RENASCIMENTO CULTURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literatura Prof. Henrique
Advertisements

Literatura Prof. Henrique
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Luis de Camões.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
Fernando Pessoa.
Literatura [ Periodização ].
GÊNEROS LITERÁRIOS Profa.: France Lima.
Revisão para VG.
Renascimento
Classicismo.
Luís Vaz de Camões.
Gêneros Literários Introdução aos estudos de literatura:
Ele está chegando....
Os Lusíadas Luís Vaz de Camões.
‘Os lusíadas’ Propagação.
A Voz do Trono Renascer.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa E SCOLA B ÁSICA DE P IAS Ano Letivo 2012 / 2013 Português – 9.º Ano - Turmas A e B.
Classicismo (1527 – 1580).
Um novo olhar sobre o homem e o Mundo.
Cultive a alegria.....
Os Lusíadas de Luís de Camões
Adaptação: Aldir Gonçalves
Os Lusíadas A história de uma viagem....
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Classicismo Processo de urbanização expandindo;
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Classicismo em Portugal
Profa. Karen Neves Olivan
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Classicismo Século XVI.
Os Lusíadas Luís de Camões (material retirado da internet)
CLASSICISMO Renascimento.
Renascimento Cultural
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
CAMPANHA JEJUM DE SILOÉ
CLASSICISMO.
CLASSICISMO Renascimento.
“Jovens... sois fortes” ( I João 2,14 ).
Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel serrana bela,
HAMILTON SLIDE.
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Eu sou poeta.
Minidicionário Aurélio.
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
Luís, o Poeta, Salva a Nado o Poema
O que motiva você?.
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis.
Esquemas-síntese do poema «Sete anos de pastor Jacob servia»
Esquemas-síntese da Proposição — Canto I, estâncias 1-3
Esquemas-síntese da Invocação — Canto I, estâncias 4-5
(Salmo 26,1) Veja, meu irmão, minha irmã, Há momentos na nossa vida em que nos sentimos como se estivéssemos navegando perdidos... Há momentos na nossa.
OS LUSÍADAS ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO (I, 1-3). CAMÕES PROPÕE-SE CANTAR porque Os guerreiros e os homens ilustres («As armas e os barões assinalados») Saíram.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Professor Pecê Rodrigues.
Rei, Rei da Glória Rei, Rei da glória (2x) Na presença do Rei vamos celebrar Um canto de vitória vamos entoar Todo joelho diante dele há de se dobrar Pois.
RENASCIMENTO CULTURAL
PARNASIANISMO LITERATURA.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Transcrição da apresentação:

RENASCIMENTO CULTURAL

CLASSICISMO

Características O Classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI).

Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma; - Influência do pensamento humanista; - Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo; - Críticas as explicações e a visão de mundo pautada pela religião; - Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência; - Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal; - Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.

Presença de deuses greco-romanos; Carpe diem; Fugacidade da vida; Medida nova (dez sílabas métricas).

Camões Lírico

Sete anos de pastor Jacob servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a ela só por prémio pretendia. Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assi negada a sua pastora, Como se a não tivera merecida; Começa de servir outros sete anos, Dizendo: – Mais servira, se não fora Para tão longo amor tão curta a vida!

Camões épico

1 As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram;

2 E também as memórias gloriosas Daqueles Reis, que foram dilatando A Fé, o Império, e as terras viciosas De África e de Ásia andaram devastando; E aqueles, que por obras valerosas Se vão da lei da morte libertando; Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antígua canta, Que outro valor mais alto se alevanta.

E vós, Tágides minhas, pois criado Tendes em mim um novo engenho ardente, Se sempre em verso humilde celebrado Foi de mim vosso rio alegremente, Dai-me agora um som alto e sublimado, Um estilo grandíloquo e corrente, Porque de vossas águas, Febo ordene Que não tenham inveja às de Hipoerene. Continuamos nos próximos capítulos!!!