O estuo do universo Jornada nas estrelas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGRADECIMENTO.
Advertisements

Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
FÍSICA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2010
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
AS ESTRELAS OS PLANETAS
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Constituição da Avaliação
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Deus cria o Mundo.
Água Presente Divino.
As pegadas do Leão.
ESTRELAS E ASTROS Trabalho realizado pela Laura Santos e Sandrina Rodrigues.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
As estrelas e os planetas
Regularidades na natureza
Galáxias Quase tudo que vemos no céu, quando o observamos, estrelas. Existem também planetas, mas basicamente estrelas é o que vemos o céu. Galáxia então.
Para Voar Além Wagner Borges.
A TERRA NO UNIVERSO.
SEM ALARDE....
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Algumas Constelações Peixes.
ENERGIA.
1.1. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico.
Um dia me perguntaram se eu acreditava em Deus...
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
NAS ASAS DA CANÇÃO WAGNER BORGES.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
Sorria Comunidade das Nações.
Sistema Solar.
Bruno da Silva Leonardo Romano Matheus Tahara
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
Mas creia, é real. O que você verá agora Poderá parecer ficção...
UNIVERSO, SISTEMA SOLAR, TERRA
Escola: Coopen Série: 4º B Alunos: João Paulo e João Vitor
VT 1 A CRIAÇÃO.
DESCOBRINDO O CÉU.
OS RITMOS DA VIDA.
O Centenário da Teoria da Relatividade de Einstein
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
Em 1854, "O Grande Chefe Branco" em Washington fez uma oferta por uma grande área de território indígena e prometeu uma "reserva" para os índios. A resposta.
OPOSIÇÃO A DEUS Exôdo 7:20-22.
Pesquisa de Ciências 5D noturno. A atmosfera é a massa gasosa que envolve os corpos celestes, essas massas gasosas se mantém ao redor do corpo celeste.
Esta pequena apresentação pretende dar-te a conhecer alguns aspectos de uma das mais antigas ciências e despertar o teu interesse para a possibilidade.
Capítulo3 Pág. 28 á 37 O UNIVERSO  Prof.º Fylipe Alves.
Sustentabilidade na Terra
O SONHO DE CLARA Clicar.
A Força da Gravidade.
A Terra pede Socorro.
ASTRONOMIA.
Grandezas e Medidas Breve histórico sobre a construção do conhecimento sobre grandezas e medidas.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
Quando o sol aquece de manhã
AOS PÉS DO AMOR MAIS LINDO DE TODOS
Representação do espaço geográfico
ALELUIA AUTOMÁTICO COM SOM.
2 Uma fábrica legal A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico.
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Que sentiram os nossos antepassados quando observavam o Céu? Fascínio, medo, curiosidade... ? Como é que a humanidade imaginava como era o universo? …..
O Universo é um conjunto de tudo quanto existe. Fazendo uma contagem decrescente do Universo para a Terra temos : Super enxames, enxames de galáxias,
Jornada nas estrelas.
Transcrição da apresentação:

O estuo do universo Jornada nas estrelas

Um pouco e historia O homem sempre teve curiosidade em olha pro céu saber o que se “passa” por la. Os estudiosos da antiguidade observavam o céu e tiravam informações preciosas para sua sobrevivência como: prever períodos chuva, das cheias dos rios, datas de plantio e colheita, medida de tempo e estações, além de servir como mapa noturno durante as viagens marítimas ou terrestres. Isso apenas percebendo a relação entre o movimento das estrelas e os fenômenos que ocorriam na Terra.

Visões do universo As estrelas surgem no horizonte cerca de quatro minutos mais cedo. Deste será preciso um ano para que a estrela pareça no mesmo lugar. Com este e outros movimentos os corpos celestes, cada povo, em seu tempo, enxergou o universo de uma diferente da nossa. Provavelmente você já olhou pra céu em uma noite estrelada, e teve a sua própria ideia a respeito de tudo aquilo. Por mais estranha que tenha parecido, a sua ideia não foi tão esquisita assim.

Povos antigos Para compararmos, a nossas ideias quando criança, vejamos algumas visões de universo. Os egípcios pensavam que o universo era uma grande sala, onde o chão era representado pela terra e pela água, o teto era nosso céu e as estrelas eram lanternas que se acendiam a noite. Os indianos pensavam que a Terra era uma grande tigela, virada para baixo, sustentada por vários elefantes, apoiados numa gigantesca tartaruga e esta numa cobra. Loucura ne....

Nossa visão Graças às viagens através do espaço, e utilizando estações espaciais, satélites, sondas, lunetas, telescópios, máquinas fotográficas, filmadoras, computadores, etc., hoje sabemos um pouco mais sobre a grandeza do universo. Contudo, há muito mais para ser explorado. Estamos apenas começando.

Matéria e energia Tudo que existe no nosso universo é composto por duas coisas básicas: matéria e energia. Asteroides, cometas, estrelas, plantas são exemplos de matéria. Lembre-se matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Esses corpos, por sua vez, emitem energia, que é a capacidade que os corpos possuem de realizar alguma “tarefa”, por exemplo ondas no mar.

Movimento das marés m

A energia A energia que vem do corpos no Universo se propaga em forma de ondas eletromagnéticas. Como aqueles que esquentam os alimentos em nossos aparelhos de micro-ondas, ou ainda do sinal que recebemos em nosso celular. Algumas dessas ondas, que também são chamada de radiações, são visíveis aos nossos olhos como é o caso da luz solar. Outras são invisíveis, como os raios X, os ultravioletas e os infravermelhos. Desta maneira os corpos celestes são a interação da matéria com a energia. O Sol, por exemplo, nos fornece quase todo a energia que utilizamos.