NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos de Amostragem.
Advertisements

Ex: cor, classe social, estado civil
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Métodos Quantitativos
Estatística & Geologia
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
MACS Análise, representação e redução de dados..
Estatística Marco Antônio.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
Probabilidade e estatística-Mat013
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Métodos Quantitativos II
Estatística Descritiva
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Aula02 Variáveis População e amostra Prof. Diovani Milhorim
Conceitos de Estatística Prof(a): André Aparecido da Silva
Estatística Introdução.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Prof.° Helenton Carlos da Silva
Matemática Financeira
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Estatística Descritiva
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Esquematicamente, temos:
Série Geográfica (espaço).
Estatística Descritiva
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Noções de Estatística - I
III - Amostragem Prof. Herondino.
Estatística Descritiva
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
ESTASTÍSTICA APLICADA
EXCEL Aula 5. Noções de variáveis Variável Quantitativa: é aquela de natureza numérica, ou seja, apresenta como possíveis realizações (valores) números.
Estatística.
Estatística Básica usando o
Estatística Básica usando o
Matemática Financeira
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTATÍSTICA.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Distribuição. de freqüência
Profª Juliana Schivani MÉTODO ESTATÍSTIC O.
Módulo 1 Estatística Básica.
Distribuição de freqüências
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Transcrição da apresentação:

NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA

Tipos de Estatísticas Estatística descritiva É a parte mais conhecida. Quem vê o noticiário, na televisão ou nos jornais, sabe o quão freqüente é o uso de médias, índices e gráficos nas notícias. Estatística inferencial (ou indutiva) A tomada de decisões sobre a população, com base em estudos feitos sobre os dados da amostra, constitui o problema central da inferência estatística.

Termos de uma pesquisa estatística População e amostra Um total de elementos descreve o universo estatístico, como nem sempre é possível consultar a todos, recorremos, então, ao que se chama de amostra, ou seja, um grupo de elementos que consultados, permitem que se chegue a um resultado mais próximo da realidade. A amostra pode ser um indivíduo ou um objeto.

Tipos de amostras Amostragem casual ou aleatória simples: É o processo mais elementar e freqüentemente utilizado. É equivalente a um sorteio lotérico. Amostragem proporcional estratificada: Quando a população se divide em estratos (subpopulações) Amostragem sistemática: Quando os elementos da população já se acham ordenados, não há necessidade de construir o sistema de referência. São exemplos os prontuários médicos de um hospital, os prédios de uma rua, etc. Amostragem por conglomerados (ou agrupamentos): Algumas populações não permitem ou tornam extremamente difícil que se identifiquem seus elementos. Agrupamentos típicos são quarteirões, famílias, organizações, agências, edifícios, etc.

Amostragem acidental: Trata-se de uma amostra formada por aqueles elementos que vão aparecendo, que são possíveis de se obter até completar o número de elementos da amostra. Geralmente utilizada em pesquisas de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos. Amostragem intencional: De acordo com determinado critério, é escolhido intencionalmente um grupo de elementos que irá compor a amostra. O investigador se dirige intencionalmente a grupos de elementos dos quais deseja saber a opinião. Amostragem por quotas: Um dos métodos de amostragem mais comumente usado em levantamentos de mercado e em prévias eleitorais.

Variável

Variável qualitativa nominal são valores que estão relacionados a uma qualidade ou atributo dos elementos pesquisados sem uma ordem nos seus valores. Ex: cor de cabelo ou esporte favorito Variável qualitativa ordinal são valores que estão relacionados a uma qualidade ou atributo dos elementos pesquisados com uma ordem nos seus valores Ex: grau de instrução: fundamental, médio, superior, etc. Variável quantitativa discreta são valores que estão relacionados a números, se tratando de contagem (números inteiros) Ex: Número de irmãos: 0, 1, 2, etc. Variável quantitativa contínua são valores que estão relacionados a números, se tratando de medidas (números reais) Ex: Altura:1,55 m, 1,80 m, etc.

Rol e Amplitude Rol: É o arranjo dos dados Brutos em ordem crescente ou decrescentes. Amplitude total: É a diferença o maior e o menor dos valores observados.

FREQÜÊNCIA ABSOLUTA(FA) E FREQÜÊNCIA RELATIVA (FR) O número de vezes que um valor de uma variável é citado representa a freqüência absoluta daquele valor. A freqüência relativa é a que registra a freqüência absoluta em relação ao total de citações.

Ex: Suponha que entre um grupo de turistas, participantes de uma excursão, tenha sido feita uma pesquisa sobre a nacionalidade de cada um e que o resultado dela tenha sido o seguinte:   Pedro: brasileiro; Ana: brasileira; Ramón: espanhol; Laura: espanhola; Cláudia: brasileira; Sergio: brasileiro; Raul: argentino; Nélson: brasileiro; Sílvia: brasileira; Pablo: espanhol. Nesse exemplo, a variável é a “nacionalidade”, os valores são: “brasileira, espanhola e argentina”.

Freqüência Absoluta (FA) Freqüência Relativa (FR) Nacionalidade Freqüência Absoluta (FA) Freqüência Relativa (FR) Brasileira 6 ou 0,6 ou 60% Espanhola 3 ou 0,3 ou 30% Argentina 1 ou 0,1 ou 10% Total 10 ou 1 ou 100%

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Gráficos de segmentos Os gráficos de segmentos são utilizados principalmente para mostrar a evolução das freqüências dos valores de uma variável durante certo período. A tabela abaixo mostra a venda de livros em uma livraria no segundo semestre de determinado ano.

Com base na tabela temos o gráfico de segmentos

Gráficos de barras Com base no “desempenho em Química” demonstrando pelos alunos de uma classe, um professor elaborou a seguinte tabela:

Com os dados da tabela é possível construir o gráfico de barras

Gráficos de setores (ou gráfico “pizza”) Em um shopping há três salas de cinema, e o número de espectadores em cada uma delas num determinado dia da semana foi de 300 na sala A, 200 na B e 500 na C. Observe a tabela de freqüências e depois em gráficos de setores:

Em cada gráfico de setores o círculo todo indica o total (1000 espectadores ou 100%) e cada setor indica a ocupação de uma sala. Na construção do gráfico de setores, determina-se o ângulo correspondente a cada setor por regra de três. Veja como exemplo o da sala A

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Média aritmética (MA)

Média Ponderada

Moda (Mo)

Mediana (Me)

MEDIDAS DE DISPERSÃO

Observe a seguinte situação: Uma pessoa é encarregada de organizar atividades de lazer para um grupo de 6 pessoas e recebe a informação de que a média de idade do grupo é 20 anos. Nesse caso, apenas a informação da média não é suficiente para planejar as atividades, pois podemos ter grupos com média de idade de 20 anos e características totalmente diferentes. Observemos alguns grupos possíveis: