Os Regimes Totalitários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
NAZI FASCISMO Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
Nazismo e Fascismo.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
O Fascismo.
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Nazi-fascismo.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
ESTADOS TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Nazismo e Fascismo.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
Unificação Italiana.
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
O Fascismo.
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
TRABALHO DE HISTÓRIA NAZI-FASCISMO.
Os Fascismos Itália Alemanha
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
NAZISMO E FASCISMO.
FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Os Regimes Ditatoriais
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

Os Regimes Totalitários

OS REGIMES TOTALITÁRIOS Movimentos totalitários de direita - nazi-fascismo Movimentos totalitários de esquerda - stalinismo

OS REGIMES TOTALITÁRIOS Os regimes totalitários foi uma resposta para as crises internas sofridas pelos países europeus e o avanço das idéias socialistas da vizinha URSS.

Fascismo na Italia Origem Ao final da 1ªGM a Itália, apesar de estar no grupo dos vencedores, estava descontente. Algumas medidas da Conferência de Paris não agradaram os Italianos.

Os Custos financeiros da Guerra também não foram recuperados Os Custos financeiros da Guerra também não foram recuperados. Prejuízos Italianos: Humanos, Agricultura (colapso no abastecimento), falência de Indústrias, desemprego e inflação.

No meio de toda essa crise surge Benito Mussolini que irá fundar o "Fascio de Combatimento" que se tornará posteriormente o embrião do Partido Fascista.

Vida de Mussolini

Benito Mussolini era "professor primário e jornalista, foi também militante socialista, sendo por isso obrigado ao exílio e à vida pobre. Em 1915, a virada: abandona os ideais socialistas e passa a defender a entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial.

Quando ela se dá, alista-se no Exército, lutando na frente de batalha austro-italiaana. Na vota para casa, passa a combater o socialismo e, em 1919, acontece o grande momento de sua vida: funda os fasci italiani di combattimento, estruturas iniciais do fascismo,

que procuram pôr em ação as idéias do novo movimento que procuram pôr em ação as idéias do novo movimento." (BERTONHA, João Fábio. Fascismo, Nazismo, Integralismo. História em Movimento. São Paulo: Ática, 2002, p. 13)

Formação dos camisas-negras que perseguiam e combatiam socialistas e comunistas com violência. Fortalecimento do Fascismo: - adesão de discidentes de outros partidos, - da clásse média - burguesia

1922 - Marcha sobre Roma. o rei Vittorio Emanuele III (Vitor Emanuel III) convidou Mussolini a integrar o governo."

Ao Assumir o poder Mussolini tomou as seguintes medidas: - eliminar as oposições (prisões, fraudes eleitorais, fechamento de jornais) - exigiu maiores poderes (foi aprovado pelo parlamento)

Em 1925/26 uma série de leis promulgadas pelo Estado fortaleceu o poder de Mussolini, tornou o Fascismo partido único da Itália, acabou com o direito de greve e liquidou a liberdade de imprensa. Consolidou-se assim o totalitarismo na Itália.

Em 1929 assinou o Tratado de Latrão com a Igreja = criação do Estado do Vaticano e pôs fim a Questão Romana. Em troca recebeu as bênçãos da Igreja. Em 1936 assinou um acordo com a Alemanha de Hitler originando o eixo Roma-Berlim.