Criatividade e Inovação profissional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COISAS DO CÉREBRO – ILUSÕES DE ÓTICA
Advertisements

Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. QUALIDADE DE VIDA EMATER 01 de ABRIL de 2009 D r. José Francisco Zumpano QUALIDADE DE VIDA EMATER 01.
Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
Aquisição da escrita e da leitura
3. Entender o Utilizador – Modelos Cognitivos (Aula Teórica 3 – apresentação adaptada do sítio de [Preece et al 2002]) O conhecimento produzido pela psicologia.
Óptica.
Ergonomia de Interface de Software
Técnicas de Apresentação
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Orly Benchetrit e Claude Frasson (Universidade de Montreal)
Interação Homem-Computador Parte 7
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Curso de Óptica Geométrica
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
Neurociência e escrita
AUTORA: CLEMENTINA MARCHETTO DANI
A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA VOLTA
Cérebro Conflito no.
INTELIGENCIA CONJUGAL
NOSSO CÉREBRO TEM UM BUG
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
um esboço sobre o método científico
Cap. 2- Interpretação e Competência leitora
Tratamento da Informação na Educação Básica
Como Agir com Inteligência
Linguagem.
BASES EM NEUROFISIOLOGIA
PROJETO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
O conhecimento como característica da humanidade
APRENDIZAGEM.
COISAS DO CÉREBRO – ILUSÕES DE ÓPTICA
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
E a leitura, como se faz? Processamento cognitivo da leitura
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Cérebro Conflito no.
LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS
T M A 8 ÁREA DE PROJECTO – 8ºAno ESCOLA SECUNDÁRIA D.JOÃO II
Curso de Óptica Geométrica
Temas da Psicologia Jurídica
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
– (31)
XXXI CONAC & XXIII CONAEC Estudo Cenários & Oportunidades Março / 2009.
Curso de Óptica Geométrica
ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Estratégias de Leitura
CAPÍTULO 6 A CRIATIVIDADE.
Óptica Geométrica.
PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
DECISÕES INTELIGENTES
Óptica Geométrica.
Necessidade de integração dos mundos dos dados, informação, conhecimento e saber SITP – Módulo 2.2.
Aplicativos Web – Web Design
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial
VISÃO DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Apresentações-Manual de Estilo 28/1 UFRGS Instituto de Informática Software de Apresentações Manual de Estilo Prof. Newton Braga.
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
2009/ Psicologia - Dra. Dulce Mota Catarina DiasVanessa RaimundoFilipe AbrantesNuno Maia.
1 “Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
COMO SER CRIATIVO 1.Faça anotações. 2. Armazene idéias. 3. Observe e absorva. 4. Desenvolva uma forte curiosidade. 5. Aprenda a escutar e a ouvir. 6.
Curso de Óptica Geométrica
Óptica Geométrica.
Curso de Óptica Geométrica
Transcrição da apresentação:

Criatividade e Inovação profissional Criando e inovando edson@herek.com.br

AQUECIMENTO edson@herek.com.br

Se você conseguir ler as primeiras palavras o cérebro decifrará   automaticamente as outras... edson@herek.com.br

3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414,   0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170   C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS   1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U   7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4.. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M   P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40;   G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R!! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R3570 3 F3170 D3 4R314 edson@herek.com.br

Veajm como é intreessnate nsoso céerbro: De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e utmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa! edson@herek.com.br

Conceitos iniciais edson@herek.com.br

“ A capacidade de ter novas idéias é crucial para o sucesso em qualquer empreendimento “ edson@herek.com.br

“... As idéias têm o poder de salvar,organizar e criar; podem tornar as coisas melhores ,mais baratas e úteis...” edson@herek.com.br

Jack Foster- Como ter novas idéias “Idéia não é nada além de uma nova combinação de informações velhas– informações que JÁ estão à nossa disposição.” Jack Foster- Como ter novas idéias edson@herek.com.br

Desatando a criatividade edson@herek.com.br

Exercício individual: Desenhe uma casa que você nunca viu edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

Una os pontos com quatro retas sem sobrepô-las e sem tirar a caneta do papel * * * * * * edson@herek.com.br

Faça um triângulo que passe por todos os pontos edson@herek.com.br

Sem ferramenta, pregos ou parafusos Fosso tábuas 2 X 2,0 m 2,5 m CASTELO Sem ferramenta, pregos ou parafusos edson@herek.com.br

Mover 3 palitos para formar 3 quadrados edson@herek.com.br

Tirar 4 palitos para formar 5 quadrados edson@herek.com.br

TEXTOS edson@herek.com.br

CONTINUANDO A DESATAR edson@herek.com.br

Exercício da Classe da tia Suzy edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

Agora um pouco dos teóricos edson@herek.com.br

James Webb Young 1- reunir matéria prima 2- mastigação desta matéria 3- Abandonar o assunto 4- a idéia surge do nada 5- leva a idéia para o mundo real edson@herek.com.br

Helmholtz 1- investigação 2- incubação 3- iluminação edson@herek.com.br

Moshe F . Rubinstein 1- preparação 2- incubação 3- inspiração 4- verificação edson@herek.com.br

Charles S. Wakefield 1- concientização do problema 2- definição do problema 3- saturação do problema 4- período de incubação 5- explosão – o insight mental edson@herek.com.br

Exercício Analisando o seu cotidiano, elenque dez produtos/serviços que facilitariam a sua vida ou a de outras pessoas indicando: a situação problema o produto/serviço como seria resolvido edson@herek.com.br

Situação Problema/Oportunidade | Produto/ Serviço| Como vai funcionar | | edson@herek.com.br

brainstorm edson@herek.com.br

Apresentação Apresente a melhor idéia para a turma A turma vota qual foi a idéia mais criativa edson@herek.com.br

CHIP e DAN HEATH IDÉIAS QUE COLAM 1- SIMPLES E ACESSÍVEL Para que todos entendam com facilidade 2- INESPERADA Para provocar curiosidade, interesse 3- CONCRETA Para ser percebida sem ambigüidades, ou abstrações edson@herek.com.br

Para ganhar crédito, evitando ceticismo 5- EMOCIONAL 4- CRÍVEL Para ganhar crédito, evitando ceticismo 5- EMOCIONAL Para sensibilizar e deixar uma lembrança forte 6- SER UMA BOA HISTÓRIA Tipos de enredo: edson@herek.com.br

C) criatividade aguçada – relatos inspiradores ( maçã de Newton). A) exemplo e desafio – luta contra uma situação desvantajosa (David e Golias) B) fortes conexões – um relacionamento sem barreiras ( Romeu e Julieta) C) criatividade aguçada – relatos inspiradores ( maçã de Newton). edson@herek.com.br

DEVE SER ASSERTIVA O SUFICIENTE PARA CONTAMINAR TODOS AO SEU REDOR edson@herek.com.br

VILÕES DAS IDÉIAS CRIATIVAS 1- EXCESSO DE INFORMAÇÃO 2- FOCO MAIOR NA APRESENTAÇÃO QUE NO CONTEÚDO 3- A PARALISIA DAS DECISÕES 4- MALDIÇÃO DO CONHECIMENTO- falta de linguagem acessível para se expressar edson@herek.com.br

VAMOS PARA A PRÁTICA ENTÃO; ALGUNS EXEMPLOS edson@herek.com.br