Evangelho (Jo. 1.14). 1.4 – Os Destinatários das Epístolas de João Tinha como foco as igrejas existentes na Ásia Menor, próximas de Éfeso, mais especificamente as Sete Igrejas da Ásia ( Esmirna, Pérgamo, Tiatria, Éfeso, Sardes, Filadélfia e Laodicéia).

Capítulo 2 – A Canonicidade das Epístolas de João e de Judas Neste capítulo, estudaremos a canonicidade das Epístolas Universais de João e Judas. A inclusão das Epístola no cânon Neotestamentários obedeceu a diferentes ordens e momentos para cada Epístola. 2.1 – A Canonicidade das Epístolas Joaninas Atanásio de Alexandria elaborou o cânon do Novo Testamento com seus 27 livros, como hoje conhecemos, incluindo nele as três Epístolas de João.

Capítulo 2 – A Canonicidade das Epístolas de João e de Judas 2.2 – A Canonicidade da Epístola de Judas A canonicidade da Epístola de Judas foi muito questionada em decorrência da citação de passagens extraídas de livros considerados apócrifos ( não-canônicos), e também por Judas não ser apóstolo.

Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas Neste capítulo, estudaremos separadamente o conteúdo de cada uma das epístolas com seus principais assuntos, tais como: o combate ao gnosticismo em defesa da fé na Primeira Epístola, e a humanidade de Cristo, como identificação do cristão verdadeiro, tema esboçado na Segunda Epístola e a valorização de um coração voluntarioso na Terceira Epístola.

Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas 3.1 – O Combate ao Gnosticismo Objetivo principal combater os falsos ensinos disseminados pelos pseudo-mestres do Gnosticismo e defender a doutrina já anteriormente apresentada no Evangelho. 3.1.1 – No Caminho da Luz 3.1.2 – A Imitação do Mestre Amado 3.1.3 – O Ataque aos Falsos Mestres 3.1.4 – A Essência do Amor 3.1.5 – O Teste dos Espíritos 3.1.6 – A Veracidade do Ensino de Cristo 3.1.7 – O Objetivo da Primeira Epístola de João

Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas 3.2 – O Conteúdo e Objetivo da Segunda Epístola de João: A Humanidade de Cristo Abordaremos o conteúdo da Segunda Epístola de João. Veremos: 3.2.1 – A Senhora Eleita e Seus Filhos 3.2.2 – A Humanidade de Cristo como Identificação do Cristão 3.2.3 – O Objetivo da Segunda Epístola de João

Capítulo 3 – O Conteúdo e Objetivo das Epístolas Joaninas 3.3 – O Conteúdo e Objetivo da Terceira Epístola de João: O Valor de um Coração Hospitaleiro Nessa Epístola, que o apóstolo João valoriza a atitude fraternal e cristã de Gaio, que sabiamente diferenciava os cristãos verdadeiros dos hereges e hospedava os irmãos em Cristo em seu lar. 3.3.1 – O Objetivo da Terceira Epístola de João

Capítulo 4 – A Teologia das Epístolas Joaninas Neste capítulo, verificaremos como o apóstolo defendeu a fé na doutrina da encarnação de Cristo, a qual também inspirou o apóstolo amado a destacar a importância da regeneração e a esperança que o batismo produz na vida do cristão, que será discutido no segundo tópico. 4.1 – A Humanidade de Jesus A apologia joanina decorre da presença de falsos mestres que negavam veementemente a encarnação de Cristo (I jo. 2.18-19; 22-24; 4.1,4; II Jo. 7)

Capítulo 4 – A Teologia das Epístolas Joaninas 4.2 – A Regeneração e a Segunda Vinda de Cristo A humanidade de Jesus Cristo é a revelação da natureza a ser desfrutada pelo cristão após a Segunda Vinda. O que habilita o homem a desfrutar a realidade do ensino joanino era o sangue de Jesus, ou seja, através da regeneração. 4.3 – O Amor de Deus João ensina que a prova que somos filhos de Deus é demonstrada através do exercício do amor fraternal (I Jo. 1.7ss), cuja identificação precisa dos filhos de Deus é dada mediante a confissão correta sobre a humanidade de Jesus Cristo.

Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína Neste último capítulo, estudaremos a Epístola de Judas, apesar de ser um dos menores livros da Bíblia, possuindo apenas vinte e cinco versículos, e de ser também um dos livros menos lidos. Esta Epístola tem em seu escopo as mais importantes doutrinas bíblicas, por isso estudá-la trará enriquecimento pessoal e espiritual. 5.1 – O Autor da Epístola O autor, nesta Epístola, identifica-se apenas como sendo Judas, servo do Senhor Jesus Cristo e irmão de Tiago (v. 1ª).

Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína 5.2 – A Data da Epístola Tomando por base a tônica das palavras escritas por ambos os escritos, não se pode datar a Epístola de Judas como sendo superior ao ano 80 A.D. 5.3 – Destinatário da Epístola “... Aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo: a misericórdia, e a paz e a caridade vos sejam multiplicadas”. Podemos asseverar que a Epístola de Judas foi remetida a um grupo de cristãos (v. 3) que enfrentavam ataques de “falanges” gnósticas.

Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína 5.4 – O Conteúdo e Objetivo da Epístola de Judas O conteúdo da Epístola de Judas possuía uma estrutura bem definida que permite dividi-la em quatro partes: saudação aos leitores (vv.1-2); o objetivo do autor (vv.3-4), que é incentivar os cristãos a batalharem pela fé que uma vez lhes foi entregue;a terceira parte é o julgamento reservado aos falsos mestres (vv. 4b-16) e a última parte, despedida e exortação aos cristãos para perseverarem na fé santíssima, compreendida entres os ( vv. 17-25)

Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína 5.4.1 – Saudação aos Leitores 5.4..2 – Objetivo da Epístola de Judas 5.4..3 – O Julgamento Reservado aos Falsos Mestres 5.4.4 – Despedida: Perseverança na Fé Santíssima

Capítulo 5 – A Epístola de Judas: O Tratado da Fé Cristã Genuína 5.5 – A Teologia da Epístola de Judas A Epístola de Judas não se propõe a ser um tratado teológico, mas apresenta alguns aspectos relevantes em seu foco de combate às heresias gnósticas. 5.5.1 – A Defesa da Graça, da Soberania e do Senhorio de Jesus

Conclusão Neste trabalho, propomo-nos a observar alguns dos mais ricos momentos da produção teológica da história do Cristianismo. Destacamos as defesas às heresias que mais desafiavam o Cristianismo: a defesa da fé na humanidade, deidade e Senhorio de Jesus diante dos ataques imoderados e amorais do Gnosticismo e daqueles que desejavam, ardentemente, sobressair à magnificência de Jesus, nosso Salvador.