3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro Oscar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metrologia: A conexão entre Ciência e Desenvolvimento
Advertisements

Diretoria de Metrologia Legal Diretor de Metrologia Legal
CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
O Turismo e os Direitos do Consumidor
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
O Inmetro - Apoio aos APL Competitividade e Inovação
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
INMETRO Suzana de Oliveira Barbeitas Diretoria de Metrologia Legal
Conceitos Básicos de Medição
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Talentos para Inovação
Panorama da Saúde no Brasil
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Estrutura e Modelo de Gestão
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Premissas Dados das Microrregiões.
Marcelo Castilho de Freitas
CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
Estrutura INMETRO/CORED e Relacionamento com a RBMLQ-I
” Avaliação da Conformidade e o Programa Brasil Acessível”
Formação Técnica em Administração de Empresas
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Seminário de Disseminação e Multiplicação Nova Abordagem Global para as atividades de Normalização, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e Acompanhamento.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Reunião sobre Medição de Madeira Auditório do Inmetro - Xerém 19/04/2011 Inmetro e a Diretoria de Metrologia Legal Marcelo Castilho de Freitas Chefe da.
Desafios e Benefícios de um
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
Transcrição da apresentação:

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro Oscar Acselrad Diretor de Planejamento e Articulação Institucional

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de ,3 Mi m 2

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Metrologia, uma ciência básica desde os primórdios da humanidade, apoiando a tecnologia, indústria e comércio: especificando, medindo, interpretando, avaliando.

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 A estrutura técnica: O padrão, a norma/regulamento e a calibração

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Unindo Ciência Básica, Tecnologia, Inovação e Indústria Werner Von Siemens Hermann Helmholtz CRIAÇÃO DO PTB (1887) METROLOGIA

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conmetro, colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). SINMETRO O Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é um sistema brasileiro, constituído por entidades públicas e privadas, que exercem atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação da conformidade. CONMETRO O Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é um colegiado interministerial que exerce a função de órgão normativo do Sinmetro e que tem o Inmetro como sua secretaria executiva. A Estrutura Brasileira

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Autarquia Federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Foco desenvolvimento nacional e proteção ao cidadão, saúde e meio ambiente, com excelência em C&T Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia MISSÃO: Prover confiança á sociedade brasileira nas medições e nos produtos por meio da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 O INMETRO Autarquia do Governo Federal vinculada ao MDIC; Foco no desenvolvimento nacional e na proteção ao cidadão, saúde e meio ambiente; excelência C&T Áreas de atuação Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Qualidade e Avaliação da Conformidade Acreditação de Organismos e Laboratórios Articulação Internacional (Ponto Focal de TBT) Difusão de conhecimento, tecnologia e inovação Modernização da gestão no setor público

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Campus de Laboratórios em Xerém - RJ Mechanical and Materials Acustics and Vibration Electricity Operational Center Chemistry Optics Thermal

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Acting Doctors

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Estrutura nos 26 Estados; 23 Órgãos públicos Estaduais; 1 Órgão público Municipal; 2 Superintendências – Inmetro; servidores; 79 sedes regionais; 29 postos (verificação veículos tanque); 55 laboratórios pré-medidos; veículos, 65 caminhões (balanças de grande porte); 54 tele centros. 10 postos de verificação de cronotacógrafos RBMLQ-I : Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Representação Internacional CASCO Reconhecimento Internacional

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Acordos de Cooperação Técnica do Inmetro

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Mapa Geral de atividades do Inmetro 4 - Apoio à eficiência Sistêmica do Estado Brasileiro 1 - Promoção da justa concorrência e proteção ao cidadão 3 - Apoio à Inovação Tecnológica na Empresa 2 - Infra-estrutura básica para a Qualidade e Compet- Metrologia e AC Metrologia Legal- verificação de instrumentos de medição e exame de produtos pré-medidos, fiscalização da qualidade de produtos regulamentados, programas de certificação compulsória, Metrologia- padrões de medição, Acreditação de Laboratórios e Organismos de Certificação, sistemas de Avaliação da Conformidade/Certificação,- Tecnologia Industrial Básica Desenvolvimento de tecnologia, transferência de conhecimento, projetos de P&D, Laboratórios Associados para apoio à inovação na Empresa,... Ações voltadas para o apoio a programas de educação, relações internacionais, infraestrutura, apoio a órgãos de Governo, peritagem, etc. Conhecimento Profundo Excelência em Gestão/ Execução- 4E, Estratégia Colaboração, Articulação, Networking Comprometimento Entusiasmo, Espírito de dever Iniciativa O QUE FAZEMOS COMO FAZEMOS

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Inmetro Uma parceria estratégica para apoiar a inovação Criado em 1973 para apoiar a empresa brasileira, para aumentar sua produtividade e a qualidade dos bens e serviços. O que oferecemos: - Liderança científica e tecnológica em metrologia e em áreas afins; - Forte interação com academia, governo e o setor industrial.

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Uma breve visão do contexto brasileiro de C&T

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Ciência e Tecnologia no Brasil – Indicadores Source: MCTI Source: Scopus MSc and PhD Degrees awarded per year MSc in PhD in 2012 A taxa de crescimento da produção científica brasileira excedeu a média internacional ao longo da última década. Em 2012, o Brasil se encontrava em 13° lugar (2.45% da produção mundial). Durante a última década, a grande expansão do ensino superior dobrou o número de títulos de mestrado e doutorado outorgados no Brasil.

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Entretanto, a capacidade de inovação brasileira ainda caminha a passos curtos Source: WIPO and Scopus 7 a maior economia do mundo, porém na 30 a posição no ranking de exportação de manufaturados. 64° colocado no ranking mundial de inovação X 13° colocado no ranking mundial de produção científica.

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 COMO SUPERAR ESSES DESAFIOS? Desafios 64° colocado em inovação a despeito do 13° lugar em produção científica; 30° em exportação de manufaturados embora seja a 7ª maior economia do mundo; 1.2% do PIB investido em C&T x 2,4% nos países da OCDE; Dependência crescente em exportações de commodities: aprofundamento do déficit da balança comercial em setores de alta e média tecnologia da indústria. Ainda há um ecossistema que precisa ser melhorado; O Brasil precisa melhorar a cooperação entre laboratórios de pesquisa e empresas brasileiras; A promoção da inovação é uma luta contínua contra os comportamentos conservadores.

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Contribuição do Inmetro à Inovação Geração de conhecimento, básico e aplicado, por meio de pesquisa científica e tecnológica de alto nível. Interlocução Forte interação com a comunidade empresarial e com a comunidade científica e tecnológica- capacidade articuladora Programas de difusão de conhecimento Infraestrutura metrológica e de avaliação da conformidade, com alto nível de C&T Programas de assistência técnica, parcerias e projetos conjuntos com empresas

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Inmetro no centro da Hélice Tripla

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 "Brasília, 02/09/2014 – Os ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia assinaram, nesta terça-feira (2), Memorando de Entendimento Técnico sobre Cooperação no Campo da Aeronáutica Militar. As áreas de cooperação previstas no Memorando contemplam: acesso e utilização de campos e instalações de ensaio; suporte no grupo de usuários da família de aeronaves Gripen; capacitação, treinamento e especialização de pilotos e técnicos; assistência às certificações e à garantia de qualidade." Notícia recente no sitio do Ministério da Defesa

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Centro de Tecnologia Automotiva  Escola Avançada de Tecnologia Automotiva  Laboratório de Eficiência Energética de Motores e Emissões  Segurança Passiva – Crash Tests  Laboratórios para apoio ao desenvolvimento de peças

3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 OBRIGADO