DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
APRESENTAÇÃO apresentação.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
PROJETO INTEGRAR PROJETO INTEGRAR.
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Política Nacional de Empreendedorismo:
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
REDESIM.
Compras Governamentais
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Ênfase na Experiência do MEI
PLENÁRIA FINAL.
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
AÇÕES EM ANDAMENTO – CGSIM
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Disseminação de Políticas Estruturantes de Desenvolvimento   Desenvolvimento Municipal Sustentável e Fomento aos Pequenos Negócios PROSPERAR.
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
EXPRESSO EMPREENDEDOR
GRANDES COMPRADORES E PEQUENOS FORNECEDORES: COMPRAS GOVERNAMENTAIS
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Os Novos Marcos Regulatórios
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Micro e Pequenas Empresas
Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas Propostas do Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília – Agosto de 2010.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
CARIACICA Espírito Santo Brasil
LA SEMANA DE LA PYME CHILENA
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
1 Uma lei em favor do Brasil Uma lei em favor do Brasil Desenvolvimento Econômico: o que fazer para alavancar o seu município.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
A política de compras públicas no Brasil e as micro e pequenas empresas Renato Garcia Poli/USP VIII Conferencia Anual sobre Compras.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL 1

OBJETIVO DO PROGRAMA Potencializar a IMPLEMENTAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI GERAL nos municípios visando a melhoria do ambiente para os pequenos negócios e contribuindo para a geração de emprego e renda.

O PROGRAMA PROPORCIONA Fortalecimento das micro e pequenas empresas; Estímulo ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda; Estímulo à formalização de empresas; Contribuição para a melhoria e o aumento dos serviços públicos para micro e pequenas empresas; Aumento da arrecadação municipal, sem aumento da carga tributária; Formação de parcerias com setores públicos e privados que permitam complementar e potencializar os recursos e esforços envolvidos; Visibilidade das práticas municipais de apoio as micro e pequenas empresas; Melhoria e aumento dos serviços públicos para micro e pequenas empresas; Implantação de um Sistema de Gestão – SIGEOR Parceiros.

Lei Geral da MPE

Objetivos da Lei Geral Para as MPEs Tornar as MPEs competitivas na formalidade e em sua relação com as grandes empresas e perante a economia informal, por meio de: Desburocratização; Desoneração; Estímulos. Para a Sociedade Gerar empregos e renda, de forma descentralizada, por meio da criação de oportunidades e pelo estimulo ao empreendedorismo. A formalidade tem que ser percebida como um bom negócio! Elaborar uma Politica Nacional de Estímulos 5

SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO - SALA DO EMPREENDEDOR E REDESIM

SALA DO EMPREENDEDOR - OBJETIVO Oportunizar um espaço único e centralizador de atendimento aos empreendedores do município, agilizando processos.

SALA DO EMPREENDEDOR - PRINCÍPIOS

Desburocratização no registro, alteração e baixa de empresas REDESIM no Paraná Desburocratização no registro, alteração e baixa de empresas

REDESIM - CONCEITO Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, foi criada pela Lei nº 11.598/07, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Desburocratizar os processos para aumentar a competitividade da economia do Estado

REDESIM - funcionamento A REDESIM funcionará por meio de um portal, integrando ações e informações de órgãos municipais, estaduais e federais, entre eles, a Vigilância Sanitária, Receita Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros e o Instituto Ambiental do Paraná, tornando mais rápido o processo de emissão de alvará.

ACESSO A MERCADOS

PROGRAMA COMPRA PARANÁ - OBJETIVO Fomentar e ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas e governamentais, através dos processos licitatórios, buscando potencializar a conquista de mercado das micro e pequenas empresas, inclusive no âmbito governamental.

COMPRAS GOVERNAMENTAIS A capacidade de compra do poder público ultrapassa a 400 bilhões de Reais Deste universo menos de 20% é adquirido pelas micro e pequenas empresas Nos países desenvolvidos este percentual chega a 37%.

COMPRAS GOVERNAMENTAIS – benefícios para MPE Compras até R$ 80 mil Sub- contratação Empate 5% e 10% Cotas de 25% em compras de bens divisiveis Regularidade Fiscal após a licitação

DESENVOLVIMENTO LOCAL - REGIONAL CENTRO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA: 18 municípios SALAS DO EMPREENDEDOR: 11 em funcionamento e 4 em processo de abertura REDESIM: 4 municípios (Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba e Guarapuava) PROGRAMA DE COMPRAS: 5 municípios (Ponta Grossa, Irati, Castro, Telêmaco Borba e Guarapuava)

PARA ISSO... É PRECISO PENSARMOS NO CONTEXTO EM QUE NOSSOS EMPREENDEDORES ATUAM (EM NOSSO TERRITÓRIO) E MELHORAR AS ESTRATÉGIAS E AÇÕES MAS COMO?

LINHA ESTRATÉGICA DE AMBIENTES DE NEGÓCIOS MERCADO INSTITUCIONAL PROPOSTA DE VALOR SEBRAE 2022 LINHA ESTRATÉGICA DE AMBIENTES DE NEGÓCIOS (Articular, mobilizar e influenciar os diversos agentes com Propostas de Estratégias e Ações capazes de gerar transformação no ambiente de negócios do Paraná para padrões de referência internacional) SERVIÇOS FINANCEIROS POLÍTICAS PÚBLICAS INOVAÇÃO E TECNOLOGIA MERCADO INSTITUCIONAL Orientação Acesso a Crédito Seminário de Crédito Parcerias com bancos LEI GERAL Programa Cidade Empreendedora Sala do Empreendedor REDESIM Rede de AD´s Apoio a incubadoras Fundos de inovação Eventos de Inovação (SNCT) Estudo de Competitividade Pesquisa Compras Governamentais Capacitação Rodada de Oportunidades Escritório de Compras

O DESAFIO É TORNAR O PARANÁ O MELHOR LOCAL PARA FAZER NEGÓCIO NO BRASIL. POR QUE NÃO UM DOS MELHORES DO MUNDO?!

MUITO OBRIGADA! SANDRA NOCE PORTO CONSULTORA SEBRAE/PR