Evangelização Desafio de Urgência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
Advertisements

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Relações de Convívio Solidário
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Tudo tem uma origem....
A CANDEIA.
Educação X Evangelização
RELAÇÔES PAIS E FILHOS : UM EXERCÍCIO DE AMOR E CRESCIMENTO
Espiritismo e Ecologia
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO e seus sentidos
La Grande Invocação.
PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.
Evangelização Infanto Juvenil 2014
A Alegria de viver e ser feliz!
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
SER ESPÍRITA..
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
SER ESPÍRITA. ENTER.
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL II FASE – SUBSÍDIO PFI 29 O Método Educativo de Dom Bosco.
Vida Feliz Não és um observador distante da vida.
Aprender a aceitar que para Deus toda a gente é importante. Perceber que Deus vê algo de valioso em cada um de nós.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Parábola ao professor.
Visão “ Promover, apoiar e fortalecer o Movimento Espírita do Rio Grande do Sul na busca da eficácia e da melhoria da qualidade na tarefa de difusão do.
INFÂNCIA FELIZ ATUAÇÕES
A benção em sentir paz.
Educação.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Pastoral da Educação e da Cultura
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Filosofia O que é filosofia?.
Evangelização Infantil. É um programa organizado para proporcionar condições para a vivência da moral cristã à infância...
Natal é um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas
Evangelização e família
Caminho da Auto-Iluminação
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
Desenvolvimento 1. A obra dos pais é comparada a semeadura e colheira. Pensando nisto, o que os pais devem ter em vista ao realizar o seu trabalho?
SER ESPÍRITA..
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
SOBREVIVÊNCIA + TRANSCENDÊNCIA O eterno desafio do Homem.
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
14 O cristão e a cidadania. 14 O cristão e a cidadania.
A Compreensão do Abandono e do Insucesso Escolar 2º ano – 2º semestre 2009/2010 Unidade Curricular de Serviço Social e Inclusão Social José Batista
O NATAL SILENCIOSO Nos caminhos da humanidade através dos séculos a energia do Natal conduz a reflexão;
Política Educacional Brasileira
Vozes Do Espírito "Desconheço o Autor".
AVALIAÇÃO.
PRECIOSA SEMENTE “AQUELE QUE LEVA A PRECIOSA
CENSO DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO – JUVENIL FEP
VOZES  DO  ESPÍRITO.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Reflexão A Natureza é minha Mãe..
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
Transcrição da apresentação:

Evangelização Desafio de Urgência COINF - 2010 É necessário que inicialmente façamos uma reflexão sobre a importância da tarefa que abraçamos e ninguém melhor do que Amélia Rodrigues esse Espírito que em suas obras mediúnicas nos tem falado com tamanha intimidade do Cristo. Amélia em Mensagem intitulada “Evangelização Desafio de Urgência” sintetiza pra nós :

“. O homem será o que de sua infância se faça. “ “... O homem será o que de sua infância se faça. “ ... “A criança é sementeira que aguarda, ... Conforme a qualidade da semente teremos a colheita.” “O homem será o que de sua Infância se faça” – Kardec ao formular a questão 383 no LE acerca da importância desse período (a infância) para o Espírito obtém como resposta: Encarnado com o objetivo de se aperfeiçoar, nesse período é mais suscetível as impressões que recebe e que podem auxiliar seu adiantamento assim: “A criança é sementeira que aguarda” como afirma Amélia Rodrigues. Conforme a semente teremos a correspondente colheita . Nesses dias em que transitamos da condição de um Planeta de Provas e Expiações para a de Regeneração, sabemos enquanto Espíritas da necessidade em contribuirmos para o aceleramento desse processo. As gerações novas que chegam à Terra muitas vezes com o progresso intelectual já avançado necessitam despertar em seu íntimo os valores morais tão escassos. A Ciência apresenta um real desenvolvimento, mas o homem ainda encontra-se estagnado na ignorância moral e não podemos desperdiçar a oportunidade pois como afirma Emmanuel em O Consolador q. 109 –” o período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos, e assevera: “passada a infância, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu corpo orgânico material. “

