Ensaios de Qualidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa Dra Rosane Vargas
Advertisements

ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Drágeas, Cápsulas e Supositórios
CIMENTO DE ÓXIDO DE ZINCO E EUGENOL
Caracterização Geológica-Getécnica
Propriedades Físicas dos Solos
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
INTRODUÇÃO AOS ENSAIOS MECÂNICOS
MEDICAMENTOS GENÉRICOS
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
AVALIAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE DIFERENTES FORMULAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS REGISTRADAS COMO MEDICAMENTOS GENÉRICOS E.
ASPECTOS RELEVANTES NA PRODUÇÃO DE SÓLIDOS
Necessidade dos ensaios

CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
AMOSTRAGEM E AMOSTRAS.
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Instituto Hidrográfico
Ciências Farmacêuticas 2º ano Métodos Instrumentais de Análise I
CONHECENDO A INDÚSTRIA DE ESMALTE
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Estudos de Estabilidade
Formas Farmacêuticas de liberação prolongada
Controle de Qualidade Físico-Químico de Medicamentos e Cosméticos
SEDIMENTAÇÃO Curso: ENGENHARIA CIVIL
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”
Profa. Patrícia da Fonseca Leite
Profa. Patrícia da Fonseca Leite
Cápsulas.
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação
Prof. Fernando Henrique Andrade Nogueira
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
Programa de monitoramento e qualificação de fornecedores
Formulações e Formas Farmacêuticas
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial técnico em edificações Tecnologia do Concreto e da argamassa AGREGADOS ARQ. Alessandra Arduim.
Helena Margarida Ribeiro Março Novos medicamentos Reformulação de medicamentos no mercado Maior aceitação por parte do doente.
Farmacotécnica Industrial
Testes de desintegração e de dissolução
Universidade Paulista - UNIP Sorocaba Curso : Farmácia e Bioquímica
ENSAIOS FÍSICOS DE QUALIDADE
PROCESSO DE FABRICAÇÃO 1ª ETAPA: OBTENÇÃO DO PÓ
Metalurgia do Pó Carolina Ribeiro Letícia Ribeiro Lucas Faria
Processos de Estabilização de Solos para Estradas
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
Ensaios Físicos de Qualidade
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
COMPRIMIDOS DEFINIÇÃO:
1 - Fitoterapia E métodos de extração.
Disciplina Vias de Comunicacao II
Medicamentos Genéricos
Tecnologia Farmacêutica de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos
Pós, Granulados e Comprimidos
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL E TÉCNICA
REOLOGIA O estudo reológico visa avaliar as propriedades de fluxo pois a facilidade de partículas sólidas em fluírem do alimentador para a matriz de uma.
Profa. Ms. Larissa Funabashi de Toledo Dias
Materiais de Construção Civil I Aulas - 05/11/2015
Biofarmácia Curso de Farmácia
LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE
SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO
Aula 04 – Ensaio de materiais
ESTADO DE SANTA CATARINA
SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO
CARACTERIZAÇÃO DE SÓLIDOS
Fundamentos de Farmacologia - Nutrição
Transcrição da apresentação:

Ensaios de Qualidade

Ensaios de Qualidade ou Desempenho Físico Objetivo: Avaliar se determinados atributos / características do produto estão em conformidade com especificações estabelecidas pelo fabricante ou cliente. - Estão associados a parâmetros físicos ou físico-químicos que NÃO são aplicados a análise de identidade, pureza e potência ( teor). São geralmente aplicados a produtos acabados. - Importância: Para garantir a eficácia terapêutica e prazo de validade das diversas formas farmacêuticas e cosméticas.

Ensaios de Qualidade Categorias de Ensaios de Qualidade: a) Tipo ou princípio do método: Ensaios de Qualidade Físico ou Físico-Químico b) Tipo de amostra: Ensaios de Qualidade Aplicados (medicamentos ou cosméticos) ou matérias-primas (ativos ou adjuvantes) c) Forma Farmacêutica: Ensaios de Qualidade Aplicados a formas sólidas, semisólidas ou líquidas d) Fonte: oficiais (Monografias Farmacopéicas) ou não-oficiais ( conforme interesse do fabricante) .

Formas Farmacêuticas Sólidas Ensaios de Qualidade Formas Farmacêuticas Sólidas (Comprimidos, drágeas, cápsulas, pó e granulados) Requerem ensaios oficiais e ensaios complementares na maioria dos casos. Ensaios Oficiais Resistência Física: Dureza e Friabilidade Uniformidade: Peso médio Biodisponibilidade in vitro: Tempo de desintegração e dissolução

Ensaios de Resistência Física / Mecânica (Dureza e Friabilidade) Ensaios de Qualidade Ensaios de Resistência Física / Mecânica (Dureza e Friabilidade) Visam avaliar ou estimar a estabilidade Física do medicamento Ensaios de Biodisponibilidade in vitro ( Tempo de desintegração e tempo de dissolução) São parâmetros de Biodisponibilidade para comprimidos, drágeas, cápsulas e supositórios Ensaios de Uniformidade (Peso médio) - Para assegurar aspectos posológicos

Ensaios de Qualidade Ensaios não oficiais: Ensaios de dimensão Cor Sujidades, entre outros empregados no Controle de Processo

Ensaios Físicos Aplicados a Formas Farmacêuticas Sólidas Ensaios de Qualidade Ensaios Físicos Aplicados a Formas Farmacêuticas Sólidas (Comprimidos, drágeas, cápsulas, pó e granulados) Matéria – Prima Granulometria ou Tenuidade Ângulo de repouso São parâmetros fundamentais á Produção Farmacêutica, sendo comumente realizados nas fases de desenvolvimento de produto ou controle de processo. Produto Acabado: São variados, estando relacionado coma Estabilidade , Uniformidade e Biodisponibilidade do produto

Ensaios de Qualidade Granulometria ou Tenuidade Ensaio de Qualidade de MP Fundamental a Produção Farmacêutica Tamanho, forma e uniformidade das partículas (determinam as propriedades de fluxo e, consequentemente, a eficiência de uma mistura, compactação e enchimento). Pode influir na solubilidade e tempo de dissolução Obtida por ensaios Oficiais Farmacopéicos. Método Manual : Peneiras ( Tamis) Métodos Farmacopéicos - Aparelho Granulômetro ( ordem crescente de Mesh)

Granulômetro Mesh Abertura (mm) 9 2,00 10 1,70 12 1,40 14 1,18 16 1,00   9 2,00 10 1,70 12 1,40 14 1,18 16 1,00 20 850µm Classificação •Pó grosso: Passa no tamis de malha 1,70mm, mas retem 40% na malha de 0,355mm •Pó moderadamente grosso: 355 μm, 250 μm •Pó semifino: 710 μm, 180 μm •Pó fino: passa na malha 180 μm •Pó finíssimo: 125 μm

Ensaios de Qualidade Peso Médio Ensaios Físicos aplicados a Formas Farmacêuticas Sólidas, como por exemplo comprimidos, drágeas, cápsulas. Procedimento: Deve-se pesar individualmente em balança analítica cada unidade, somar o todos os valores obtidos e dividir pelo número de unidades total. PM: ∑ P onde PM = Peso Médio ∑ P = Somatória de todas as unidades N N = Número de unidades pesadas Amostragem e Critérios de rejeição : Depende de cada forma farmacêutica. A legislação define a Farmacopéia Brasileira IV edição como Oficial.

Está associada a resistência do comprimido ao esmagamento. Ensaios de Qualidade Dureza Está associada a resistência do comprimido ao esmagamento. Estabilidade Física Parâmetro essencial em caso de comprimidos que serão submetidos que serão submetidos a processos de revestimento. Durômetro digital portátil Mínimo: 30N – mola espiral ou 45 N para tipo bomba

Ensaios de Qualidade Teste de Friabilidade Resistência do comprimido ao desgate Na prática, aplica-se a comprimidos não revestidos. É um parâmetro utilizado no Controle de Processo de núcleos intermediários de drágeas. Importante para comprimidos que serão submetidos a transporte e emblistagem. - Aparelho: Friabilômetro

Ensaios de Qualidade Tempo de desintegração Baseia na determinação de tempo em que um comprimido se desfaz em meio aquoso aquecido a 37º C, num sistema em movimento (ascendente e descendente), pretendendo produzir os mesmos efeitos sofridos pelo comprimido após ser ingerido no trajeto boca, estômago e intestino. O teste é concluído a partir da observação visual da desagregação.

Ensaios de Qualidade Tempo de desintegração Aplicação: comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos. Relaciona-se a Biodisponibilidade da Forma Farmacêutica Aparelho: Banho Termostatizado / Desintegrador de comprimidos As amostras são colocadas em cestos, os quais são submetidos a movimentos verticais em meio líquido a aprox. 37ºC por tempo especificado na monografia. Líquido: Água Meio Gástrico HCl 0,1 mol/L Meio entérico ou tampão fosfato pH = 8,0. Observar o material ao final do tempo de cada tubo. Nenhum resíduo sólido poderá ser observado.

Ensaios de Qualidade Ensaio de Dissolução - Ensaio de dissolução é uma das ferramentas mais adequadas para se verificar o desempenho de um medicamento, sob a forma sólida, no que se refere à sua liberação a partir da forma farmacêutica. É realizado em laboratório pelo controle de qualidade, no equipamento denominado de Aparelho de Dissolução. Dissolução: relacionado com a dissolução do fármaco e sua absorção pelo organismo.

Ensaios de Qualidade Ensaio de Dissolução Testes / ensaios oficiais de equivalência Aplicado para estudo de cinética de dissolução ou perfil de dissolução de formas farmacêuticas sólidas. Define também a porcentagem mínima de princípio ativo que cada produto deve apresentar dissolvido num determinado intervalo de tempo. Com base nos resultados obtidos in vitro, se estima a capacidade de um produto sólido liberar seu princípio ativo no organismo, ser absorvido e produzir o efeito terapêutico esperado.

Ensaios de Qualidade Aspectos Visuais - Ensaio de Qualidade aplicado a produtos acabados, materiais de acondicionamento / embalagem. Exemplos: Comprimidos: Uniformidade da coloração e revestimento, ( quando revestidos), presença de trincas, sujidades, legibilidade da impressão ( se impressos) Cápsulas: limpeza ( presença de manchas), deformação das cápsulas, enchimento, se a trava está de acordo.