Programação Juçara Maembipe – Ilhabela 9h00 às 9h30 – Apresentação do diagnóstico em Ilhabela e na Ilha dos Búzios, por Marcus Schmidt - Tope (AEN) e Renan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Propostas para São Luiz do Paraitinga
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
O nosso projeto para uma vida sustentável
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE QUARTA FASE DIAGNÓSTICO SÓCIO ECONÔMICO ECOLÓGICO ESCALA 1: PRIMEIRA FASE MEIO SÓCIO ECONÔMICO.
II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-Pescador
10º Congresso Florestal Estadual
2009.
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Outubro-2006.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
LIMITAÇÕES À ATIVIDADE URBANÍSTICA MUNICIPAL
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Desenvolvimento Urbano, Plano Diretor e a Lei da Mata Atlântica
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
CARTA AOS CANDIDATOS Desenvolvimento para sempre Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014 Carta aos candidatos à Presidência da República, aos governos.
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
PARQUE ESTADUAL DE ILHABELA Fundação Florestal / SMA
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Zoneamento Marinho Litoral Norte
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
SEMINÁRIO AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONJUNTA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA e RELATÓRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE - RIMA Caraguatatuba - SP 11 de dezembro.
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Meio Ambiente e Sustentabilidade Marcelo José de Lima Dutra Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Gestão de território e Meio ambiente.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de Abril de 2012 “Roteiro Gastronômico”
Conservação e Preservação
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Unidades de Conservação de Santa Catarina
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Transcrição da apresentação:

Programação Juçara Maembipe – Ilhabela 9h00 às 9h30 – Apresentação do diagnóstico em Ilhabela e na Ilha dos Búzios, por Marcus Schmidt - Tope (AEN) e Renan Cardoso (PEIb). 9h30 às 10h00 Apresentação dos “Aspectos legais do Manejo de Juçara no Ordenamento Territorial de Ilhabela”, por Joana Fava (Gestora do PEIb); Alain Briatte Mantchev (Arquiteto e Urbanista - AEN)

Projeto Juçara - Ubatuba 10h15 às 11h15 – Apresentação do projeto "Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambuci" - Relato da Experiência do Programa Juçara - Conservação Ambiental com Protagonismo Social, por Cristiana Reis (eng. Florestal - IPEMA). Convidados: Renato Lorza (FF/SMA), Danilo Santos da Silva (Gestor PESM / Núcleo Picinguaba).

Experiências de São Sebastião 11h30 às 12h00 – Apresentação “Etno- desenvolvimento em Sistemas Agroflorestais”, por Maurício Rúbio eng. Agrônomo da CATI/São Sebastião Plano Municipal de Mata Atlântica - PMMA 12h15 às 13h15 – Plano Municipal de Mata Atlântica de Ilhabela – PMMA. Mariana Gianiaki e Sandra Steinmetz (Ambiental Consulting / SOS Mata Atlântica).

Debate e Encaminhamentos finais Temas para a discussão: Regulamentação e a legislação para o manejo da juçara nas áreas do interior e entorno das UCs; Relações com Plano de Manejo e comunidades tradicionais; Relação com Plano Diretor e GERCO; Avaliação de um esboço para política municipal e a criação de um arranjo técnico executivo.

Apresentação Joana Fava (Gestora do PEIb)

Lei Municipal 421/2006 Plano de desenvolvimento socioambiental. Conservação ambiental, reaproximando os moradores ao Parque Estadual de Ilhabela – PEIb. Projetos de restauração ambiental e apoio às comunidades tradicionais.

Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela (não publicado). Projetos para subsidiar o Programa de Interação Socioambiental:  estudo da viabilidade de implantação de projetos de reintrodução e manejo do palmito juçara pelas comunidades tradicionais.

30 % dos recursos do FNDE para compra de produtos da agricultura familiar Lei Federal nº /2009

Potencial paisagístico da juçara

EXISTEM POPULAÇÕES DE JUÇARA EM ILHABELA ?

Mapeamento com apoio das comunidades caiçaras

Populações em produção

Existe juçara em Ilhabela !

LOCALJUÇARA EM PRODUÇÃO Ilha dos Búzios411 ind. - (822 kg de sementes) Tesouro da Colina10 ind. – (20 kg de semente) Serra Fria BaepiNão levantado Fazenda CocaiaNão levantado CastelhanosNão levantado

Potencial Hoje Coleta de sementes. Incentivo como alimento para as comunidades. Enriquecimento de novas áreas.

Coleta e plantio nas comunidades tradicionais caiçaras da Ilha dos Búzios

Atividades de Pesca e Turismo não ocorrem na mesma época de frutificação da juçara (abril a setembro).

Política Municipal de Juçara

Instrumentos legais de uso e ocupação do solo Estadual: – Zoneamento Ecológico Econômico (GERCO) – Plano de Manejo do Parque Estadual deIlhabela Municipal: – Plano Diretor da Estância Balneária de Ilhabela – Plano Municipal da Mata Atlântica

O Plano de Manejo do PEIb Considera o uso sustentável dos recursos naturais pelas Comunidades Tradicionais.

Comunidades do Interior do PEIb Zona Histórico-Cultural (ZHC) Visa garantir o modo de vida, as fontes de subsistência e os locais de moradia das populações tradicionais (art. 42 SNUC).

A coleta de frutos e/ou sementes para a restauração do PEIb, será permitida segundo a Resolução SMA nº 68/2008. (Regras para coleta em UC´s)

Próximos passos: Em relação as comunidades tradicionais - PM-PEIb

Elaborar Planos de Uso Tradicional com o envolvimento comunitário em projetos de: Manejo florestal, coleta de sementes, produção de mudas, Plantio e Manejo de Palmito Juçara.

j Comunidades do Entorno do PEIb Na revisão do PM PEIb será necessário considerar as áreas de Uso Tradicional.

Elaboração do Plano de Manejo da Juçara para Ilhabela Estratégia de multiplicação; Organização e formação de coletores; Reconhecimento Profissional; Acompanhamento Técnico.

Apresentação ALAIN Briate Mantchev - AEN

ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO Nas leis do Zoneamento Estadual (GERCO) e Municipal (Plano Diretor) estão previstas a proteção das florestas.

Parque Estadual de Ilhabela Analise Gerenciamento Costeiro Z4 OD 60% de cobertura vegetal Z4 40% de cobertura vegetal Z1 90% de cobertura vegetal Z2 80% de cobertura vegetal Analise Gerenciamento Costeiro Usos Permitidos na Z1 Terrestre “ Artigo 7º - Na Z1T são permitidos os seguintes usos e atividades, desde que não se alterem as características sócio- ambientais da zona: I - pesquisa científica relacionada à preservação, conservação e recuperação ambiental e ao manejo auto-sustentado das espécies da fauna e flora regional; II - educação ambiental; III - manejo auto-sustentado, condicionado à existência de Plano de Manejo; IV - empreendimentos de ecoturismo com finalidade e padrões que não alterem as características ambientais da zona;”

Área Potencial 405,34 he 39% da área de estudo Área potencial para plantio de Juçara

Dados para plantio individuos / he - 2 cachos / individuo / ano - 2 litros de suco / individuo / ano - R$ 10 / litro - 2 kg de semente / individuo / ano - R$ 20 / Kg palmeiras de juçara ,78 litros de suco / ano ,78 kg de semente / ano - R$ ,76 receita de polpa de juçara - R$ ,52 receita de sementes de juçara -Total de R$ ,28

Temas para discussão da Política Municipal de Juçara

Revisão do Plano Diretor Incentivo para Áreas de Produção de recursos florestais agroextrativista (juçara, cambuci); Desenvolvimento do conceito de Paisagem Produtiva;

Marco Regulatório Municipal

Incentivos fiscais no IPTU Exemplo: Lei Municipal nº 931/2000 desconto de 50% no IPTU para áreas acima de m² sem edificação.

Proposta de criação de leis de incentivo fiscal nas áreas de manejo de juçara Desconto de 50 % ou mais na redução do IPTU para áreas destinadas ao manejo da Juçara.

Obrigado! Contatos: Facebook.com/jucarailhabela Associação Elementos da Natureza Parque Estadual de Ilhabela (12)