... “A tarefa da educação, por isso mesmo, é de relevância, enquanto que a da evangelização é de urgência salvadora.”. Ninguém pode negar quão relevante é a EDUCAÇÃO INFANTIL como fator de progresso intelectual, forma como ainda é entendida em muitas de nossas escolas, mas somente o homem educado sob o ponto de vista moral pode modificar a paisagem desoladora dos dias atuais, daí a urgência salvadora enfatizada por Amélia Rodrigues.

“Quem instrui, oferece meios para que a mente alargue a compreensão das coisas e entenda a vida. Quem educa, cria valores ético-culturais para uma vivência nobre e ditosa. Quem evangeliza, liberta para a Vida feliz.”. E estabelece a seguinte comparação para que venhamos a melhor compreender a importância do trabalho que abraçamos nas leiras do Cristo junto à Casa Espírita.

“A criança evangelizada torna-se jovem digno, transformando-se em cidadão do amor, com expressiva bagagem de luz para toda a vida, mesmo que transitando em trevas exteriores.” Por fim, sintetizando os objetivos da Evangelização Espírita Infanto- Juvenil como a lançar um olhar no futuro identificando o que a Evangelização pode fazer em favor da criança e do jovem, mas, principalmente, destacando a transformação que alcança a criança que é alvo do trabalho, favorecendo-lhe, quando alcançado pelos sofrimentos naturais de um Planeta nas condições evolutivas da nossa Terra sejam de ordem física ou moral a força moral, a coragem e mesmo o equilíbrio necessários ante os convites que o mundo ainda oferece como as drogas, o alcoolismo o sexo desregrado que acabam por conduzir à prática do aborto, ao suicídio e gerando os transtornos mentais que todos conhecemos com a depressão, que vêm campeando nos dias atuais, afirma Amélia:

“Evangelizar é trazer o Cristo de volta ao solo infantil como bênção de alta magnitude, cujo resultado, ainda não se pode, realmente aquilatar”. Amélia Rodrigues Expressando finalmente, a grandeza do trabalho que realizamos afirma Amélia Rodrigues. “Evangelizar....”. Todavia todos sabemos que a semeadura determina a colheita. Quantos que estão aqui hoje não vieram das salinhas da Evangelização, hoje conscientizados do que receberam vem oferecer a bênção às novas gerações? Como afirmam os Espíritos na Codificação. O Cristo é o melhor modelo de perfeição que a Terra conhece e é esse o modelo que oferecemos as nossas crianças.

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil- Objetivos: Promover a integração do evangelizando: Consigo mesmo; Com o próximo; Com Deus Proporcionar ao evangelizando o estudo: Da lei natural que rege o Universo; Assim a proposta evangelizadora da Doutrina Espírita tem por objetivos: A integração consigo mesmo : “O conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual” – Q 919 A integração com o próximo: “Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhe ao contrário todo o bem que está em vosso poder fazer-lhes” e na mensagem do HOMEM DE BEM no ESSE. A SUA INTEGRAÇÃO COM Deus ; conhecimento das Leis MORAIS que contém as regras da Vida do corpo e da Vida da alma - Da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal.” Currículo da Evangelização Infanto-Juvenil - FEB

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil- Objetivos: Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível.”Currículo da Evangelização Infanto-Juvenil - FEB Aqui reside a grande diferença entre Instruir ou doutrinar e Evangelizar. Em o Consolador Emmanuel nos diz que para doutrinar basta que conheçamos a Doutrina Espírita, mas para Evangelizar é necessário a luz do amor íntimo é preciso vibrar e sentir com o Cristo, afirma, ainda, Emmanuel que “o sincero evangelizador será sempre um reservatório da verdade, habilitado a servir às necessidades de outrem, sem privar-se da fortuna espiritual em si mesmo”. Questão 237 O Consolador.