O Direito Grego Antigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grécia o Berço da Civilização
Advertisements

Os segmentos sociais em Roma Antiga.
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
História Política de Roma
Modo-de-produção escravista
TRABALHO DE HISTÓRIA.
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
Grécia Antiga.
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Cidades- estados gregas
Prof. Everton da Silva Correa
Política e Democracia na Grécia Antiga
Prof. Everton da Silva Correa
História Grécia Antiga II.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
ATENAS.
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Prof. Everton da Silva Correa
Cícero paulino dos santos costa
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
Prof. Sidnei, O Belíssimo
Ao longo dos tempos 2010/ º CPTER Trabalho Realizado por: Paulo Barbosa nº 15 Sérgio Antunes nº 19 Escola Secundária Nuno Álvares Área de Integração.
Atenas (nos dias de hoje)
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Profª: Ms.Socorro Moura
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
A Construção da Democracia
Cidade-Estado: Atenas
Grécia Antiga.
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
 Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
História da Antiguidade Clássica e Roma
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Introdução à Filosofia Aula 10
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
A origem da Civilização Grega 6º ano
CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.
Cidades- estados gregas
GRÉCIA.
O Direito Grego Antigo. Características Físicas Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a direita da Itália.Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a.
Transcrição da apresentação:

O Direito Grego Antigo

Informações: Aristófanes, oradores, Historiadores e a Constituição de Atenas – paradigma Informações: Aristófanes, oradores, Historiadores e a Constituição de Atenas de Aristóteles. Cuidados na generalização do “direito grego” Esparta e Atenas – laicização do direito e na idéia que as leis podem ser revogadas pelos mesmos homens que as fizeram. O ORADOR II a. C.

Grécia: uma região Unidade cultural (deuses,dialetos e hábitos comuns) Cidade Estado = associação religiosa e política das famílias e das tribos

Esparta Educação espartana Terra e escravos do Estado/ cidadão tinha o usufruto Periecos- agricultores, criadores, comerciantes, artesãos e mineiros. Tinham posse das terras da periferia “Anti-enriquecimento” Política: Gerúsia, Assembléia, Éforos Cultura e Ideologia: Xenofobia, Xenelasia, Laconismo. P. 71 Esparta Fundada IX a. C. (dórios) Século VII a. C. “refreamento” Licurgo - legislador p. 67 Manutenção de instituições arcaicas/ proteção da aristocracia 3 camadas sociais: p.67-68 Educação espartana Terra do Estado/ cidadão apenas o usufruto

Atenas Partido popular x Partido aristocrático Eupátridas- Fim do controle das armas e da política Reformas Eupátridas- Com o rei Basileu Como Oligarquia Pressão de novos ricos e pobres Fim da escravidão por dívidas Repartição das grandes propriedades

Dracon (620 a. C.)/ Atenas Severidade, quase todos apenados com a morte Introdução de princípios do direito penal: a distinção entre os diversos tipos de homicídio voluntário e o involuntário Tornou obrigatório o recurso aos tribunais para solucionar os conflitos entre os clãs Manteve privilégios e discriminações com base no nascimento (era um eupátrida)

Novas pressões do Partido Popular Sólon (594-593 a. C.) Novas pressões do Partido Popular Cria um código de leis e altera o de Drácon Instaurou a igualdade civil, terminando com os privilégios e discriminações/ eunomia Definiu os direitos e deveres da cidadania. O descumprimento dos deveres poderia ensejar a privação dos Direitos civis e políticos; Suprimiu a propriedade coletiva dos clãs e a escravidão por dívidas Instituiu: o testamento; a adoção; a correspondência entre a pena e a gravidade do delito; o direito de apelação aos tribunais formados por jurados, visando a garantir o direito de defesa, regulamentou o direito de herança. Reformou o regime político, democracia moderada, ou seja, de acordo com maior ou menor riqueza do indivíduo, era maior ou menor a possibilidade de participação na vida pública; Adotou a divisão dos poderes: Arcontado, Areópago, Senado

Clístenes 510 – 500 a. C. Péricles 461 a. C. Reformou as leis de Sólon, implantando uma democracia mais apurada Estabeleceu novo sistema eleitoral, distritos eleitorais baseados no domicílio Péricles 461 a. C. A democracia atingiu o apogeu, com ampla e ativa participação do povo na vida política do Estado; Na época clássica da democracia ateniense, os cidadãos governavam diretamente, votando a lei nas assembléias (Eclésias), sendo a lei, igual para todos Democracia ateniense, contudo era limitada; o estrangeiro e o escravo não possuíam direitos políticos ou civis.

