Tratados da União Europeia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
Países Europeus e as suas Capitais
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Alargamento Vs Aprofundamento
UNIÃO EUROPÉIA.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
CE_16_União_Europeia DISCIPLINA: Comércio Exterior
Integração Européia Prof. Rafael Ávila [2005]
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
A Construção Europeia Após a Segunda Grande Guerra Mundial
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
UNIÃO EUROPEIA.
Maio de 2011.
Prof. Jeferson C. de Souza
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Escola Secundária Gabriel Pereira Construção Europeia: da C.E.E. à UE Marisa Pardal.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
O Direito Comunitário.
Trabalho elaborado por Alexandra
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
A cidadania europeia.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
A formação da União Europeia
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Blocos econômicos Prof. Cisso.
1.1 A Europa no pós-Guerra - Máquina produtiva completamente destruída
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
União Européia.
União Européia.
Natureza jurídica da UE
Histórico da União Européia
Percurso 11 Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo.
Desafios da União Europeia na Atualidade
A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.
Como funciona a União Europeia
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
Politica Monetária Comum Direito Comunitário Docente: Dra. Paula Almeida.
Componentes: Leonardo, Letícia e Rosângela.   1.1 PANORAMA HISTÓRICO.  A Europa teve que passar por uma segunda catástrofe, a Segunda Guerra Mundial.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
1 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO MESTRADO EM ECONOMIA INTERNACIONAL E ESTUDOS EUROPEUS ANO LECTIVO 2012/2013 –
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

Tratados da União Europeia

1950: Tratado de Paris institui a CECA – Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Objetivos Introduzir a livre circulação do carvão e do aço; Assegurar o livre acesso às fontes de produção; Assegurar a vigilância do mercado, o respeito pelas regras de concorrência e a transparência dos preços através de uma Alta Autoridade. Países fundadores: França Itália Alemanha Ocidental Bélgica Países Baixos Luxemburgo

1957: Tratado de Roma institui a CEE – Comunidade Económica Europeia. Objetivos: Integração global das economias dos países membros. Supressão das barreiras alfandegárias; Livre circulação de mercadorias, capitais e trabalhadores (mercado comum).

Europa dos 6 Europa dos 9 Europa dos 10 Europa dos 12 Europa dos 15 Europa dos 25 Europa dos 27

1957: Tratado de Roma institui a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM). Objetivos: Alcançar a independência energética através da energia nuclear. Controlar e fomentar o estabelecimento e o crescimento de indústrias nucleares no espaço da união europeia. Impedir o desvio dos materiais nucleares para fins militares.

1967: Tratado de Bruxelas – Tratado de Fusão Simplificação do funcionamento das instituições europeias. Criação de uma Comissão única e de um Conselho único para as três Comunidades Europeias (CEE, Euratom, CECA).

1986: Ato Único (Luxemburgo). Objetivos: Relançar a integração europeia e concluir a realização do mercado interno; Alterar as regras de funcionamento das instituições europeias; Adoção de políticas comunitárias comuns. Reforçar a coesão económica e social e redução das desigualdades das regiões da comunidade através dos fundos estruturais. Intensificar a cooperação no campo da ciência, tecnologia e ambiente. Implementar o sistema monetário europeu.

1992: Tratado de Maastricht ou da União Europeia. Fundação da união política; reforço da democracia e do estado de direito; respeito pelos Direitos Humanos. Alargamento da noção de cidadania europeia. Criação da União Económica e Monetária (moeda única = euro). Instituição de novas políticas comunitárias (educação, cultura, cooperação para o desenvolvimento e coesão). Alargamento das competências do Parlamento Europeu (procedimento de co-decisão).

1999: Tratado de Amesterdão. Pilar central comunitário: mercado único, união económica e monetária, reforma da PAC, fundos estruturais e fundo de coesão; ampliação da noção de cidadania europeia. Dois pilares intergovernamentais: Política Externa e Segurança Comum (PESC); Cooperação em matéria de justiça e assuntos internos.

2001: Tratado de Nice. Essencialmente consagrado aos problemas institucionais ligados ao alargamento: composição da Comissão, ponderação dos votos no Conselho alargamento dos casos de votação por maioria qualificada Simplifica e facilita o recurso ao procedimento de cooperação reforçada e torna mais eficaz o sistema jurisdicional.

2007: Tratado de Lisboa. Nova repartição das competências entre a UE e os Estados-Membros. Alteração do modo de funcionamento das instituições europeias e do processo de decisão.