Tatiana Piwowarczyk, Gisele Oliveira Luciana Lourenço e Mara Behlau SINTOMAS VOCAIS, PERFIL DE PARTICIPAÇÃO E ATIVIDADES VOCAIS (PPAV) E DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS OPERADORES DE TELEATENDIMENTO Tatiana Piwowarczyk, Gisele Oliveira Luciana Lourenço e Mara Behlau
Objetivo Verificar a relação entre sintomas vocais, qualidade de vida relacionada à voz e desempenho profissional dos operadores de teleatendimento. Método 157 operadores teleatendimento de uma empresa Questionário de Sinais e Sintomas Vocais – QSSV Protocolo Perfil de Participação e Atividade Vocal – PPAV Empresa Classificação desempenho profissional Quantidade atendimentos Faltas no mês
Resultado Conclusão Sintomas no Presente > Sintomas no Passado Não houve relação: Sintomas Vocais x Desempenho Profissional Pouco impacto na qualidade de vida: PPAV baixo Relação entre maiores desvios no PPAV x Pior Desempenho Profissional Relação entre Atendimentos x Faltas x Desempenho Profissional Conclusão Sintomas vocais não necessariamente relacionam-se ao desempenho profissional Há relação entre maior restrição e limitação de participação das atividades vocais e pior rendimento profissional