Figura 2: Avaliação da atividade antinociceptiva do EBHA de Rumex crispus nos modelos da placa quente (A) e do ácido acético (B) em camundongos Figura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

Prof. Valdir Cechinel Filho
“A beleza do Trabalho” de Sônia Fernandes
“ETNOVETERINÁRIA NA COMUNIDADE DO BAIRRO CERÂMICA EM SÃO CAETANO DO SUL/SP: USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE ANIMAIS” Aluna: Melissa Menezes.
Estudos retrospectivos de zoonoses no Estado do Paraná e municípios da Região Metropolitana de Curitiba Nathalia Terra Ferreira e Souza Iniciação Científica.
AVALIAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE DIFERENTES FORMULAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS REGISTRADAS COMO MEDICAMENTOS GENÉRICOS E.
Efeito da miricitrina na hiperlocomoção induzida por metilfenidato
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
AULA 6: Citações e Referências
Direcção de Medicamentos e Produtos de Saúde Departamento de Medicamentos de Uso Humano Ana Margarida Oliveira Resumo das Características do Medicamento.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
Efeitos ambientais sobre o crescimento pré e pós-desmama
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Padronização de extrato de Wilbrandia
MJ Sheffield, DK Lambert, E Henry and RD Christensen
do óleo de Copaíba. Medicina
*Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais (GRUPNAT) - UNISUL.
Ruth Meri Lucinda-Silva
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LARVICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL OBTIDO DAS FOLHAS SECAS DE Croton sp. (EUPHORBIACEAE) SOBRE Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE) Rômulo.
Título do Trabalho: TESTE DE ADUBAÇÃO PARA PLANTAS COM ATIVIDADE MEDICINAL (PUIC, PIBIC, PUIP, Art ), Agronomia: Produção Vegetal Jasper José Zanco.
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA E CONFIABILIDADE
BECHTOLD, Tiago Michels*; MÜLLER, Simony Davet**
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES CENTRAIS DO EXTRATO BRUTO HIDROALCOÓLICO DE Elephantopus aff. scaber EM RATOS WISTAR Fabricio Urnau 1 ; Karina Valerim Teixeira.
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Programa PIBIC-UNISUL
Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Teste de sombreamento na produção de Melissa
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
. Influencia de diferentes concentrações de açúcar (sacarose) na micropropagação de manjericão (Ocimum basilicum L.) (Art. 170 pesquisa) Ciências Agrárias.
Apoio Financeiro: Unisul Introdução O etanol é um dos principais solventes utilizados para obtenção de extratos vegetais, o elevado teor deste em uma formulação.
1 estruturas matemáticas da física UNIVERSIDADE DA MADEIRA Prof. Pedro Augusto RELATÓRIO Instruções gerais.
Desempenho do sujeito com epilepsia em uma perspectiva biopsicossocial: Perspectivas relacionadas fatores de funcionalidade e incapacidade e fatores contextuais.
EFEITO DO VENENO BOTRÓPICO NO DESENVOLVIMENTO DE IMATUROS DE Chrysomya albiceps (WIEDEMANN, 1819) (DIPTERA, CALLIPHORIDAE) MATERIAL E MÉTODOS O experimento.
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE MULLACA (Physalis angulata) - (Art 170) - Produção Vegetal. Autores:¹Halan Alves.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Teste de sombreamento na produção de Melissa (Melissa officinallis). BENEDET, B.M.¹ ; PLÁ, G. P.² 1 Acadêmica do curso de Agronomia da Unisul e bolsista.
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
Título do trabalho Autores: Matias, José Ferreira; Silva, Marília Oliveira; Brito, Gabriel Duarte * Professor UFRN – Departamento de Recursos Naturais,
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
SAÚDE E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ: ESPECIALISTAS, ATUAÇÃO TERAPÊUTICA E CONTEXTO ÉTNICO CULTURAL Autores: Jairla Moita Pedroza;
TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO NA FORMA DE PÔSTER Fulano de Tal 1, Beltrano da Silva 2, Nome do professor-orientador 3* 1 Bolsista PIBIC/CNPq 2 Bolsista.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Avaliação da Qualidade de amostras de Guaco (Mikania glomerata) obtidas do comércio de Tubarão – SC, Ciências da Saúde, Farmácia. TEZZA, Denise Ferraz*;
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Avaliação do efeito antinociceptivo da fração diclorometano de Elephantopus aff. scaber em camundongos. (PUIC Individual), Ciências da Saúde. Anajara Tatiana.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Avaliação das transformações paleoambientais e culturais a partir de estudos antracológicos em sítios arqueológicos do litoral e encosta. Ciências Agrárias.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
Introdução O principal mosquito transmissor do vírus da dengue no Brasil é o Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), e a dificuldade de um controle específico.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Avaliação da atividade larvicida de soluções contendo óleo de Copaifera sp e uma fração rica em terpenóides de Melia azedarach. Farmácia. Ana Cláudia de.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Figura 2: Avaliação da atividade antinociceptiva do EBHA de Rumex crispus nos modelos da placa quente (A) e do ácido acético (B) em camundongos Figura 3: Avaliação da influência da Rumex crispus e da Casearia sylvestris sobre o efeito antinociceptivo de fármacos opióides (A) e antiinflamatórios não-esteroidais (B). Conclusões Nossos resultados demonstraram falta de atividade antinociceptiva e antiinflamatória para a planta R. crispus nos modelos avaliados nestes trabalho. Estes resultados não se coadunam aos demonstrados por outros autores, que registraram que plantas do gênero Rumex apresentaram atividade antiinflamatória em outra espécie animal (Süleyman et al., 1999), bem como foram capazes de inibira síntese de prostaglandina E, um mediador inflamatório envolvido na percepção dolorosa (Getie et al., 2003). Estudos que avaliem suas propriedades antiinflamatórias em outros modelos além do aqui testado seriam importantes, já que a planta é empregada em muitos locais para o tratamento de problemas relacionados a pele e feridas com secreção (Viegi et al., 2003), entre outros. Além disso, cabe ainda lembrar que o uso popular de uma planta com finalidades medicinais envolve além do aspecto farmacológico, outros aspectos importantes que envolvem, por exemplo, questões de ordem cultural ou antropológica. Novos estudos podem ser conduzidos utilizando outros modelos animais para avaliar a influência das plantas sobre outros fármacos comercialmente empregados, reforçando a linha de pesquisa de sinergismo entre os componentes fitoquímicos e demais sustâncias presentes em medicamentos. DE MATTOS, Eduardo Santos; FREDERICO, Marisa Jádna Silva; COLLE, Tiago D.; DE PIERI, Denise Vitorazzi; PETERS, Rodrigo Rebelo; PIOVRZAN, Anna Paula. Evaluation of antinociceptive activity of Casearia sylvestris and possible mechanism of action. Journal of Ethnopharmacology, v. 112, n. 1, p. 1–6, may SÜLEYMAN, H.; DEMIREZER, L.; KURUÜZÜM, A.; BANOGLU, Z.N.; GÖÇER, F.; ÖZBAKIR, G.; et al. Antiinflammatory effect of the aqueous extract from Rumex patientia L. roots. Journal of Ethnopharmacology, v. 65, n. 2, p. 141–148, may GETIE, M.; GEBRE-MARIAMA, T.; RIETZ, R.; HÖHNE, C.; HUSCHKA, C.; SCHMIDTKE, M. et al. Evaluation of the anti-microbial and anti-inflammatory activities of the medicinal plants Dodonaea viscosa, Rumex nervosus and Rumex abyssinicus. Fitoterapia, v. 74, n. 1-2, p. 139–143, feb VIEGI, Lucia; PIERONI, Andrea; GUARRERA, Paolo Maria; VANGELISTI, Roberta. A review of plants used in folk veterinary medicine in Italy as basis for a databank. Journal of Ethnopharmacology, v. 89, n. 2-3, p. 221–244, dec AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DA PLANTAS MEDICINAIS EM POTENCIALIZAR O EFEITO ANTINOCICEPTIVO DE FÁRMACOS ANALGÉSICOS COMERCIAIS. (PIBIC-CNPq). Joana Sachetti Freitas (1) ; Anajara Tatiana Fortes (2) ; Dra. Anna Paula Piovezan (3) (1) Acadêmica do Curso de Medicina da UNISUL, Bolsista do Programa PIBIC; (2) Colaboradora, (3) Orientadora, Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais (GRUPNAT), Mestrado em Ciências da Saúde, Campus Tubarão. Introdução Anteriormente demonstramos efeito antinociceptivo (analgésico) da Casearia sylvestris em diferentes modelos animais de dor aguda ou crônica (de Mattos, 2007). Outras plantas também são empregadas pela população para desordens dolorosas, mas suas propriedades biológicas não foram amplamente avaliadas, por exemplo as espécies Elephantopus scaber e Rumex crispus, ambas conhecidas popularmente pelo nome de “língua-de-vaca”. Este fato remete a um problema quanto ao uso de plantas, que é da utilização de diferentes espécies que não possuem correspondência quanto às propriedades biológicas, pelo fato de possuirem o mesmo nome popular. A substituição de espécies vegetais ativas por outras farmacologicamente inertes ou com atividades tóxicas podem ocasionar agravos à condição de saúde dos indivíduos. Objetivos Assim, considerando o problema de falsa identificação botânica e da escassez de informações na literatura sobre as propriedades analgésicas da R. Crispus embora esta seja utilizada popularmente para condições relacionadas à dor, este estudo pretendeu investigar a atividade antinociceptiva (analgésica) desta planta em modelos farmacológicos, além de investigar a capacidade das duas plantas, C. sylvestris e R. crispus em influenciar o efeito antinociceptivo de fármacos analgésicos comerciais. Metodologia Utilizou-se camundongos (ca. 30 g), mantidos sob condições estáveis (luz e temperatura). CEP-UNISUL ( IV). O extrato bruto hidroalcoólico (EBHA) das plantas foi obtido conjuntamente com bolsistas do PMUC-FAPESC. Avaliou-se os animais (n=6-12) nos testes da formalina, ácido acético e hot plate, conforme descrito anteriormente (de Mattos et al., 2007). Para avaliação da atividade antinociceptiva da R. Crispus diferentes grupos foram tratados (v.o., 1h antes) com EBHA da planta (1 a 100 mg kg-1), previamente à observação dos mesmos nestes testes. Para avaliação da influência da C. Sylvestis e da R.crispus sobre o efeito antinociceptivo de fármacos opióides ou antiinflamatórios não-esteroidais, os animais (n= 6-12) receberam tratamento (oral): G1, G2 e G3= veículo (Tween 80 a 2%), G4= EBHA de R. crispus (10 mg kg-1), G5= EBHA de C. Sylvestris (100 mg kg-1), 45 min após receberam (s.c.): G1, G4 e G5 veículo, G2= morfina (5 mg kg-1) ou G3= morfina (0,5 mg kg-1) e após 15 min foram observados na placa quente. G6 e G7 receberam EBHA destas (mesmas doses), 45 min depois receberam morfina (0,5 mg kg-1, s.c.), e 15 min após observados na placa quente. Adotou-se procedimento semelhante para avaliar a influência das plantas sobre o efeito do piroxicam no modelo do ácido acético. AB A B Referências Fomento: PIBIC-CNPq, FAPESC–Jovem Pesquisador Resultados Figura 1: Avaliação da atividade antinociceptiva e antiinflamatória do EBHA de Rumex crispus no modelo da formalina em camundongos