Assunção de Nossa Senhora No final de sua vida, no que a tradição chama de “dormição” de Nossa Senhora, contemplamos o dogma que é celebrado neste final.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

10: O Credo Apostólico e a salvação
A Alegria do Evangelho.
Hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, queremos lembrar a Sua Assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, Maria é esta que está junto do Filho,
Fr. Pedro Paulo dos Reis Mendes, scj
Novena da Imaculada Conceição
A morte, um mistério.
A IMACULADA CONCEIÇAÕ Não consiste o privilégio da Imaculada Conceição somente na ausência do pecado original, porém, mais ainda, na plenitude de graça.
Salve, Maria Mãe de Deus.
Mãe Amável.
Virgem Maria.
Tríduo em louvor á São João Batista
Mãe do Salvador.
Mas quem estranhará que seja tão grande o poder do Coração de Maria sobre o Coração de Seu Divino Filho? Quem ignora os laços naturais e sobrenaturais.
Rainha do mundo e da paz Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
A Celebração da Ascensão do Senhor.
A característica da espiritualidade de Maria
Maria a Bem-Aventurada
Maria – A Serva do Senhor
Nossa Senhora na Ressurreição
Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Maria Mulher Eucarística
Maria - Um modelo de fé.
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA, Aprofundando os textos bíblicos:
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA RESSURREIÇÃO I
Maria de Pentecostes.
Maria Mãe da Eucaristia
Imaculado Coração de Maria
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Minha alma proclama a grandeza do Senhor! 17 de agosto de 2014.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza.
Maria da Assunção.
Imaculada Conceição de Maria
Mês de Outubro Durante este Mês de Outubro apresentamos partes da Carta Encíclica do Papa João Paulo II “REDEMPTORIS MATER” para fazermos as nossas oportunas.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua Conceição, foi preservada do pecado original, por privilégio.
Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples.
Maria e a ressurreição de Cristo
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Maria Adoradora do Verbo
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Rainha dos Anjos.
Maria, Mãe de Deus.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
Assunção de Maria.
Maria, a Mãe da Evangelização
Rainha dos Mártires.
Ave Maria Cheia De Graça “Cheia de graça" és tu, Maria, repleta do amor divino desde o primeiro momento da tua existência, providencialmente predestinada.
a sua prima Santa Isabel
Festa da Sagrada Família de Nazaré
REDEmPTORIS MATER.
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Tem a Liturgia de hoje um tom solene e jubiloso pela primeira entrada de Cristo no Templo e também um tom sacrifical porque vem para ser oferecido.
Imaculado Coração de Maria
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
Uma criança muito amada deseja a presença de sua mãe e a mãe, por sua vez, aspira a viver junto ao filho. Seria justo, pois, que vós subísseis para.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, quando se meditava no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue.
Virgem Maria no projeto de Salvação
Apresentação de Jesus no Templo
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Assunção de Nossa Senhora

No final de sua vida, no que a tradição chama de “dormição” de Nossa Senhora, contemplamos o dogma que é celebrado neste final de semana: a Assunção de Maria. Ela foi levada ao céu após a sua peregrinação terrestre, onde levou a vida acolhendo a vontade do Pai, dizendo “sim” a Deus, mas também entre cuidados, angústias e sofrimentos.

Por isso, segundo a profecia do santo velho Simeão, uma espada de dor lhe traspassou o coração, junto da cruz do seu divino Filho e nosso Redentor. Com a Assunção, se crê que o seu sagrado corpo não sofreu a corrupção do sepulcro, nem foi reduzido à cinzas aquele tabernáculo do Verbo Divino.

Pelo contrário, os fiéis iluminados pela graça e abrasados de amor para com aquela que é Mãe de Deus e nossa Mãe dulcíssima, compreenderam, cada vez com maior clareza, a maravilhosa harmonia existente entre os privilégios concedidos por Deus àquela que o mesmo Deus quis associar ao nosso Redentor. Esses privilégios elevaram-na a uma altura tão grande que não foi atingida por nenhum ser criado, excetuada somente a natureza humana de Cristo.

São João Damasceno, que entre todos se distingue como pregoeiro dessa grande tradição – que por motivações pastorais no Brasil é transferida para o primeiro domingo após o dia 15 de agosto –, ao comparar a assunção gloriosa da Mãe de Deus com as suas outras prerrogativas e privilégios, exclama com veemente eloquência: "Convinha que aquela que no parto manteve ilibada virgindade, conservasse o corpo incorrupto mesmo depois da morte.

Convinha que aquela que trouxe no seio o Criador encarnado, habitasse entre os divinos tabernáculos. Convinha que morasse no tálamo celestial aquela que o Eterno Pai desposara. Convinha que aquela que viu o seu Filho na cruz, com o coração traspassado por uma espada de dor, de que tinha sido imune no parto, contemplasse assentada à direita do Pai. Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas as criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus".

O Catecismo da Igreja Católica explica que "a Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho, e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos" (966).A Assunção de Maria ocorre imediatamente depois de terminar a sua vida mortal e não pode ser situada no fim dos tempos, como sucederá com todos os homens, mas tem de considerar-se como um evento que já ocorreu.

Ensina que a Virgem, ao terminar a sua vida nesse mundo, foi elevada ao céu em corpo e alma, com todas as qualidades e dons próprios da alma dos bem-aventurados, e com todas as qualidades e dotes próprios dos corpos gloriosos. Trata-se, pois, da glorificação de Maria, na sua alma e no seu corpo, quer a incorruptibilidade e a imortalidade lhe tenham sido concedidas sem morte prévia, quer depois da morte, mediante a ressurreição.

O dogma da Assunção nos dá uma certeza: Maria Santíssima já alcançou a realização final. Tornou-se, assim, um sinal para a Igreja que, olhando para ela, crê com renovada convicção nos cumprimentos das promessas de Deus. Também nós somos chamados a estar, um dia, com a Santíssima Trindade. Olhando para o que Deus já realizou em Maria, os cristãos animam-se a lutar contra o pecado e a construir um mundo justo e solidário para participar, um dia, do Reino definitivo.

Uma mulher já participa da glória que está reservada à humanidade. Nasce, para nós, um desafio: lutar em favor das mulheres que, humilhadas, não têm podido deixar transparecer sua grande vocação. Em Maria, a dignidade da mulher é reconhecida pelo Criador. Quanto nosso mundo precisa caminhar e progredir para chegar a esse mesmo reconhecimento! A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora demonstra a delicadeza de Deus em preservar a Virgem Santíssima da corrupção do pecado original – seu corpo é elevado ao céu!

Daí vem a dignidade do corpo humano, da vida humana. É para o cristão também um olhar para o seu destino final. Neste tempo de tantas mudanças é importante que nos elevemos com Maria. Infelizmente, uma lei aprovada procurando coibir com toda a justiça a violência contra a mulher trouxe consigo outra grande violência: contra a vida.

Nesse sentido, ao olhar para a Assunção de Maria nós pedimos a Deus que nos faça testemunhas do Ressuscitado em meio a tantos e complexos problemas que aparecem a cada momento. Urge nunca perder de vista a direção e fazer de tudo para que hoje, escutando a voz do Senhor, caminhemos procurando fazer Sua vontade.

Texto - Dom Cardeal Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) Música – Ave Maria Arcadelt– Imagens – Google – Formatação – Altair Castro 15/08/2014