Parágrafo Argumentativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Dissertação Argumentativa
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Curso de redação Aula 1.
Docente: Edson Alencar Silva
A ASSOCIAÇÃO (texto de autoria desconhecida, recebido pela Internet)
ADULTOS CLICAR P/ AVANÇAR SLIDES Arnaldo Jabor
Internet.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Eu aprendi que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;
A EQUIPA COMPREENSÃO.
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
MULHERES Luis Fernando Veríssimo. MULHERES Luis Fernando Veríssimo.
Mini-portefólio Digital
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Dissertação Redação.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Aprendi....
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Estou tentando aprender....
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
A BORBOLETA E A FLOR Autor Desconhecido Ria.
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
APRENDIZ DA VIDA!.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Pela Amizade ... LEIA até o FIM!.
Eu Aprendi.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem.
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Fichamento é um modo eficaz de manter um registro de tudo que você lê.
Canção de peregrinação
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi Clique.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Um Devogado... Dus BÃO !.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
O QUE É O TEXTO DISSERTATIVO?
Leitura e interpretação de texto
PP Jura em Prosa e Verso GRUPO FRATERNIDADE PRECISO DE UM AMIGO.
DISSERTAÇÃO INTRODUÇÃO: Introdução adequada ao tema / posicionamento
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Estou tentando aprender....
Resumo.
Entrevistas Thamires Sousa – 2PPM.
Como redigir um bom texto?
A redação e seus segredos
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
FICHAMENTO.
APRENDIZ DA VIDA!.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA PROFa. Ana Maria Bernardelli.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Introdução Primeiramente é preciso propor uma tese. Proponha logo na introdução (divisor de águas). 4 a 6 linhas é um tamanho bom para introduzir. 3 frases.
1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos.
Curso de redação Aula 1. Curso de redação Duração de 100 minutos, sempre às quintas-feiras das 15h30 às 17h10; no primeiro no segundo Divisão em dois.
Transcrição da apresentação:

Parágrafo Argumentativo

Texto argumentativo O texto argumentativo é aquele em que se defende um ponto de vista, uma tese. Leia estes textos:

Escritora muda obra de Machado de Assis para facilitar a leitura "Entendo por que os jovens não gostam de Machado de Assis", diz a escritora Patrícia Secco. "Os livros dele têm cinco ou seis palavras que não entendem por frase. As construções são muito longas. Eu simplifico isso." Ela simplifica mesmo: Patrícia lançará em junho uma versão de "O Alienista", obra de Machado lançada em 1882, em que as frases estão mais diretas e palavras são trocadas por sinônimos mais comuns (um "sagacidade" virou "esperteza", por exemplo". A mudança não fere o estilo do escritor mais celebrado do Brasil, diz Patrícia. "A ideia não é mudar o que ele disse, só tornar mais fácil." E o plano inicial dela era descomplicar outros clássicos. A ideia nasceu em 2008, com aspirações maiores: "Montei um plano com um título de cada autor clássico para a gente tentar fazer uma versão."

Seu projeto, que também previa versões de "O Cortiço" e de "Memórias de Um Sargento de Milícias", foi liberado pelo Ministério da Cultura para captar dinheiro com lei de incentivo, mas Secco só conseguiu patrocínio para dois títulos: "O Alienista" e "A Pata da Gazela", de José de Alencar, que sai junto. A equipe que "descomplica" o texto é formada "por um monte de gente", diz a autora, entre eles a própria e dois jornalistas amigos. A tiragem, de 600 mil exemplares, será distribuídas de graça pelo Instituto Brasil Leitor. O lançamento será em junho, e terá direito a um túnel construído com 60 mil livros no vale do Anhangabaú, centro da cidade.

Dentro da linha de raciocínio da escritora Patrícia Secco, que propõe alterar a forma do texto de Machado de Assis a fim de garantir maior acesso ao conteúdo, que tal desgeometrizarmos "Guernica", de Pablo Picasso? Se a forma é sério entrave, passemos como rolo compressor por cima dela e a arte será apenas conteúdo. Machado e Picasso são artistas de primeira grandeza porque traduziram ideias e sensações em elaboradas formas. Cabe ao espectador compreendê-las para que a equação da arte se consolide.

"Eu sou contrária", diz Noemi Jaffe, escritora e doutora em literatura brasileira. "Quando você adapta uma obra para adequá-la a um novo gênero, como uma HQ, tudo bem. Mas, no caso de O Alienista', o formato é o mesmo, mas a linguagem foi sequestrada. A literatura não é só conteúdo, é principalmente linguagem."

A escritora Ruth Rocha, embora já tenha adaptado para o público infantil obras do porte de "Odisseia" e "Ilíada", considera Machado intocável. "Em Odisseia' há muita aventura, as crianças gostam. Machado é muito profundo, não vejo como simplificar."

Professor de literatura da UFRGS, Luís Augusto Fischer é "cem por cento" a favor das adaptações. Ele mesmo já adaptou "O Alienista" para uma série da editora L&PM voltada a jovem leitores. "Essa grita me parece hipócrita, embora haja gente bem-intencionada. O lado hipócrita é de gente que talvez nem tenha lido muita coisa, mas que faz a pose de guardiã de uma suposta excelência."

Esquema argumentativo Assunto: Evolução do homem Tema: O homem conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca? Tese: Pode ser a resposta: Não, o homem não conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca. Sim, o homem conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca.

Defesa da tese Suponhamos que a tese escolhida seja: O homem não conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cercam. Indague: Por quê? Porque Existem populações imersas em completa miséria. A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Opção de estrutura Contextualização + tese argumento 1 argumento 2   Contextualização + tese     argumento  1   argumento  2   argumento  3 ( se houver)  Reafirmação da tese (resumo do que foi discutido)

Exemplo Guerras, terrorismo, fome, violência, preconceito: no terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que o cercam.Isso acontece porque existem populações imersas em completa miséria ,a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais  e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. Para mudar essa situação, é preciso levar a sério o combate à miséria e aos conflitos internacionais e respeitar o meio ambiente.