11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Redes Windows.
™.
Encontro Computação em Nuvem
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Sistemas Distribuídos
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Grid Anywhere Um Middleware Extensível para Grades Computacionais
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Professor Victor Sotero
GERENCIAMENTO DE REDES
Sistemas Operacionais de Rede
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
CLOUD COMPUTING IDEIA-Inst. Desenv. Educ. “Inovando o Aprendizado”
CALL REC PLUS- Sistema de Gravação Telefônica
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
Fernando Seabra Chirigati
Computação em Nuvem.
Cloud Computing.
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Professora Vanessa Fonseca
Remodelando a solução mais eficaz
Mandic Partner Program
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Arquitetura Cliente /Servidor
Virtualização.
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
Comunicação e Colaboração
(Aula complemento) – Parte 1
Sistemas Distribuídos
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
Private Cloud na Prática VIR302
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
O primeiro passo para a nuvem
Cloud Computing Cátia Ledesma Diogo Gomes
Processos.
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Sistemas Distribuídos
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Cloud Computing Willamys Araújo.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
Managed Cloud Services
Introdução aos Sistemas Operacionais
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Cloud computing e o novo modelo de software
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.
Introdução ao Gerenciamento de Redes de Computadores Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Capítulo 01 Gerenciamento de Redes.
Segurança Lógica e Física de Redes Gestão da Segurança da Informação Criptografia Proteção de Perímetro Anderson Aparecido Alves da Silva – Aula 12_2 1.
Angelo Gonçalves da Luz Sérgio Luis Rodrigues.  Cloud Computing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia.
Transcrição da apresentação:

11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ? A Computação em Nuvem, do inglês Cloud Computing, é a definição para um modelo de computação baseado em uma rede massiva de servidores interconectados que se comunicam com clientes/estações. Diferente dos modelos atuais ( servidores dedicados e hospedagem compartilhada comum), a “nuvem” é composta por uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, permitindo total Elasticidade em todos os seus recursos fornecidos.

13/01/10 CLOUD COMPUTING ESTRUTURA DE UMA NUVEM As camadas (serviços) que constituem uma nuvem são: APLICAÇÃO : Hospeda aplicativos que se enquadram no modelo SaaS (Software as a Service), beneficiando os consumidores ,liberando-os da instalação e manutenção do software, e podem ser usados através de modelos de licenciamento que dão suporte a conceitos de pagamento por uso. PLATAFORMA : Esta é a camada em que vemos a infraestrutura da aplicação emergir como um conjunto de serviços. Isto inclui, entre outros, middleware como serviço, mensagem como serviço, integração como serviço, informações como serviço, conectividade como serviço, e assim por diante. Tal camada permite aos consumidores ter certeza de que seus aplicativos são equipados para atender às necessidades dos usuários fornecendo infraestrutura com base na demanda. INFRAESTRUTURA : Conjunto de ativos físicos tais como servidores, dispositivos de rede, e discos de armazenamento oferecidos como serviços provisionados aos consumidores. Os serviços aqui dão suporte à infraestrutura de aplicação.

13/01/10 CLOUD COMPUTING MODELO DA ESTRUTURA EXEMPLOS Storage as a Service (SAAS) Platform as a Service (PAAS) Infrastructure as a Service ( IAAS)

13/01/10 CLOUD COMPUTING VANTAGENS ELASTICIDADE: Recursos sob demanda, ou seja, você consegue aumentar ou diminuir a capacidade de processamento, espaço, memória ou banda de acordo com sua necessidade. AGILIDADE: Simplicidade para configurar, dimensionar e redimensionar seu servidor sem prejudicar suas aplicações. AUTONOMIA: Gerencie seus recursos através do Painel de Controle, com processos automáticos e sem complicação. EXCLUSIVIDADE: Todos os recursos de hardware são alocados com exclusividade, mais performance para sua aplicação. SEGURANÇA: Menor risco de falhas, devido à arquitetura em nuvem, facilitando a manutenção de Hardware/software, além da infraestrutura com sistemas de monitoramento 24 horas por dia com segurança Física e Lógica. CUSTO OTIMIZADO: A arquitetura em nuvem permite otimização de custos já que o cliente consegue alocar recursos de acordo com sua necessidade.

ocioso em uso ocioso em uso em uso em uso 13/01/10 CLOUD COMPUTING DIFERENCIAIS – SERVER COMUM x CLOUD COMPUTING SERVIDOR COMUM SERV 02 Situação do servidor do cliente em 80% do tempo Pico de demanda em 20% do tempo ocioso em uso DEMANDA DEMANDA ocioso em uso em uso em uso DEMANDA SERV 01 SERV 01 SERV 01

13/01/10 CLOUD COMPUTING DIFERENCIAIS – SERVER COMUM x CLOUD COMPUTING Elasticidade 0% de espaço ocioso 100% de aproveitamento CLOUD COMPUTING O Cloud Computing com sua estrutura elástica, possibilita expandir seus recursos de maneira fácil, rápida e funcional. Sua flexibilidade também elimina espaços ociosos, reduzindo custos e agregando vantagens. Ex: Caso o cliente deseje aumentar sua estrutura, poderá realizar tal mecanismo com a maior facilidade apenas solicitando em seu painel, desta forma, elimina o processo de instalação de novas máquinas e também otimiza os custos e potencial da aplicação. Tudo é realizado com o acesso a nuvem, que possui toda a infraestrutura necessária para agilizar o procedimento, economizando tempo e dinheiro. (visualizar figura ao lado) CLOUD CLIENTE