SENA-DA-SILVA, J.L.; DAS-DORES, J.L.R.; PAIXÃO, C.M.A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
A revolução científica do século xvii
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Filosofia Moderna Empirismo e Seus Desdobramentos
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
A Visão Cosmológica do Universo O Universo na pré-história Impressões do desconhecido ante os primeiros homens Como via o Mundo o homem da pedra?
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Introdução ao estudo da física I
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
História da Astronomia
ASTRONOMIA.
Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
RENASCIMENTO PARTE 2.
Geocentrismo e Heliocentrismo
Como evoluiu o conhecimento do Universo ao longo do tempo
A História da Astronomia
Prof. Roberto de A. Martins
A bertura do Setor de Astronomia – CDCC
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
Um Cientista na Terra da LUZ
DA SILVA, F.R.; DAS-DORES, J.L.R.; PAIXÃO, C.M.A. LIRA-DA-SILVA, R.M.;
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
CONTEÚDOS: 1º BIMESTRE O Feudalismo
Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia Disciplina: Filosofia Ano Lectivo: 2010/2011 Trabalho realizado por: Kristina Angelova Marta Yarynych 10º A1.
Sumário da Discussão A Atitude Científica As Concepções de Ciência
1.1. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
A geografia do universoraul abramo - cientec A Geografia do Universo. Raul Abramo Dep. de Física Matemática - Instituto de Física - USP
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
CIÊNCIA, CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO
Projeto Ciência Arte e Magia A evolução dos computadores Soares, R. C. ; Dores, J. L. R. ; Paixão, C. M. A. Centro Avançado de Ciência – Instituto de Biologia.
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Aula 06- A ciência na Modernidade e na Contemporaneidade.
CURCEP 2014 ASTRONOMIA: LEIS DE KEPLER FÍSICA A
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
PESQUISA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. [... ] não é lugar de certezas absolutas, exceto nas matemáticas, no qual sabemos exatamente as condições.
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
“Registro Histórico das Grandes Obras Arquitetônicas no Mundo” ALVES Jr., F.T.; Lira-Da-Silva, R.M.; Rabelo, D.; Santos, J.C. Centro Avançado de Ciências;
BIG BANG E A EXPANSÃO DO UNIVERSO
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA
Ciência x Religião Eliezer Alves 20º Encontro de Jovens e Adolescentes.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Breve história da Cosmologia
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Mecânica Celeste e Gravitação
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
As bases da ciência moderna
Renascimento século XIII - Itália
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
Astronomia da Antiguidade
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana Sérgio Ferreira de Lima 2º Ano –
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico.
Surgimento do pensamento filosófico
O que é conhecimento?.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
O POSITIVISMO. Corrente de pensamento que defende que as ciências da natureza (química, física, biologia, etc.) são superiores às outras áreas do conhecimento,
Transcrição da apresentação:

“CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS, FILOSÓFICAS E RELIGIOSAS ACERCA DO ESPAÇO E DO TEMPO” SENA-DA-SILVA, J.L.; DAS-DORES, J.L.R.; PAIXÃO, C.M.A. DA-SILVA, S.B.; LIRA-DA-SILVA, R. M. Centro Avançado de Ciências; Projeto Ciência, Arte & Magia; Departamento de Zoologia; Instituto de Biologia; Universidade Federal da Bahia; Colégio da Polícia Militar de Salvador - BA

INTRODUÇÃO OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS TEORIAS; ENTENDER OS CONCEITOS HUMANOS. OBJETIVO CORROBORAR A INEXISTÊNCIA DE VERDADES ABSOLUTAS; EXPLICAR AS VISÕES COMPARTIMENTADAS DOS TEÓRICOS E CIVILIZAÇÕES.

METÓDICA BUSCA DE UM EMBASAMENTO TEÓRICO PARA A CONFECÇÃO DE UMA LINHA DAS CONCEPÇÕES, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE SIGNOS COTIDIANOS.

PRIMEIRA MEDIÇÃO TEMPORAL OBSERVAÇÃO FENOMENOLOGIA MAIAS, SÉCULO XII; EGÍPCIOS, 2500 A. C.; ASTECAS, 3100 A. C.. PODER INSTITUIÇÕES DIVINAS ALA SACERDOTAL  NECESSIDADE DE EXPLICAR A EXISTÊNCIA

SEGUNDA MEDIÇÃO TEMPORAL ANTIGUIDADE  ALA SACERDOTAL  POPULAÇÃO  CONTROLE POLÍTICO-FISCAL IDADE MÉDIA  POPULAÇÃO  ARISTOCRACIA  RELAÇÕES FEUDAIS

TERCEIRA MEDIÇÃO TEMPORAL QUESTIONAMENTOS SOBRE A VIDA  SURGIMENTO DE UM CONHECIMENTO ORDENADO.

QUARTA MEDIÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL IDADE MODERNA  ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA NICOLAU COPÉRNICO  UNIVERSO IMÓVEL E GEOCÊNTRICO

GALILEU GALILEI  AVANÇO TÉCNICO  COLAPSO DAS CONCEPÇÕES JOHANNES KEPLER REVOLUÇÃO NO CONHECIMENTO ASTRONÔMICO

ISAAC NEWTON ALBERT EINSTEIN “PRINCIPIA”  TEMPO E ESPAÇO SÍNTESE DAS BASES ALBERT EINSTEIN “CHECK” NAS TEORIAS NEWTONIANAS “CONTINUUN” QUADRIDIMENSIONAL  TEMPO-ESPAÇO

EDWIN HUBBLE GEORGES LEMAÎTRE PONTE DE TRANSIÇÃO  EXPANSÃO DO UNIVERSO GEORGES LEMAÎTRE ÁTOMO PRIMORDIAL RETORNO À COSMOLOGIA PRIMITIVA

STEPHEN HAWKING CARL JUNG ENTENDIMENTOS LITERAIS DO UNIVERSO CARL JUNG  COSMOS  GOVERNAR PELAS PRÓPRIAS LEIS  MENTE + MATÉRIA  UMA SÓ ENTIDADE Assim... DEMOLIÇÃO DO “CONTINUUN”

CONCLUSÃO COMPREENDE-SE A NECESSIDADE HUMANA DE REVER SEUS CONCEITOS, NUMA ADEQUAÇÃO ÀS MUDANÇAS DO MEIO E DOS SEUS ANSEIOS.

Agradecimentos: