Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina PauloAlcoitão, Junho 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Intervenção Social nos
Advertisements

EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
O Professor de Educação Física e os
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Educação profissional:
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SÉCULO XX.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Habilidades em Comunicação V
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Política Nacional de Saúde do Idoso
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Semana da Leitura O que é?
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
O ingresso na Universidade
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
da pessoa com depressão
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE Silvani Alves Pereira Secretário de Políticas Públicas de Emprego Ministério do Trabalho e Emprego.
Animação Sociocultural
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Rio de Janeiro, 7 a 9 Julho Ana Jorge, Ministra da Saúde SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PORTUGUÊS.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
PEI – Programa Educacional Individualizado
AÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE NO CONTROLE DA DOR: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA Bárbara Gaião.
Psicologia da Educação
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Campina Grande Outubro 2015
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
Competências básicas para o sucesso profissional..
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Transcrição da apresentação:

Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina PauloAlcoitão, Junho 2012

"O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." Francis Bacon E tu? Já crias-te o teu futuro? Começa hoje!

Hoje e Amanhã Vivemos num tempo de intensas transformações que nos exige uma postura crítica e capacidade de análise, diante de inúmeros apelos, oportunidades e mesmo desafios nas nossas jornadas académicas e profissionais. Para que sonhos se realizem, necessitamos de orientadores.... para que transformações ocorram são necessários, mediadores. Nessa trajetória a Escola Superior de Saúde do Alcoitão desenvolveu o Mestrado de Fisioterapia no Envelhecimento, e este ano promove a sua 4ª edição. A formação académica é indispensável para a nossa permanência e sucesso no mundo laboral, cá dentro e lá fora. Hoje esperamos vencer etapas, superar desafios, alcançar vitórias!

"Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo.“ Joel Baker O curso reconhece a importância de facilitar aos licenciados o desenvolvimento de um raciocínio clínico independente, auto-dirigído e crítico, com base no Modelo Biopsicossocial. Esta opção oferece aos candidatos a partilha de saberes nas principais linhas de investigação/intervenção da fisioterapia geriátrica, como alterações estruturais e funcionais no idoso; modelos de avaliação, de intervenção, diagnóstico e prognóstico em condições específicas, com um corpo de docentes variado e que reúne profissionais e investigadores amplamente reconhecidos nas suas áreas de “expertise” O Mestrado foi desenvolvido de forma a permitir que qualquer fisioterapeuta possa alargar e aprofundar os seus conhecimentos teóricos e clínicos na área de fisioterapia Geriátrica.

O fisioterapeuta especializado no ramo de envelhecimento poderá exercer a sua prática profissional de forma direta ou indireta com a população idosa, tanto em contexto comunitário como institucional nas seguintes áreas:

Desenvolvimento de programas de educação e informação no âmbito do envelhecimento ativo, privilegiando a promoção de atividade física, comportamentos saudáveis e atitudes positivas ao longo de todo o ciclo de vida, dirigidos a diferentes faixas etárias da população (jovens em idade escolar, adultos seniores e adultos idosos)

Gestão/Coordenação de equipamentos de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente lares e residenciais de idosos

Implementação de políticas e programas assistenciais de carácter multidisciplinar em contexto comunitário ou institucional dirigidos à população idosa

Projetos de investigação na área do envelhecimento

Desenvolvimento de programas de formação/educação de cuidadores formais e informais

Avaliação e diagnostico da condição funcional dos idosos, prescrevendo estratégias e medidas terapêuticas com vista à recuperação, otimização ou manutenção da capacidade funcional dos idosos

Avaliação e seleção de medidas compensatórias da limitação funcional irreversível, nomeadamente através da indicação de produtos de apoio e tecnologias facilitadores das atividades diárias

E ainda… Prestação direta de cuidados terapêuticos tanto no âmbito de cuidados primários e cuidados continuados em centros de saúde, centros de dia, lares e residenciais de idosos, como em cuidados de agudos e paliativos em centros hospitalares; Intervenção em condições de saúde específicas, nomeadamente em condições neuro-degenerativas e psiquiátricas, em serviços de saúde mental; Implementação de programas lúdico-terapêuticos em parceria com entidades públicas ou privadas no âmbito de atividades desenvolvimentais, nomeadamente, lazer, recreação, desenvolvimento pessoal, voluntariado, etc -Criação de empresas de prestação de serviços domiciliários, ou de comércio de tecnologias e produtos de apoio, dirigidos à população idosa. Já te decidiste? Faz hoje a tua inscrição, entra nesta viagem ao futuro! Sê especialista no que fazes de melhor!