Brasil Holandês Albert Eckhout nasceu em Groninger, Holanda (1610-1666), foi artista e botânico, veio para o Brasil em 1637 e permaneceu até 1644. Mulher.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Brasileiro.
MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Pernambuco e Paraíba.
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
O Barroco O Barroco na península itálica
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Movimentos do Século XIX
A casa, uma parte de mim no mundo
BARROCO.
Faro do Alentejo A minha terra.
A história da cidade começa a configurar-se mais propriamente em 1822, quando D. Pedro I a caminho de Minas Gerais, mais precisamente pelo caminho novo.
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
AULA 8 - O Barroco e o Rococó. Missão artística francesa.
SANTA TERESA – RIO DE JANEIRO
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu por volta de 1738
Desenho de Arquitectura
Clicar para correr as fotos
Ouro Preto A Arquitetura Esplendor
Rembrandt (vídeo – Slides)
Impressionismo.
Cícero Dias.
São Paulo: Minha Cidade! 04
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
ALEIJADINHO
Barroco no Brasil ( ).
Barroco.
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
BARROCO.
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Arte moderna e contemporânea catarinense
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Aleijadinho Ronaldo Alves.
História da Cultura e das Artes
Brasil do açúcar e a invasão holandesa
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A Vinda da Família Real para o Brasil
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
Arte das Minas: o Barroco
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
Cândido Portinari.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
ALL STAR & MONET.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Música Brasileira I CMU 322 Módulo IV Música em São Paulo colonial I Prof. Diósnio Machado Neto.
O BARROCO.
Aline & Joice 7º Ano B Pintor, escultor, arquiteto e decorador de tapeçarias e vitrais flamengo nascido em Breda, no Ducado de Brabant, Países Baixos,
Barroco no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Brasil Holandês Albert Eckhout nasceu em Groninger, Holanda (1610-1666), foi artista e botânico, veio para o Brasil em 1637 e permaneceu até 1644. Mulher Tupinambá com criança Óleo s. madeira – 265 X 157 cm (1641 – 1644) Índio Tapuia – óleo s. tela 272 X 161 cm (1643) Museu Nacional da Dinamarca Mulher Mameluca – óleo s. tela 267 X 161 cm (1641)

Nas pinturas de Eckhout é possível observar elementos da fauna e da flora brasileiras e africanas. Muitas de suas pinturas foram feitas na Holanda a partir de seus desenhos e anotações. Retrato de um homem negro coroado de louros... Óleo sobre madeira Mulher Africana – óleo s. tela 267 X 178 cm (1641) Museu Nacional da Dinamarca Homem Africano óleo sobre tela (1641) Museu nacional da Dinamarca

Servo de Dom Miguel de Castro Com cesto decorado - óleo sobre madeira – 72 X 62 cm (s.d.) Dom Miguel de Castro – Enviado do Reino Congo Óleo sobre madeira (1644) Servo de Dom Miguel de Castro com presa de elefante – óleo sobre madeira (s.d.)

Igreja São Pedro dos Clérigos - Recife ARTISTAS NEGROS DO SÉCULO XVIII Manoel Ferreira Jácome nasceu no final do século XVII em Recife. Nada se sabe a respeito de sua formação. Atuou como escultor e arquiteto . Era integrante da Irmandade do Rosário dos Pretos. Foi juiz do ofício de pedreiro. Assinava pareceres e vistorias. Igreja São Pedro dos Clérigos - Recife 1728

Imaculada Conceição (Convento de S. Antônio, Igaraçu - PE), José Rabelo de Vasconcelos – Igaraçu - Pernambuco (1719). Foi pintor e escultor, fazendo obras para a Igreja e Convento de Santo Antônio, em Igaraçu (1749). Alguns autores lhe atribuem pinturas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife. Morreu em 1779. Imaculada Conceição (Convento de S. Antônio, Igaraçu - PE), Pintura sobre madeira, 1749.

Militão de Azevedo – Igreja da Sé Joaquim Pinto de Oliveira Thebas (SP) era perito em construção feita de pedra. Executou a torre da antiga Igreja da Sé em São Paulo provavelmente em 1766, desafiando os arquitetos da época que afirmava ser impossível realizar tal tarefa sem alterar o projeto da igreja. Foi examinador para qualificar novos mestres-pedreiros. Militão de Azevedo – Igreja da Sé Fotografia, 1860.

