Aula 11. Relações lógico-semânticas do discurso II- Enunciados independentes. Professora Ana Paula.

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Transcrição da apresentação:

Aula 11. Relações lógico-semânticas do discurso II- Enunciados independentes. Professora Ana Paula

Principais relações lógico-semânticas: Trata de relações lógico-semânticas de conteúdos independentes, que pertencem a atos de fala distintos. Principais relações lógico-semânticas: 1) adição 2)oposição adversativa 3)disjunção argumentativa ou alternância 4) explicação ou justificativa 5)conclusão 6) alternância

Principais conjunções Classificação Sentido Principais conjunções Aditivas adição, soma e, nem, mas também Adversativas oposição, contraste mas, porém, contudo, todavia, entretanto Alternativas Alternância (inclusão ou exclusão) ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer... Conclusivas conclusão logo, pois (posposto ao verbo), portanto Explicativas justificativa pois (anteposto ao verbo), porque, que

1) Adição: valor semântico de soma de enunciados. O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios.  Marta não só trouxe os livros, como também os leu para todos. Não fiz o trabalho doméstico nem estudei a lição. O professor não entregou as notas tampouco deu alguma explicação.

Explique a relação lógico-semântica:

2) Adversativa: Relação semântica de oposição. Saiu de casa, mas não ficou independente do dinheiro dos pais. Marta não chegou para a aula, porém avisou de seu atraso. Não estudou, entretanto foi aprovado no vestibular. Pediu o livro e o comprou. (adicionando informação - aditiva) Eu cheguei, e ela saiu. (adicionando informações com sujeitos diferentes - aditiva) Pediu o livro, e não o comprou. (mudando a linha de raciocínio -adversativa)

Explique as relações lógico-semânticas:

3) Disjunção argumentativa ou alternância: Liga enunciados que têm orientações discursivas diferentes, com o objetivo de influenciar o leitor a modificar sua opinião por meio do segundo segmento, ou simplesmente aceitar a opinião expressa no primeiro. Produz, assim, um efeito retórico. Todo voto é útil. Ou não foram úteis os votos dados aos atuais congressistas nas últimas eleições? Todo voto é útil. Seja obrigatório, seja democrático, que país não se beneficiou com o uso dele? A constituição é a base de um governo. Quer promulgada, quer outorgada, que país não necessita dela?

4) Relação de explicação ou justificativa: o segundo segmento justifica o primeiro. “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça, não teria inventado a roda.” (Mário Quintana) Elipse (pois), anteposto ao verbo

Todo home é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. 5) Relação de conclusão: une segmentos de modo que haja uma conclusão ou inferência a partir de duas ou mais premissas verdadeiras. Todo home é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. A prova será difícil; devemos, pois, estudar. “Penso, logo existo”. (Descartes)

6) Relação de Alternância: exprimem ideia de alternância ou exclusão. Forma inclusiva: as partes não se excluem, e sim se somam. Sejam palavras bonitas, sejam palavras feias, são sempre importantes as coisas que falamos. b) Forma exclusiva: as partes que se alternam, se excluem. Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois.

Poema de Cecília Meireles