FÍSICA AULÃO REVISIONAL ENEM 2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar”
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Alterações Climáticas Um problema de todos
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
METABOLISMO ENERGÉTICO
Professor: José Queiroz
Professora: Helena Felgueiras
01) Considere as seguintes transformações que ocorrem em uma vela
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
Sistemas Terrestres.
FONTES DE ENERGIA.
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
TEMPO E CLIMA.
O que você deve saber sobre
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
TEMPO E CLIMA.
Energias renováveis.
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
03. Energia, Transferência de energia e análise geral da energia
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
Análise termodinâmica da Combustão
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
FQU 01 Existem fenômenos naturalmente considerados como expontâneos gás expande naturalmente até ocupar todo o volume Corpo aquecido tende a resfriar até.
TMA 01 As Relações de Maxwell Matemática: Se e somente se,
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Prof. Carlos Eduardo AULA 02
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
Transferência de Energia - exercícios
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR
QUESTÕES ENEM REGRA DE TRÊS
Energias renováveis e não-renováveis
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
Prof. Vasco Vasconcelos
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
Professora: Ana Paula Diniz
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
Professores: Betinha / Marcos
Prof. Jefferson O Clima.
Problemas Ambientais.
TRABALHO E CALOR.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Queima de Combustíveis fósseis
FATORES CLIMÁTICOS.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
1. Nas usinas nucleares a energia liberada no processo de fissão nuclear é utilizada para ferver a água e produzir vapor. O vapor sob alta pressão incide.
Água – fundamental para vida.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Jean Galdino.
Matéria e energia Ciências – 5º ano.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

FÍSICA AULÃO REVISIONAL ENEM 2007

HABILIDADES EXIGIDAS PELO ENEM Em um gráfico cartesiano de variável sócioeconômica ou técnico-científica em função do tempo: * Identificar o valor da variável em dado instante ou em que instante a variável assume determinado valor; * Identificar trechos em que o valor é crescente, decrescente ou constante; * Analisar qualitativamente, em cada trecho, a taxa de variação. Identificar a representação de informações gráficas de diferentes maneiras. Reconhecer a conservação de energia em processos de transformação próprios da utilização ou da produção de recursos energéticos de uso social, como hidroeletricidade ou derivados do petróleo.

Identificar e dimensionar processos mecânicos, elétricos e térmicos presentes na operação de instalações (residenciais ou sociais), em equipamentos (como veículos e outras máquinas) e em configurações naturais (como fenômenos atmosféricos:  analisar perturbações ambientais decorrentes;  analisar as implicações sociais e econômicas dos processos; Demonstrar compreensão do significado e da importância da água e do seu ciclo para a determinação do clima e para a preservação da vida, sabendo quantificar variações de temperatura ou mudanças de fase em circunstâncias específicas.

01 – Analise o esquema sobre o volume da água no Globo que está representado adiante:   VOLUME TOTAL DE ÁGUA NO PLANETA TERRA: 97,2%  Oceanos 2,8%  Água de saturação – 0,62% Calotas polares e glaciais – 2,15% Água doce dos lagos + cursos fluviais + Atmosfera + Água de infiltração+ lagos salgados e mares inferiores-0,03%   Com base na análise dos dados e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta;  

a)     A quantidade de água contida na atmosfera, apesar de ser muito reduzida em relação ao volume total existente na Terra, é responsável por toda água doce nela disponível. b)     As diversas sociedades vêm enfrentando eficazmente a situação descrita no texto, através de alternativas de baixo custo, para suprimento da sua necessidade de água, como, por exemplo: as usinas de dessalinização. c)      O volume total de água doce estocado no Globo é de aproximadamente 0,7%. d)     Os maiores reservatórios de água doce localizam-se nas montanhas e latitudes polares do Globo. e)     O maior problema não é a quantidade relativamente pequena de água a que temos acesso, mas, sim, sua ausência de deslocamento pelos diferentes reservatórios.

02 – Nos pulmões o ar atinge a temperatura do corpo 02 – Nos pulmões o ar atinge a temperatura do corpo. O ar exalado tem temperatura inferior à do corpo, já que é resfriado nas paredes do nariz. Foram feitas medidas em Carriça de cactus, um pequeno pássaro do deserto. Para temperatura ambiente Ta de 12 ºC a 30ºC obteve-se o gráfico desenhado abaixo, onde Te representa a temperatura do ar exalado em Celsius. Te   31,2     17,7     12 30 Ta  

Se a temperatura ambiente sofre uma variação de 18ºC, então a variação de temperatura, em ºC, do ar exalado é igual a:   a)     10 b)     11,5 c)      12 d)     12,5 e)     13,5

