O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DESEQUILÍBRIOS ECOLÓGICOS
Advertisements

Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
BIOMAS BRASILEIROS.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Paraty e Saco do Mamanguá
Zona Costeira e Marinha
Manguezal   O manguezal é considerado um ecossistema de transição, pois apresenta elementos terrestres e marinhos. Característico de regiões tropicais.
Sustentabilidade Introdução O que é Sustentabilidade?
Gestão Ambiental Aplicada
1 - INTRODUÇÃO 2 -TAREFAS 3 - PROCESSO 4 - AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO
Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA
A ÁGUA EM NOSSA VIDA HIDROSFERA.
1Santana, M.R.O.; 2Costa Neto, S.V.; 3Santana. L.O.
LIXO QUE É UM LUXO Grasiela Johann - Para alunos 6° ano
Diversidade de mamíferos
alfabetização INTRODUÇÃO
Região norte.
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO SITES PARA PESQUISA AVALIAÇÃO.
O MISTÉRIO DOS VEGETAIS PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Galetti, M. et al Mudanças no Código Florestal e seu impacto na ecologia e diversidade de mamíferos no Brasil Cristina Renan Roberta.
Webquest Citologia e Organelas Citoplasmáticas
SUBSTANTIVOS PRÓPRIO E COMUM
Capacitação da ferramenta:
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Rodrigo Vanderlan do Nascimento
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITOS REFERÊNCIAS Água é vida. Maria Aparecida da S. Pequeno.
Ambientes litorâneos.
MANGUEZAL Warley Ferreira.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Trabalho:“Cinema na escola”
Biodiversidade compreende, portanto:
Seres vivos e seres não vivos
PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS?
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Contaminação dos oceanos pelo petróleo
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
PROJETO CERRADO GEOART
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de Abril de 2012 “Roteiro Gastronômico”
Onde existe vida? A terra é o único planeta conhecido com vida.
Meio Ambiente: o que tenho haver com isso?
Sequência Didática Diversidade de Organismos Vertebrados
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES
A reciclagem à favor do meio ambiente.
TRABALHO FINAL Formato Escrito e apresentação oral
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
OBJETIVOS CONTEÚDO.  Agregar conceitos básicos de ecologia, termos e padronização  Capacitar o profissional com uma visão ambiental, ampliando seu raio.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
ÁGUA Alunos(as):.
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Impacto Ambiental.
Elementos Naturais Equipe 4o ano/2009.
Sistema de sapal e dunar Saída de campo à A Ria Formosa é um parque natural (área protegida) numa extensão de 60 Km pela costa algarvia. É um sistema.
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Saionara Pires Rodrigues. Cientista Social UFRGS
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Situação de aprendizagem 1
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura 5º Período Ecossistemas do ES Professor: Danilo 04 de Março de 2013 Ecossistemas do ES.
Curso de Ciências Biológicas Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 01 de Abril de 2013 Manguezais do Espírito Santo.
Prof. José Carlos Rabello. LITORAL SUL DE SANTA CATARINA E c o s s i s t e m a d e b e l e z a í m p a r q u e c o m b i n a m a t a a t l â n t i c a,
N4 Acontecimentos marcantes do passado CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
Transcrição da apresentação:

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais. O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra. A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida INTRODUÇÃO

TAREFAS 1- Desenhar o manguezal usando o Tuxpaint como ferramenta. 2- Pesquisa e anotar uma receita culinária que use como ingrediente produtos do manguezal. 3- criar um cordel sobre o Manguezal. 4- Responder usando os recursos sugeridos as seguintes perguntas: a) Quais os tipos de manguezais existentes? b) Cite 05 (cinco) espécies de animais que vivem no mangue: c) O que você pode fazer para mudar a imagem negativa que as pessoas tem dos manguezais ? d) Porque a preservação do manguezal é importante para o homem?

RECURSOS Livros Sites: Manguezais- Yara Schaeffer Novelli- Ed ática Regiões litorâneas- Neide simões de Mattos- Ed Atual Na Rota do Sol e da Moqueca- Alunos do Projeto Educacional Turismo Sites: http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/mangue/index.htm http://www.educacao.ba.gov.br/portaldoeducador/sites/default/files/flash/manguezal.swf http://www.moisesneto.com.br/janainamanguezal.pdf http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/biologia/manguezais.php http://vivimarc.sites.uol.com.br/manguezal2.htm www.usp.br/cbm/index.php/.../76-o-manguezal-e-a-sua-fauna.htmlEm cache http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/cordel/cordel.htm http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/ http://tudogostoso.uol.com.br/receita/921-casquinha-de-caranguejo.html

PROCESSO Pesquise sobre o manguezal consultando as fontes sugeridas e outras. Tente conhecer melhor as características gerais do manguezal, sua importância econômica e ecológica, analise a importância sobre a sua preservação. Faça uma pesquisa sobre receitas culinárias que usam ingredientes do manguezal, anote e entregue ao professor. Pesquise sobre composição de cordel, faça um sobre o manguezal que será declamado em sala de aula. Responda as perguntas indicadas, em seu caderno, para debatermos em sala de aula.

AVALIAÇÃO INDICADOR Objetivo plenamente atingido Objetivo parcialmente Objetivo não atingido Tarefa 1- Desenho em Tuxpaint O aluno deverá ser capaz de identificar todos os elementos do manguezal Desenho do mangue sem riqueza de características Não cumpri a tarefa Tarefa 2- Pesquisar e anotar receita culinária com ingredientes do mangue O aluno deverá identificar quais os produtos oriundos do mangue que podem ser utilizados na culinária Entregar uma receita culinárias típica com frutos do mangue Não identificar os produtos do mangue Tarefa 3- Fazer um cordel sobre o manguezal O aluno deverá ser capaz de criar um cordel sobre elementos do manguezal Conhecimento de produção de cordel Não efetuar a pesquisa e criação do cordel Tarefa 4- Responder ao questionário O aluno deverá ser capaz de debater sobre o manguezal Responder ao questionário Não conseguir debater sobre a importância e preservação do manguezal

CONCLUSÃO Os mangues representam uma vegetação peculiar e de grande importância que apresenta uma riqueza de fauna. Além de desempenhar um considerável papel ecológico também é uma fonte de renda para as populações locais. As atividades humanas têm impactado negativamente esse ecossistema, o que implica em perda de biodiversidade e comprometimento das atividades econômicas. Agora você pode pesquisar mais sobre o manguezal e divulgar o seu conhecimento. Preservar os mangues é necessário e contamos com a sua ajuda para que outras pessoas possam reconhecer o seu valor.