Capitães da Areia Jorge Amado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Mais Educação Escola Municipal Profª Rita de Cássia C. Silva
Advertisements

2ª geração do Modernismo
Dois modos de ler a Bíblia.
Laura Vicuña 13 anos cheios de amor
O Santo Josemaría.
25 de Abril de 1974.
Só peço….
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
Capitães da Areia LITERATURA Autor: Jorge Amado Publicação: 1937
Jorge Amado Apresentação I
CAPITÃES DE AREIA JORGE AMADO ESTRUTURA DA OBRA Apresentação III
Machado de Assis: o autor
PROJETO DE PESQUISA: O SÍMBOLO DA VIRGEM NA POESIA DE
Jorge Amado Itabuna / Salvador 2001.
MODERNISMO
SÃO FRANCISCO DE ASSIS História de São Francisco de Assis:
SENHORA José de Alencar
CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
Conto.
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Paulo Coelho.
TERRAS DO SEM FIM Jorge Amado.
Segunda Fase de Jorge Amado
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
Imagens de João Parassu
Cecília Meireles.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Vestido Azul.
Avisos: Encaminhe e acompanhe os seus discípulos para a Escola de Discípulos, isso fará eles crescerem a cada dia. Você líder já pode acessar o site da.
EDER.
TERRAS DO SEM FIM JORGE AMADO (1943).
GAIOLA? Música Coração Minado Jessé Apresentação e Texto Montagem
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
JORGE AMADO Salvador.
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
vai nos trazer do alto a visita do
Nosso coração está sempre insatisfeito
Eu sou Poeta.
Cinco Minutos.
Romantismo brasileiro
Revisão – professora Margarete
Prosa Modernista.
REALISMO.
Eça de queiros.
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar de luzes” vivemos a expectativa de uma Grande Visita. Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar.
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
PINHEIRO DE NATAL Maria Lucilia Cardoso Pegue um pinheiro... de preferência já de anos passados, Deixar o novo belo é simples o velho belo é astúcia.
JORGE AMADO.
Capitães da Areia Jorge Amado.
RAZÃO E SENSIBILIDADETIL. TÍTULO: Razão e Sensibilidade DIRETOR: Ang Lee PRODUÇÃO: Reino Unido/EUA ANO: 1995.
Principais autores e obras.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens,
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Amanhecer com Deus...!.
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
2ª FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO (1930 – 1945)
MODERNISMO NO BRASIL.
JORGE AMADO Salvador.
2ª geração - Casimiro de Abreu
Capitães da Areia Estrutura e Enredo.
Jorge Amado Itabuna, BA, 1912 – Salvador, Obra: 2 fases 1ª Fase: Sociológica Militância Política: PCB Preso em 36, 39 e 42.
Jorge Amado Itabuna, BA, 1912 – Salvador, Infância Grapiúna: Ilhéus - BA Geração de 30.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
CONCEPÇÃO SOBRENATURAL DE SAÚDE E DOENÇA Agatha Cosmo Emili Nakada Gabriela Dias Lívia Sato Stefanie Martins.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Valéria Lima Capitães de Areia - Jorge Amado -.
Transcrição da apresentação:

Capitães da Areia Jorge Amado Alunas: Camila Moraes Mariana Dias Rayanne Caroline Yancka Oliveira

Biografia Jorge Amado nasceu em Itabuna (BA), em 10 de agosto de 1912, e passou a infância em Ilhéus. Fez os estudos universitários no Rio de Janeiro, formando- se bacharel em ciências jurídicas e sociais.

Bibliografia O país do Carnaval Nesse romance de geração, as dúvidas e angústias dos personagens espelham a situação do país, que naquele momento passava pela Revolução de 30 e procurava redefinir seus rumos.

Gabriela,Cravo e Canela O eixo da história é a relação delicada e complexa entre as transformações materiais e as idéias morais. Com sua sensualidade inocente, a cozinheira Gabriela não apenas conquista o coração de Nacib como também seduz um sem-número de homens ilheenses, colocando em xeque a férrea lei local que exigia que a desonra do adultério feminino fosse lavada com sangue.

Dona Flor e seus dois maridos Conta a história de Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, o erotismo febril, o ciúme que corrói. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz doméstica, a segurança material, o amor metódico.

Capitães da Areia Sinopse da Obra É um romance, que retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua,que procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.

Sob a lua num velho trapiche abandonado Noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos Canção da Bahia, canção da liberdade

Clímax O clímax da história se dá no momento em Dora entra na trama do romance. Narrador: O romance é narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente (que sabe tudo o que ocorre). O narrador não se esforça por ser imparcial; participa com seus comentários, muitas vezes sutis, mas sempre favoráveis aos Capitães da Areia. 

Personagens Pedro Bala: líder dos Capitães da Areia, tem o cabelo loiro e uma cicatriz de navalha no rosto, fruto da luta em que venceu o antigo comandante do bando. Dora: seus pais morreram, vítimas da varíola, quando tinha apenas 13 anos. É encontrada com seu irmão mais novo, Zé Fuinha, pelo Professor e por João Grande.

Outros personagens Professor Sem-Pernas Gato Pirulito João Grande Padre José Pedro

Crítica Denuncia social; Desigualdade social; Clero Religião

Características modernistas 1: Linguagem coloquial “Tu é bom,Grande.Tu é melhor que a gente.” (Amado,2009, p 29) 2: Regionalismo “A grande noite de paz da Bahia veio do cais (...)” (Amado,2009, p 28) 3: Crítica Social (desigualdade entre as classes) “ Anos depois os jornais de classe, pequenos jornais (...) que se encontrava preso numa colônia”. (Amado,2009, p 262)