03 – Energia: O que temos agora 03 – Energia: O que temos agora? Petróleo, gás natural e carvão são as principais fontes de energia do mundo atual. Se considerarmos nosso planeta um organismo dotado de uma entrada (produção) e de uma saída (consumo) de energia, o balanço será preocupante, já que essas fontes energéticas não são renováveis e o aumento das atividades industriais, a crescente produção de veículos e as eventuais alterações da qualidade de vida, são fatores importantes para o crescimento do consumo de energia. Energia: e o futuro? Mesmo admitindo que, aparentemente, não tenhamos de nos preocupar a curto prazo com as reservas mundiais de combustíveis não renováveis, os especialistas já estão preocupados em pesquisar fontes alternativas:

A energia solar: A luz solar incide sobre um refletor que concentra energia em um fluxo de óleo. Quando aquecido o óleo é utilizado para ferver a água e o vapor ativa um gerador de eletricidade. A energia de biomassa: É a massa da matéria orgânica que pode se tornar um combustível pela digestão anaeróbica produzindo o biogás, ou pela queima direta, que pode trazer um inconveniente: formação de fuligem, monóxido de carbono e dióxido de carbono. A energia de queima do gás hidrogênio: Combustível que tem como produto de queima o vapor d’água.

Comparando as diferentes fontes de energia envolvidas no texto, marque a opção que indica a obtenção de energia que não envolve transformações químicas. a)     Energia de biomassa. b)     Energia solar c)      Energia de hidrogênio. d)     Energia de petróleo. e)     Energia de carvão.  

04 – A pressão, em especial a atmosférica, exerce uma importância fundamental sobre o nosso corpo. Nosso organismo está adaptado a suportar a pressão média de uma atmosfera (1atm), que equivale a uma coluna de água de 10,3 m. A cabine dos aviões comerciais, que podem atingir altitudes de até 12.000 m, tem seu ambiente interno pressurizado, para imitar as condições às quais nosso corpo se adaptou em terra firme; e como os mergulhadores que trabalham a grandes profundidades do oceano, chegando a até 500 m, utilizam armaduras especiais articuladas que mantém a pressão no seu interior idêntica à atmosférica, além de passar por um período lento de despressurização na subida.  

Tais procedimentos são adotados porque, em condições normais, a pressão: a)     diminui com a altitude e a profundidade. b)     Diminui com a altitude e aumenta com a profundidade. c)      Aumenta com a altitude e diminui com a profundidade. d)     Aumenta com a altitude e a profundidade. e)     Não varia com a altitude ou a profundidade.

p = d . g. h (pressão hidrostática) p = F / A (pressão atmosférica)

05 – Em uma caminhada, um jovem consome 1 litro de O2 por minuto, quantidade exigida por reações que fornecem a seu organismo 20 KJ/min ( ou 5 calorias dietéticas/min). Em dado momento, o jovem passa a correr, voltando depois a caminhar. O gráfico representa seu consumo de oxigênio em função do tempo.   Consumo de 02 (l/min)   2   1     2 3 12 13 14 t (min) Por ter corrido, o jovem utilizou uma quantidade de energia a mais do que se tivesse apenas caminhado durante todo o tempo, aproximadamente de: a) 10 KJ b) 21 KJ c) 200 KJ d) 420 KJ e) 480 KJ  

06 – (Enem - 2005)Um menino dispara uma flecha através de um arco para atingir uma maçã sobre a cabeça de outro garoto. Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A transformação, nesse caso, é de energia a)     potencial elástica em energia gravitacional. b)     Gravitacional em energia potencial. c)      Potencial elástica em energia cinética. d)     Cinética em energia potencial elástica. e)     Gravitacional em energia cinética.

Epe = K. x² (Energia Potencial Elástica) 2 Ec = m Epe = K.x² (Energia Potencial Elástica) 2 Ec = m . V² (Energia Cinética) 2 Ep = m . g. h ( Energia Pot. Gravitacional)

07 – (Enem – 2005) Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo. Pense na situação em que apenas os aparelhos que constam da tabela abaixo fossem utilizados diariamente da mesma forma.    Tabela: A tabela fornece a potência e o tempo efetivo de uso diário de cada aparelho.    

Aparelho Potência (KW) Tempo de uso diário (h) Ar condicionado 1,5 8   Chuveiro elétrico 3,3 1/3 Freezer 0,2 10   Geladeira 0,35 10   Lâmpadas 0,10 6  

Supondo que o mês tenha 30 dias e que o custo de 1 KWh é de R$ 0,40, o consumo de energia elétrica mensal dessa casa, é de aproximadamente: a) R$ 135,00 b) R$ 165,00 c) R$ 190,00 d) R$ 210,00 e) R$ 230,00