COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Publicado sob uma Licença Creative Commons
Advertisements

Os Astros.

SISTEMA SOLAR Julia nº 15 e Fernanda Muniz nº 9
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.
Olhando fixamente para o sol... Classe de casais – IPJG Abr/12
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
astros Trabalho realizado por prof. victor alverca
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
Os astros.
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
A Lua e as Constelações Lígia Palácio.
Calendário Ocidental Por Sílvia Ribeiro Calbo.
Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone.
AS FASES LUNARES RONALDO JACINTO PENHA 1- INTRODUÇÃO. 2- DEFINIÇÃO DE FASE. 3- REPRESENTAÇÃO DAS FASES LUNARES. 4- O MECANISMO DAS FASES LUNARES.
LUA.
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Dias da Semana Quais são os dias da semana? Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Deus cria o Mundo.
Meses do ano.
Movimentos de rotação.
Geografia, 6º ano, Profº Rafael
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
A Falsa Virada de Milênio ? Por Sílvia Ribeiro Calbo.
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
Professora Fernanda Landim
Regularidades na natureza
Professora - Ana Maria 6º anos 2011
Prof. Roberto de A. Martins
Capítulo 6 Os movimentos da Terra.
O sistema solar Joana M. Gonçalo L.
Dias da Semana.
Tutoria 7ºAno Angélica Teles nº3 Carolina Rocha nº5
O Sol e a Lua.
Prof. Everton da Silva Correa
Em que dia da semana você nasceu?
Os Astros O Sistema Solar.
Ciências Físico-Químicas
O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011.
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
Terra, o nosso Planeta.
A Sucessão dos dias e das noites
A Terra: Os dias e as Noites
Realizado por Paula Carolina e Diana Marques
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
Prof. Tiago Rodrigues (Geografia)
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
A mais antiga das ciências
Marés e Variações climáticas.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
José de Arimatea Gomes da Silva Filho
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Escola: Coopen Série: 4º B Alunos: João Paulo e João Vitor
Vamos viajar pelo Espaço!!!
A Terra Forma e Movimentos.
OS RITMOS DA VIDA.
Roma Antiga.
Calendário Astronômico Agrícola
Sistema Solar 6º Ano.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
 1- ao realizar sua trajetória em torno do Sol, a Terra descreve uma órbita elíptica;
ORIGEM DO UNIVERSO Astronomia Sistema solar Rotação e translação.
Transcrição da apresentação:

COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?

O DIA O DIA NASCEU DA ALTERNÂNCIA ENTRE A LUZ DO SOL E A ESCURIDÃO DA NOITE. É O ELEMENTO MAIS ANTIGO E FUNDAMENTAL DO CALENDÁRIO.

QUER SABER DE ALGUMAS COISAS ENGRADAÇAS? VOCÊ SABIA QUE O DIA DE AMANHÃ COMEÇA QUANDO AINDA É NOITE? É ISSO MESMO, A PARTIR DO NOSSO CALENDÁRIO, DEPOIS DA MEIA NOITE COMEÇA UM NOVO DIA.

O dia solar e o dia sideral são diferentes Nós possuímos um relógio biológico interno, completamente adaptado ao ciclo diário do Sol. O dia solar e o dia sideral são diferentes 1 dia solar = 24 horas (solares) 1 dia sideral = 23 horas, 56 minutos e 4 segundos (solares) Disponível em: <http://www.das.inpe.br/ciaa/cd/HTML/dia_a_dia/1_4_1.htm>. Acesso em: 12 jun. 2013

OS MESES OS MESES SURGIRAM DA OBSERVAÇÃO DAS FASES DA LUA: LUA NOVA, LUA CRESCENTE, LUA CHEIA E LUA MINGUANTE. AO DAR UMA VOLTA AO REDOR DA TERRA, A LUA DEMORA MAIS OU MENOS UM MÊS E ASSIM COMPLETA AS 4 FASES. O CALENDÁRIO LUNAR, DE 12 MESES, SURGIU ENTRE OS ANTIGOS PASTORES, OS BABILÔNIOS, OS HEBREUS, OS GREGOS E OS ROMANOS.

QUER SABER DE UMA COISA ENGRAÇADA? NO PRIMITIVO CALENDÁRIO ROMANO, O ANO TINHA 10 MESES. OS 4 PRIMEIROS TINHAM NOMES DEDICADOS AOS DEUSES DA MITOLOGIA ROMANA E OS OUTROS TINHAM NOMES DE NÚMEROS ORDINAIS. VEJA A TABELA A SEGUIR:

31 dias, dedicado a Júpiter 4.º Junius 30 dias, dedicado a Juno 5.º 1.º Martius 31 dias, dedicado a Marte 2.º Aprilis 30 dias, dedicado a Apolo 3.º Maius (maior) 31 dias, dedicado a Júpiter 4.º Junius 30 dias, dedicado a Juno 5.º Quintilis 31 dias (n.º ordinal) 6.º Sextilis 30 dias 7.º September 8.º October 31 dias 9.º November 10.º December Disponível em: <http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm>. Acesso em: 12 jun. 2013.

QUER SABER DE OUTRA COISA ENGRAÇADA? O ANTIGO CALENDÁRIO FOI REFORMULADO E, SEGUINDO OS GREGOS, ESTABELECEU O ANO DE 12 MESES. COLOCOU EM PRIMEIRO LUGAR O MÊS DE JANUARIUS, DEDICADO A JANO. E EM ÚLTIMO LUGAR O MÊS DE FEBRUARIUS, DEDICADO A FEBRUA. VEJA COMO FICOU:

1.º Januarius 29 dias 2.º Martius 31 dias 3.º Aprilis 4.º Maius 5.º Junius 6.º Quintilis 7.º Sextilis 8.º September 9.º October 10.º November 11.º December 12.º Februarius 27 dias   TOTAL 354 dias Disponível em: <http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm>. Acesso em: 12 jun. 2013

OS ANOS OS ANTIGOS POVOS AGRICULTORES DEPENDIAM DAS ESTAÇÕES DO ANO PARA O BOM APROVEITAMENTO DAS TERRAS E DA COLHEITA. DESSA FORMA, OBSERVAM A PASSAGEM DA PRIMAVERA, DO VERÃO, DO OUTONO E DO INVERNO E ESSA REPETIÇÃO DEU ORIGEM AO ANO. O ANO É O PERÍODO NECESSÁRIO PARA A TERRA DAR UMA VOLTA AO REDOR DO SOL, O QUE DURA MAIS OU MENOS 365 DIAS E 6 HORAS. NO CALENDÁRIO, USADO NA MAIOR PARTE DO MUNDO, TEM UM ANO QUE CORRESPONDE A 365 DIAS, MAS A CADA 4 ANOS HÁ UM ANO QUE TEM 366 DIAS – O CHAMADO ANO BISSEXTO, EM QUE O MÊS DE FEVEREIRO PASSA A TER 29 DIAS. E SE VOCÊ TIVESSE NASCIDO NO DIA 29 DE FEVEREIRO, SERÁ QUE FARIA ANIVERSÁRIO APENAS DE 4 EM 4 ANOS?

OS CALENDÁRIOS VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO QUE TODOS OS CALENDÁRIOS SE BASEIAM NA OBSERVAÇÃO DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL, DO MOVIMENTO DA LUA E DA NATUREZA PARA DETERMINAR AS UNIDADES DE TEMPO: O DIA – OLHANDO O SOL O MÊS – OLHANDO A LUA O ANO – OLHANDO AS ESTAÇÕES. E ASSIM SURGIRAM VÁRIOS CALENDÁRIOS.

OLHA SÓ QUANTOS CALENDÁRIOS... CALENDÁRIO SIDERAL CALENDÁRIO LUNAR CALENDÁRIO SOLAR CALENDÁRIO LUNISOLAR OS CALENDÁRIOS RELIGIOSOS CALENDÁRIO MAIA CALENDÁRIO MUÇULMANO CALENDÁRIO REVOLUCIONÁRIO FRANCÊS

OS DIAS DA SEMANA E OS DIAS DA SEMANA? AINDA NÃO FALAMOS DELES. NO IMPÉRIO ROMANO, POPULARMENTE USAVA-SE A SEMANA DE 7 DIAS – SEPTIMANA, ISTO É, 7 MANHÃS, DE ORIGEM BABILÔNICA.

VEJA ALGUMAS CURIOSIDADES: DOMINGO: DIA DO SENHOR DEDICADO AO SOL. O ASTRO-REI ERA TUDO PARA O HOMEM PRIMITIVO. O SOL ERA UM DEUS. SEGUNDA -FEIRA: DIA DA LUA DEPOIS DO SOL E SEMPRE NO CÉU, A LUA ERA A IMPRESSÃO MAIS FORTE RECEBIDA PELO HOMEM.  TERÇA-FEIRA: DIA DE MARTE SENHOR DA GUERRA E, PORTANTO, DOS DESTINOS DAS NAÇÕES E DOS POVOS. NO CALENDÁRIO TAMBÉM TEM UM MÊS DEDICADO A ELE – MARÇO.

QUARTA -FEIRA: DIA DE MERCÚRIO ERA O DEUS DO COMÉRCIO. PROTEGIA OS COMERCIANTES, OS VIAJANTES E SEUS NEGÓCIOS. QUINTA -FEIRA: DIA DE JÚPITER HONRAVA O COMANDANTE DOS VENTOS E DAS TEMPESTADES. SEXTA-FEIRA: DIA DE VÊNUS REPRESENTAVA A FORMOSURA, A HARMONIA E O AMOR. SÁBADO: DIA DE SATURNO UM DEUS QUERIDO DOS ROMANOS ERA CELEBRADO COM GRANDES FESTEJOS. EM HEBRAICO SIGNIFICA REPOUSO – SHABBATH.

Dies Dominica (Dia do Senhor) Domenica Dimanche Domingo Latim Italiano Francês Espanhol Português Dies Dominica  (Dia do Senhor) Domenica Dimanche Domingo Lunae dies  (Dia da Lua) Lunedi Lundi Lunes Segunda-feira Martis dies  (Dia de Marte) Martedi Mardi Martes Terça-feira Mercurii dies  (Dia de Mercúrio) Mercoledi Mercredi Miércoles Quarta-feira Jovis dies  (Dia de Júpiter) Giovedi Jeudi Jueves Quinta-feira Veneris dies  (Dia de Vénus) Venerdi Vendredi Viernes Sexta-feira Saturni dies  (Dia de Saturno) Sabbato Samedi Sábado Disponível em: <http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm>. Acesso em: 12 jun. 2013.