A escrita e o Direito grego antigo Todd: “Direito é uma das poucas áreas de práticas sociais na qual os antigos gregos não tiveram influência significante nas sociedades subseqüentes.” Recusa do grego em aceitar a profissionalização do direito e da figura do advogado (não recebia pagamento) Um povo que preferia falar a escrever Direito grego = direito retórico Escrita : pouco acesso / papiro só no século IV a. C. O ORADOR II a. C.

A Retórica Grega como Instrumento de Persuasão Jurídica Sem advogados, juízes e promotores públicos O logógrafo/ o advogado? Sincofanta

Organização Administrativa e Judiciária Democracia- soberania popular, expressa pela viva voz do cidadão, no exercício de suas funções públicas (direito de haver assento e voto nos tribunais, na participação cotidiana de que desfrutam nas assembléias e conselhos.

Arcontado Composto por nove membros. Este órgão era encarregado de exercer funções relativas à administração (epônimo), (polemarco) guerra e (basileu) religião. O mandato era, a princípio, vitalício, sendo paulatinamente modificado para decenal e anual.

Areópago Composto por antigos arcontes, com atribuição análoga à dos tribunais superiores. Dirimia questões concernentes a área criminal (homicídio premeditado, envenenamento e incêndio), cabendo-lhe inspecionar a administração pública e zelar pelo cumprimento dos costumes (função de legislar). A processualidade nesse tribunal era de rigorosa simplicidade. A reunião era ao ar livre e à noite. Assim, o acusado não se intimidava com a sua imponente gravidade, e os juízes não eram influenciados pelas lágrimas e arrependimento. Afim de que os ouvidos fossem preservados como os olhos, nenhum artifício oratório era permitido para enternecer ou comover.

Eclésia : Assembléia popular Cidadãos atenienses (filho de pai e  mãe atenienses) maiores (18 anos; na prática, devido ao biênio de serviço militar, 20 anos).  Dos  300.000 habitantes de Atenas, 40.000 eram cidadãos. A participação efetiva na Assembléia raramente superava  5.000 cidadãos. Reuniões em local amplo /Ágora Votação em segredo/ ostras marcadas

O juramento cívico:      “Não desonrarei estas armas sagradas; não abandonarei, na batalha, o meu companheiro; combaterei pelos meus deuses e pelo meu lar, sozinho ou em companhia de outros. Não deixarei a pátria diminuída, porém maior e mais forte do que quando a recebi. Obedecerei às ordens que a sabedoria e a prudência dos magistrados houver por bem me dar. Sujeitar-me-ei às leis vigentes e às que o povo emitir de comum acordo; se alguém quiser revogar essas leis ou desobedecer-lhes, não o consentirei, mas por elas combaterei, sozinho ou acompanhado de todos. Respeitarei os cultos do meu país.” 

“O homem, ao participar das qualidades divinas (a sabedoria das artes úteis e o domínio do fogo), foi primeiramente o único animal que honrou os deuses e se dedicou a construir altares e imagens das deidades: teve, além disso, a arte de emitir sons e palavras articuladas, inventou as habitações, os vestidos, o calçado, os meios de abrigar-se e os alimentos que nascem da terra. Apetrechados dessa maneira para a vida, os seres humanos viviam dispersos, sem que existisse nenhuma cidade; assim, pois, eram destruídos pelos animais, que sempre, em todas as partes, eram mais fortes do que eles, e seu engenho, suficiente para alimentá-los, seguia sendo impotente para a guerra contra os animais; a causa disso residia em que não possuíam a arte da política (Politike techne), da qual a arte da guerra é uma parte. Buscaram, pois, uma maneira de reunir-se e de fundar cidades para defender-se. Mas, uma vez reunidos, feriam-se mutuamente, por carecer da arte da política, de forma que começaram de novo a dispersar-se e a morrer. Então Zeus, preocupado ao ver nossa espécie ameaçada de desaparecimento, mandou Hermes trazer para os homens o pudor e a justiça (aidós e dikê), para que nas cidades houvesse harmonia e laços criadores de amizade. Hermes, pois, perguntou a Zeus de que maneira deveria dar aos humanos o pudor e a justiça: "Deverei distribuí-los como as demais artes? Estas se encontram distribuídas da seguinte forma: um só médico é suficiente para muitos profanos, o mesmo ocorre com os demais artesãos. Será essa a maneira pela qual deverei implantar a justiça e o pudor entre os humanos ou deverei distribuí-los entre todos?" "Entre todos", disse Zeus, que cada um tenha a sua parte nessas virtudes, já que se somente alguns as tivessem, as cidades não poderiam subsistir, pois neste caso não ocorre como nas demais artes; além disso, estabelecerás em meu nome esta lei, a saber: que todo homem incapaz de ter parte na justiça e no pudor deve ser condenado à morte, como uma praga da cidade." (PLATÃO "Protágoras ou os Sofistas" In: Obras Completas. Madri: Aguilar, 1974, pp. 168/9.)