Manuel da Cunha nasceu escravizado no Rio de Janeiro em 1737 Manuel da Cunha nasceu escravizado no Rio de Janeiro em 1737. Não se sabe se viajou à Lisboa para estudar pintura, antes ou depois de conseguir a alforria. Dedicava-se a pintura religiosa e de retratos. Também era escultor. Dava aulas de pintura em sua casa. Nossa Senhora da Conceição. Óleo sobre madeira, sec. XVIII. Nas terras dos Delfinados em França Óleo sobre madeira, sec. XVIII.

Mestre Valentim nasceu, provavelmente, em 1740 no Rio de Janeiro onde passou a maior parte de sua vida e onde também, iniciou e desenvolveu sua carreira de escultor. João Muzzi – Mestre Valentim entrega o projeto do Antigo Recolhimento de N. Senhora do Parto. Anjo. Madeira policromada, sec. XVIII.

Leandro Joaquim nasceu no Rio de Janeiro, em data ignorada, e faleceu na mesma cidade, em 1798. Foi pintor, cenógrafo e arquiteto. Vista da Igreja e Praia da Glória. Óleo sobre tela, final sec. XVIII. Vista do Aqueduto de Santa Teresa. Óleo sobre tela, 1790.

Francisco Manoel das Chagas – O Cabra, nasceu e trabalhou na Bahia Francisco Manoel das Chagas – O Cabra, nasceu e trabalhou na Bahia. Pouco se sabe a respeito de sua formação, no entanto produziu obras de grande beleza e qualidade técnica. Cristo da Coluna. Madeira policromada, sec. XVIII. Senhor morto. Madeira, sec. XVIII.

Domingos Pereira Baião morou e trabalhou na Bahia Domingos Pereira Baião morou e trabalhou na Bahia. Escultor refinado pouco se sabe a respeito de sua origem e formação. Anjos tocheiros, Madeira pintada e metal, sec. XVIII Nossa Senhora com menino Jesus. Madeira policromada, sec. XVIII.

Óleo sobre tela, sec. XVIII. Raimundo da Costa e Silva nasceu no Rio de Janeiro. Aprendeu com o pai a arte do entalhe e da escultura. Destacou-se como pintor de temas religiosos. Especializou-se em pintura sobre vidro. Virgem do Carmelo Óleo sobre tela, sec. XVIII. Nossa Senhora do Carmo Óleo sobre tela, 1797 Nossa Senhora do Carmo Óleo sobre tela, 1797.

Padre Jesuíno do Monte Carmelo (Jesuíno Francisco de Paula Gusmão), nasceu em Santos, SP, em 25/3/1764, foi aos 17 anos para Nossa Senhora da Candelária de Itu (atual Itu), onde iniciou seu aprendizado como pintor. Os doutores da Igreja, 1796, Forro da nave central da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, São Paulo - SP Forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Itu - SP

Casou-se em 1784 e teve cinco filhos Casou-se em 1784 e teve cinco filhos. Depois de ficar viúvo em 1793 dedicou-se ao sacerdócio. Em 1798 rezou sua primeira missa apesar de ser ordenado “ex defectu natalium” por ser negro. Construiu com a ajuda dos filhos a igreja de Nossa Senhora do Patrocínio em Itú. Foi pintor, entalhador, escultor, dourador, arquiteto, músico e poeta. Forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Itu - SP Forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Itu - SP

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em 1730 ou 1738, não se sabe ao certo. Filho de mãe escravizada, foi alforriado por ocasião do batismo. Foi escultor, entalhador e arquiteto. Aprendeu com o pai os segredos da arquitetura. Assinou seu primeiro projeto aos 13 anos de idade. Igreja de São Francisco de Assis (1774) – Ouro Preto Cristo da Ressurreição Madeira, séc. XVIII

Santa Joaquim – Madeira Pintada – início sec. XIX São Sebastião – Madeira Pintada, sec. XVIII.

Veríssimo de Souza Freitas trabalhava em Salvador na segunda metade do século XVIII e primeira metade do século XIX. São João Nepomuceno. Óleo sobre madeira, sec. XVIII.

ARTISTAS NEGROS DO SÉCULO XIX  Francisco Xavier Carneiro (1765 - 1840) - Pintor, dourador, encarnador e louvador. Trabalhou em Itabirito, Ouro Preto, Congonhas do Campo, Mariana e Itaverava, Minas Gerais. Encarnou esculturas feitas por Aleijadinho. Sua principal obra é o forro da nave da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Nossa Senhora do Carmo. Pintura sobre madeira, 1828.

Nossa Senhora da Conceição Foi o primeiro professor a ministrar aulas de desenho do nu artístico no Brasil. Foi pintor de gênero, natureza morta, retrato e temas religiosos. Praticou a miniatura sobre marfim e a gravura. Em 1822 D. Pedro I o proibiu de ensinar pintura até segunda ordem. Em 1831 mudou-se para Campos depois da proibição definitiva. Em 1837 inaugurou um colégio para meninos. Nossa Senhora da Conceição Óleo sobre tela, 1813.

Francisco Pedro do Amaral nasceu no Rio de Janeiro em data ignorada Francisco Pedro do Amaral nasceu no Rio de Janeiro em data ignorada. Morreu em 1830 de tuberculose. Foi pintor, cenógrafo e arquiteto. Em 1820 tornou-se pensionista da Academia de Belas Artes. Em 1823 foi um dos cinco alunos fundadores da classe de pintura ministrada por Debret. Retrato de D. Domitila de Castro Canto e Melo (Viscondessa e Marquesa de Santos) Óleo sobre tela, déc. 1820. Cabeça de mulher Crayon sobre papel, 1805.

Foi chefe de decoração da casa imperial Foi chefe de decoração da casa imperial. Realizou trabalhos no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Paço da Cidade e na casa da Marquesa de Santos África Óleo sobre tela, déc. 1820.

Missão Artística Francesa A Missão Artística Francesa desembarca no Brasil em 1816 e marca o início de um processo que tinha como objetivo europeizar a arte e a arquitetura brasileira. - Composta por profissionais de diversas áreas o mais conhecido de seus integrantes é o pintor Jean Baptiste Debret. Jean Baptiste Debret – As Vênus negras do Rio de Janeiro – S.d. – aquarela

Estevão Silva - Natureza Morta Período Acadêmico - O período acadêmico tem início com a chegada da Missão Artística Francesa em 1816. Nesse mesmo ano é inaugurada a Academia Imperial de Belas Artes. Os artistas negros perdem espaço e tem sua entrada dificultada na Academia Imperial de Belas Artes. Estevão Silva é um dos primeiros negros a ingressar na academia. É apontado como o mais importante pintor de naturezas mortas de sua época. Estevão Silva - Natureza Morta óleo sobre tela (1888)

Estevão Silva – Natureza morta – óleo sobre tela (1884)

Horácio Hora nasceu em 1853 em Laranjeiras, Sergipe Horácio Hora nasceu em 1853 em Laranjeiras, Sergipe. Em 1875 mudou-se para Paris graças a um patrocínio do governo estadual. Voltou ao Brasil em 1881. Voltou a Paris em 1884 e por lá permaneceu até sua morte em 1890 Cecy e Pery, óleo sobre tela, 1881.

Antonio Rafael Pinto Bandeira nasceu em Niterói em 1893 Antonio Rafael Pinto Bandeira nasceu em Niterói em 1893. Dedicou-se a principalmente a pintura de paisagens. Suicidou-se em 1896. Feiticeira, óleo sobre tela, 1890 Habitação na raiz da Serra da Estrela, Óleo sobre tela, 1897.

Arthur Timótheo da Costa (1882 – 1922) Estudou na Casa da Moeda do Rio de Janeiro e, posteriormente, na Escola Nacional de Belas Artes. Foi pintor de paisagens e figuras, destacando-se entre essas nus e retratos. Algumas de suas paisagens impressionam pela textura, pela luminosidade e pela intensidade do colorido. Esteve na Europa onde manteve contatos artísticos que o influenciaram. Paisagem do Rio de Janeiro – Óleo sobre tela Estudo. Óleo sobre tela, s.d.

João Timótheo (1879-1932) Artista de produção numerosa (deixou cerca de 600 obras), iniciou o aprendizado na Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Pintor, decorador e gravador, realizou paisagens, retratos, marinhas, pintura histórica e de costumes. Foi aluno de mestres como Rodolfo Amoedo e Zeferino da Costa. Auto-retrato – óleo sobre tela, s.d. Barcos – óleo sobre tela – s.d.

Antônio Firmino Monteiro – Rio de Janeiro – 1855 – Niterói 1888 Ambulante, óleo sobre tela, 1884

José Jacinto das Neves era natural de Ouro Preto, Minas Gerais. Casa de varginha - óleo sobre tela, 1914

Emmanuel Zamor foi adotado por um casal de franceses Emmanuel Zamor foi adotado por um casal de franceses. Estudou na Academia Julian em Paris. Além de pintor também era cenógrafo. Óleo sobre tela, s.d. Camarões, óleo sobre tela, 1916.