Histórias em quadrinhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Advertisements

Como fazer uma história em quadrinhos
Redação Empresarial Características positivas do texto clareza
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
PROF. RÓGI.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Composição e Projeto Gráfico
O diálogo em textos narrativos
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Rubrica para a Nota de Classe 2
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Origem e desenvolvimento da crônica
Vamos estudar banda desenhada!
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
Professsora: Aíla Rodrigues
Cap.6. Intencionalidade discursiva
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Rodas de leitura, conversando sobre livros
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
Tangram.
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Narração: personagem/ espaço/ enredo
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Subentendido.
Dicas para Apresentações
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Histórias em Quadrinhos
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Pensamento, Linguagem e Escrita
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
PROJETO LER É SABER: O HUMOR NOS GÊNEROS DO FASCÍCULO II
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
Estratégias de leitura
Métodos e técnicas para leitura
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
OFICINA IMPRESS AIDA ROSA DIEGUEZ SABIO – - CRTE – CORNÉLIO PROCÓPIO
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Animações quadro a quadro
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
PROVA BRASIL 2015.
TEATRO.
Vou ajudar você a criar seu primeiro jogo!
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
02 de janeiro de 2015 O que é felicidade? “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Recursos para histórias em quadrinhos e ilustrações de textos
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Transcrição da apresentação:

Histórias em quadrinhos Profa. Marilene Garcia Curso de Publicidade e Propaganda – Unicentro Belas Artes – São Paulo

História em Quadrinhos Histórias montadas com balões que representam as falas dos personagens; Antigamente estes balões recebiam o nome de FILATÉRIOS.

FILATÉRIOS Foram muito usados pelos primeiros cristãos e judeus. Pode até haver um eco simbólico entre a "faixa comprida com textos" e o moderno balão. Durante a Idade Média, os filatérios entraram nas artes plásticas na forma de faixas com mensagens ou orações escritas nas pinturas sacras.

Os balões expressam a comunicação dos personagens fala pensamento          cochicho ou do murmúrio grito ou do susto surpresa

Valores implícitos Muitos autores destacam que nessas histórias há a presença de valores implícitos que vão muito além do valor de entretenimento. Diversas publicações que se tornaram clássicas no universo acadêmico expressam esse significado: “Para ler o Pato Donald” de Dorfman e Matellard ,”Super-homem e seus amigos do peito” de Dorfman e Manuel Jofre, “Apocalípticos e Integrados” de Umberto Eco, são exemplos de textos que vieram enriquecer o debate e ajudaram a despertar o interesse para análises mais atenta deste tipo de material.

Roteiro – História em Quadrinhos Profa. Marilene Garcia

Inicialmente deve-se ter em mente é que tipo de personagem você deseja criar para figurar sua HQ.

O enredo de sua história O enredo da sua história deve combinar com o personagem criado. Se seu personagem for divertido, a HQ deve ter humor. Se for um personagem sério, a HQ deve ser dramática.

A estrutura básica para o roteiro de uma HQ possui seis etapas: 1) Apresentar os personagens; 2) Apresentar o ambiente (cenário); 3) Desenvolver a relação entre os personagens e o ambiente/tempo; 4) Apresentar um problema; 5) Evoluir no problema até chegar ao ponto alto da história; 6) Conduzir até a solução do problema e ao encerramento da história.

As personagens São os mais importantes da HQ, portanto, você deve desenvolvê-las bem. Seja na aparência, no comportamento, na relação com seu íntimo ou seu desafio. A personagem deve ter carisma suficiente para salvar uma história, se essa não for boa.

O ambiente O ambiente pode enriquecer muito a história, tanto pelos detalhes ou pela falta deles. o cenário pode ser apenas uma sala sem móveis, reforçando o drama do personagem e as referências locais da história. O ambiente está diretamente relacionado com a evolução do tempo da HQ.

Enredo Seja criativo na escolha do seu problema (enredo); Esse problema pode aparecer de forma explícita ou implícita;

Estrutura Lembre-se de que sua história deve ter começo, meio e fim, e deve fazer sentido para quem a lê e os desenhos devem ser condizentes com o enredo que você criar! A história é compacta, deve passar a informação de forma clara e provocar interesse no leitor. Não comporta muitos personagens e muitos sub-conflitos. Foco em um conflito-núcleo.